Os perigos da Internet

julho 02, 2011

Hoje não vou falar como designer e sim como cidadão, o assunto é a Internet, desde que ela surgiu e começou a fazer parte de nossas vidas há uns 15 anos, muita coisa mudou. A Internet é uma faca de dois gumes, ela pode consagrar e arruinar a vida das pessoas, o negócio é saber como usar.
Existem muitas pessoas totalmente do bem que usam a Internet para salvar vidas, promover ações de ajuda ao mais próximos e exercitar a bondade. Mas existe o lado negro também, que pode roubar, matar e destruir os cidadãos de nossa sociedade.

Recentemente ficamos sabendo nos noticiários à respeito de hackers que invadiram os computadores do Governo Federal e tal como ele estamos vulneráveis. Hoje em dia, apenas o antivirus é pouco, devemos instalar também antispyware e antimalvare que combatem vermes que se alojam em programas do sistema e ficam lá escondidos só esperando você apertar a tecla Enter para detonar tudo. Assim como você também fui vítima desses males cibernéticos e vou compartilhar aqui algumas soluções para esse problemas.
Um excelente anti-malware é Combo Fix que você pode fazer o download clicando aqui

O Orkut e o MSN são verdadeiras portas para pragas virtuais que roubam senhas de bancos e são chamados de Bankers, para se livrar desses males, eu sugiro o Bankerfix, um programinha simples e leve, funciona com a linguagem do DOS e é muito eficiente. Você pode baixa-lo clicando nesse link.

Cuidado com e-mails de bancos, Receita Federal e dos Correios pedindo para você atualizar dados, os e-mails são bem caprichados e o endereço eletrônico leva a pessoa acreditar que é coisa séria. Não clique em link algum. É virus perigoso! Também temos casos de e-mails falsos de empresas famosas que dizem que você ganhou um prêmio e é preciso clicar num link. É falso também, qualquer dúvida acesse o site da empresa e confirme atráves do Serviço de Atendimento ao Consumidor se aquele e-mail é verdadeiro ou é mentira.

Outro perigo grande, principalmente para pais e filhos, são as webcams, minha irmã que é professora do ensino fundamental me contou sobre uma aluna dela de 10 anos que se expôs nua no MSN para um colega da sala que gravou tudo e publicou o conteúdo na Internet, o caso ferveu e causou um estrago emocional para as crianças e os pais delas. Todo o cuidado é pouco tanto para crianças e adultos que adoram ficar se exibindo em webcams para desconhecidos, existem milhares de programas que gravam vídeos de chat. As vezes, até ouvimos fofocas sobre celebridades que apareceram nuas na Internet mostrando as genitálias, e isso virou um escândalo.

Celulares e smartphones com câmeras, transformaram o cidadão comum em verdadeiros paparazzis, hoje em dia não se pode nem confiar em tomar uma ducha no banheiro da academia, pode ter um engraçadinho que está filmando tudo e depois expõe isso em sites e blogs pornográficos. A pessoa inocentemente pode ter sua vida destruída emocionalmente e até profissionalmente com tal coisa. Todo cuidado é pouco!

Você tem certeza do que seu filho(a) anda vendo ou fazendo na frente do computador? Crianças de 10 anos estão na pré-adolescência, já começam a despertar para a vida sexual, a curiosidade sobre o sexo é grande, muitas delas entram em chat e acabam encontrando um pedófilo em seu caminho e até marcam encontro às encondidas. E aí podem ter o risco de entrarem para a lista de crianças desaparecidas ou mesmo ter um final trágico. Os pais estressados com o trabalho, não tem tempo de dialogar com os filhos ou mesmo sentem constrangidos de tocar no assunto, eu recomendo que se você não tem coragem de falar sobre sexo com seu filho, compre livros sobre educação sexual adequado para a faixa etária dele, isso pode evitar muitas dores de cabeça no futuro. 
Eu sugiro para os pais, o programa Parents OnPatrol, clique nesse link para saber mais e fazer o download.
Outro programa bom é o K9 Web Protection.


You Might Also Like

0 Comments

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista