Os 85 anos da cadeira Wassily

julho 17, 2010

 Cadeiras Wassily nos corredores da Bauhaus

Em 1925, surgia uma cadeira que virou ícone do design mundial e também um símbolo do modernismo da década de 20. A cadeira Wassily, inicialmente era chamada de Modelo B3 foi criada pelo designer Marcel Breuer, e ocupava um cargo de chefia na mítica escola de design Bauhaus. Existe uma lenda, no qual dizem que essa cadeira tinha projetado para o pintor Wassily Kandisky, mas o projeto era para a Bauhaus mesmo, mas o pintor acabou admirando a cadeira pronta e pediu algumas cópias para o seu ateliê o qual acabou sendo nomeada como cadeira Wassily. 
O visual da cadeira, na década de 20 foi inovador e inconfundível. O designer se inspirou  no guidão da bicicleta Adler no design da cadeira, criando-a em tubos de aço que pela primeira vez foi desenvolvido tubos que não tinham solda. Os primeiros modelos tinham o acento e o encosto em lona nas cores preta e branca, dizem que havia uma versão popular que utilizava malha de aço. Mais tarde, o designer substitui a lona por couro preto tornando o produto ainda mais luxuoso, apesar de ainda ser comercializada o modelo com lona. 
Em 1968,  a Knoll comprou os direitos de fabricar a cadeira e permanece assim até os dias de hoje.
O design da cadeira mesmo passados 85 anos continua atemporal e elegante, provando que o bom design não morre jamais.

You Might Also Like

2 Comments

  1. adquiri duas wassilys originais, (da Forma) agora quero é também ser eterno !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho duas, mas, os "couros" ficaram velhos e preciso repor. Só que não acho quem fabrique e me venda. Quem tem notícia disto?

      Excluir

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista