Os 55 anos da cadeira Eames Lounge

outubro 19, 2011

Em 1956, os designer Charles & Ray Eames estavam famosos por suas peças de sucessos que eram o que simbolizavam o design moderno da metade do século XX.
Eles criaram a cadeira Eames Lounge juntamente com a banqueta, a peça fez um sucesso imenso por seu estilo robusto e que refletia a modernidade dos anos 50.
A cadeira Eames foi produzida com três conchas de madeira aglomerada, foi utilizado o jacarandá brasileiro para a produção dessas peças. A base de madeira moldada com calor e pressão é fixada numa base de aluminio giratório que deixa a cadeira com uma inclinação de 15 graus e a cadeira possui almofadas de couro com zíperes que ficam abotoadas na base.
É uma cadeira que passa uma imagem de conforto logo à primeira vista, pelas formas e os materiais que dão ideia de algo bem acolhedor, feita para o descanso e relaxamento.
Ela foi criada especialmente para o diretor de cinema Billy Wilder, do filme "Quanto mais quente, melhor" como um presente do casal de designers.
É uma das peças da história do design que foi muito copiada e plagiada por várias empresas, algumas com receio de serem processadas, modificavam alguns detalhes para descaracterizar o projeto de Charles e Ray.
A cadeira Eames Lounge continua sendo produzida até hoje pela Herman-Miller nos Estados Unidos e pela Vitra na Europa,está exposta no Museu de Arte Moderna de New York como uma peça permanente, provando que o bom design não morre jamais.



Assista abaixo um video produzido no mesmo ano em que a cadeira foi criada, mostrando como ela é montada.










You Might Also Like

1 Comments

  1. Eu amo os móveis clássicos do design mas sou apaixonado pela Poltronas, Cadeiras Charles Eames que esta na imagem do post, as poltronas e cadeiras Charles Eames são as mais vendidas no mundo, não poderia deixar de ser, um lindo trabalho dos designers Charles e Ray Eames.

    ResponderExcluir

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista