Guloseimas da infância - parte I

junho 19, 2010

Hoje acordei nostálgico novamente e assim como eu fiz com o post sobre os brinquedos e álbuns de figurinhas da minha infância, eu resolvi relembrar algumas guloseimas do passado. Como são muitas lembranças, pois criança tem "o olho maior que a barriga" e busca no açúcar toda a energia para suas bagunças e traquinagens, vou deixar para outra postagens. Veja abaixo algumas guloseimas e com certeza deve ter feito parte de sua infância também.
Os minis-chicletes da Adams tinha uma embalagem inconfudível, a gente sempre inventava novas maneiras de saborear, às vezes tentava colocar um monte na boca ou ir separando por cores. Era muito divertido e saboroso.

Balas Klep´s - Ela chamava atenção da criançada pela embalagem em que as balas vinham presas como uma fita, o sabor  era o mesmo, mas o que mudava era os simpáticos personagens estampados em cores vivas.


Geléia real com mel - era uma maneira criativa de nossos pais nos fazerem ingerir coisas saudáveis, quando eu era criança jamais esquecei do "melzinho".

Fruittella da Van Melle - Os caramelos macios com sabores de frutas, era uma delícia e com embalagens coloridas. Eu adorava o sabor limão e uva.

Guarda-chuva de chocolate - O chocolate em si era algo seboso com sabor de chocolate, mas quem disse que criança liga pra essas coisas? Era o formato original que chamava atenção.

Bala Dadinho da Dizioli - Com sua embalagem prata e estrelas coloridas, o Dadinho com seu sabor de amendoim era uma delicia, um dos itens mais procurados na cantina da escola na hora do recreio.

Paçoquinha Amor - Também é um ícone das guloseimas da infância, era impossível não reconhecer à distância a embalagem amarela com o enorme coração em vermelho e o sabor e a textura que desmanchava na boca, era tudo de bom!

Balas Soft - Levantem a mão quem já engasgou com essa bala o/, essa bala foi o terror nos anos 80 dos pais e dos filhos, por ser redonda e muito lisa, minha mãe cortava no meio porque em casa, incluindo eu próprio quase morri com essa bala que ficou parada na minha goela. Tinha vários sabores de frutas, depois lançaram os sabores caramelo e café que viraram os meus favoritos.

chocolate Surpresa dos anos 80 ao contrário do que é fábricado hoje que eu considerado uma porcaria, era uma surpresa mesmo, pois vinha um animal em alto relevo no chocolate e uma figurinha de um bicho da fauna brasileira que podiam ser coleciadas num álbum.

Pirulio Dip N´Lik - Era um pirulito que vinha um pózinho com o sabor, o mais divertido era colocar o pózinho na palma da mão e lamber.

Bala Chita - A inconfúdivel bala de abacaxi da macaquinha tinha o sabor de matinê pra mim, pois era a bala que eu gostava quando ia ao cinema.

Doce de leite em sachê - Outra delicia com sabor de infância, na época eu gostava do doce da marca Avaré. Eu me lembro que gostava de me deliciar com o sachêzinho enquanto lia os meus gibis.



Pirocoptero - O pirulito que depois se usava o cabinho para se fazer um brinquedo foi uma febre nos anos 80, na escola a diretora recolhia tudo por sempre tinha um voando na cara de alguém.

Pastilhas de Hortelá da Garoto - Ainda hoje existe, com seu sabor ardidinho de menta, e continua bem baratinho também.

Lollo da Nestlé - Muito antes do Milkybar existir, se chamava Lollo, o chocolate da vaquinha. Naquela época era chocolate mesmo e bem fofinho, acho que eles alteraram a textura e o sabor desse chocolate pois eu acho mole e açucarado demais.


Pirulito Chupetinha - Outro ícone antológico da infância, a gente ficava com a língua ralada de tanto açúcar, mas era bom demais!

Mandiopã - Vinha numa caixinha para fritar em casa, tinha vários sabores salgados, mas o que eu gostava era o natural com açúcar e canela polvilhado por cima, que minha avó preparava. Parecia isopor, mas era bom.

Pastilhas Pez - Não era tão gostosa, mas o dispenser dela era a atração, tinha vários, eu mesmo endoidava quando tinha modelos novos, acho que o lance era mais colecionar os dispensers do que chupar as pastilhas.

Pirulito do Zorro da Campineira - No sabor coco com leite, era muito bom mas duro pra caramba, quando amolecia virava um puxa puxa que grudava nos dentes, fazia a alegria dos dentistas depois.

Bala 7 Belo - Com o baralho estampada na sua embalagem, é um clássico, com seu sabor framboeza e meio durinha também, é uma gostosura.

You Might Also Like

12 Comments

  1. Fantástico post!

    Zilhões de lembranças me vieram à mente com essas fotos...

    Obrigado!

    Só um adendo: O pirulito que vinha com a hélice para ser acoplada ao palito plástico, se chamava "pirocoptero" e não "pirucoptero" como está escrito.
    A foto também não corresponde. Os pirocopteros vinham, em princípio, com palito em madeira natural, para depois serem substituídos pelos de plástico na cor branca (os da foto são amarelos).

    A hélice também não tinha esse formato de linhas paralelas, cada pá tinha um formato ligeiramente ovalado.

    Estes da foto devem ser o "Toddycoptero" que também fizeram sucesso na época, eram bem maiores, tinham a haste amarela e foram lançados antes.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Post foi corrigido, quando eu pesquisei a grafia estava como pirucoptero mesmo. O pirocoptero teve uma versão nos anos 90 o qual deve ser a outra foto mencionada.
    Aguardem a segunda parte desse post,muita coisa eu estou tendo que recorrer à revistas antigas pois não tem imagens na Internet.

    ResponderExcluir
  3. Cara a chocolate surpresa foi show eu eta colecionador mesmo foi muito vom vc postar esse artigo...


    parabens

    ResponderExcluir
  4. Falta relembrar aquele chocolate ROCK, que se parecia com o Bis, e tinha uma embalagem preta...

    ResponderExcluir
  5. Muito legal esta matéria! fiquei com saudades da minha infância!!!

    ResponderExcluir
  6. Que nostalgia!!!

    ResponderExcluir
  7. nossa, como eu estou velha! amava chocolate surpresa!

    ResponderExcluir
  8. Você lembra das balas mastigáveis Banda?

    ResponderExcluir
  9. Lembro sim das balas Banda, que tinham vários sabores e um palhaço tocando bumbo na embalagem. Só não coloquei na postagem porque não encontrei imagens do produto. Obrigado pela recordação.

    ResponderExcluir
  10. Boas lembranças dessa época.
    Lembrei da época que bebia Grapette quente no caminhão. kkkkk
    Ahhhhh se pudesse voltar!!

    Excelente post! Parabéns!!

    Ah sim! ganhei uma Pastilha de Hortelá da Garoto da professora como "prêmio" por um dos dois alunos que tirou nota boa na matéria dela. Acho que era 5º série. Muito tempo. kkkkk

    ResponderExcluir
  11. alguem pode me dizer se o dadinho original ainda existe? eu adorava ele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para sua felicidade, ainda existe sim e com o mesmo sabor de antigamente, não mudou nada.

      Excluir

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista