O Cinquentenário de Brasília

abril 21, 2010



O logotipo comemorativo foi criado pelo arquiteto Danilo Barbosa, ele se inspirou nas curvas presentes nos traços de Oscar Niemeyer e nos azulejos de Athos Bulcão. Quem quiser utilizar o logo em seus projetos pode acessar o manual de utilização do logotipo basta clicar aqui.


PONTOS TURÍSTICOS DE BRASÍLIA

Eixo Monumental - É o coração de Brasília, quando foi projetada teve se ideia de se fazer a praça da cidade na extremidade e não no centro como é em outras cidades, então a Praça dos Três Poderes fica na cabeceira do Eixo. Brasília possui o formato de um avião, por isso é chamado de Plano Piloto a parte central da cidade como no caso do Eixo. Nos fins de semana, o "Eixão" como é conhecido pelos brasilienses vira algo semelhante à praia do cariocas, pois é fechado para o trânsito de carros, então as pessoas saem para fazer caminhadas, andar de bicicleta, levar os filhos para passear, eu me lembro que achei super estranho um homem correndo de sunga num lugar cercado de prédios, sem uma praia por perto. Outra coisa que me chamou atenção foi que o asfalto de Brasília brilha como se tivesse glitter, porque lá tem muitos cristais de quartzo.



Congresso Nacional - Projetado por Oscar Niemeyer, tem revestimento em mármore branco. Onde funciona o Senado Federal e a Câmara dos Deputados e nas duas torres estão os escritórios.




Catedral de Brasília - Inaugurada em 31 de Maio de 1970, é projeto de Oscar Niemeyer. A catedral de parece com uma coroa, mas foi conceitualmente inspirada em mãos postas em oração. A entrada de acesso é via uma rampa pelo subsolo. No seu interior vemos quatro anjos de bronze do escultor Dante Croce com 3 metros de altura que flutam sustentados por cabos de aço. Também podemos ver uma réplica em escala menor da Pietá de Michelangelo.




Torre de TV - Foi inaugurada em 1967 e possui 224 metros de altura, onde possui um mirante que é possível ter uma visão panorâmica de Brasília. Na torre funciona o Museu das Gemas com as mais belas pedras preciosas brasileiras e também funciona a feira de artesanato que é uma verdadeira confraternização nacional, pois podemos ver uma baiana vendendo acarajé e ao lado, um mineiro vendendo pão de queijo. Tem belíssimas bijouterias feita dos cristais locais e souvenirs da cidade.


Catetinho - Foi a primeira edificação de Brasília depois que foi determinado o marco zero da cidade, inaugurado em 10 de Novembro de 1956 e projetado por Oscar Niemeyer, é todo feito em madeira com pilotis, foi conhecido como "Palácio das Tábuas", era utilizado pelo presidente Juscelino Kubischek, engenheiros, arquitetos que acompanhavam de perto a construção da nova capital. Foi tombado como Patrimônio Histórico em 1959 e em 1997, passou por uma restauração financiada pela Fundação Roberto Marinho.




Santuário Dom Bosco - Inaugurado em 1963, foi projetado pelo arquiteto Carlos Alberto Naves, eu morei perto desse santuário, é inevitável sentir algo divino por causa dos enormes vitrais azuis, parece que se está no céu. Outra coisa que chama atenção é o gigantesco lustre com 7.400 copos de vidro murano e que pesa 2600 quilos.




Ponte Juscelino Kubistchek - A ponte JK é o monumento mais recente de Brasília, foi inaugurada em 15 de Dezembro de 2002, eu me lembro de ter visto as obras de construções da ponte, mas não cheguei vê-la pronta. A ponte de 1200 metros de comprimento e 24 de largura, os arcos de concretos de 60 metros dispostos diagonalmente chamam atenção pela sua graciosidade, muita gente comparou os arcos com a logomarca do Mac Donalds.  




Palácio do Planalto - Projetado por Oscar Niemeyer, foi inaugurada juntamente com Brasília em 1960, é onde fica oficialmente o Gabinete Presidencial.  Seu estilo arquitetônico lembra muito o Palácio da Alvorada.


O Palácio do Itamaraty - Projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado no dia 21 de Abril de 1970 na ocasião do aniversário de 10 anos de Brasília. É o local de funcionamento do Ministérios das Relações Exteriores do Brasil. Possui um espelho d´água onde fica a escultura Meteoro, o edifício chama atenção pela beleza dos seus arcos que lhe garantiu o apelido de "bolo de noiva".




Palácio da Alvorada - É a residência oficial do presidente da República, projetada por Oscar Niemeyer, foi o primeiro edifício inaugurado em Brasília em 30 de Junho de 1958. Possui 3 pavimentos, o subsolo onde ficam a cozinha, almoxarifado e dependência dos empregados, o térreo onde fica a parte social da residência e o andar superior onde ficam os ambiente privados para família do presidente. Possui pilares de mármore branco que parece com as velas dos barcos que dão um ar de leveza ao Palácio, a residência é praticamente uma caixa de vidro que permite uma integração total ao ambiente e observação ao lago Paranoá que fica próximo, também na frente existe um espelho d´agua que cria a ilusão de que o Palácio está flutuando no ar. É muito comuns ver as emas (avestruz brasileiro) correndo próximo ao local. O Palácio tem dias que fica aberto às visitações dos turistas.




AS OBRAS DE ARTE DE BRASÍLIA

Os Candangos - A escultura em bronze da Bruno Giorgi, inicialmente seria chamada de "Os Guerreiros", mas foi inevitável a comparação aos trabalhadores que construíram a cidade que eram conhecidos como candangos, então o nome pegou e assim ficou. A estátua fica localizada próxima ao palácio do Planalto na praça dos Três Poderes.


Estátua da Justiça - Feita em granito de Petrópolis pelo escultor Alfredo Ceschiatti, tem 3,30 m de altura e fica localizada na praça do Três Poderes, próxima ao Supremo Tribunal Superior.



Meteroro - Criado em 1967 pelo escultor Bruno Giorgio, é feito de mármore carrara, tem 4 metros de diâmetro e fica no espelho d´ água do Palácio Itamaraty.



As Banhistas - Essa escultura de bronze foi criada por Alfredo Ceschiatti fica sobre o espelho d´ água no Palácio da Alvorada (residência presidencial), é conhecida popularmente como "As Iaras" por lembrarem as sereias do folclore brasíleiro.






Os azulejos - É impossível não deixar de notar os belos azulejos criado por Athos Bulcão, Brasília tem 150 pontos onde sempre há um painel de azulejos que são verdadeiras obras de arte.




Há exatamente 50 anos, era inaugurada Brasília, a nova capital do Brasil. Já tive o prazer de morar lá por uns tempos e posso dizer que a cidade é singular, não existe nada parecido em nenhuma outra cidade do país. Eu nunca me senti tão brasileiro como vivendo na capital nacional, pois ela agrega pessoas vinda de todos os cantos do Brasil, é uma mistura de sotaques. A cidade foi até apontada numa pesquisa como sendo a melhor cidade capital para solteiros. Os endereços parecem nomenclaturas de filme de ficção científica como por exemplo: "o fulano mora na SQS 405" ou o "lugar que você procura fica perto da W3".

Brasília é um lugar de contrastes pois ao mesmo tempo que ela futurista e moderna no estilo space age dos anos 60 também é tupiniquim, pois você ve pessoas de traços indígenas vivendo na cidade. Outra coisa que me encantou foi o cerrado, a vegetação típica local, nos tempos de seca o cenário e mórbido com aquela terra seca e aquela poeira vermelha fina como o talco, as árvores baixas de casca grossa e retorcidas, mas quando chove tudo se transforma e o cerrado se cobre de flores exóticas e belas, o verde toma conta de tudo.  Parabéns por seus 50 anos e muito obrigado aos brasilienses que acessam esse blog.

You Might Also Like

2 Comments

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista