Dia do Designer - Comemorar o que?

novembro 05, 2011

Hoje é dia do Designer, uma vez eu até comemorei, mas agora parando pra pensar, comemorar o que? Pode parecer pessimismo de minha parte, mas o mercado de trabalho está fértil para webdesigner, designers gráficos e de moda. Designer de produto ou industrial, tem mais é que lamentar, infelizmente as empresas de design ficam aí importando o design de estrangeiros, contratando italianos, americanos, ingleses para atuarem em nosso país, enquanto aqui existem gente tão talentosa que é obrigada partir para outra área, ficando o título de designer no diploma pendurado na parede. Infelizmente aqui no Brasil, temos essa mentalidade colonial de que tudo que vem de fora é melhor. Eu até gostaria de postar mais coisas sobre o design brasileiro, mas é complicado.
Nossa profissão não foi regulamentada ainda, provavelmente está lá na gaveta de algum deputado federal, criando teia de aranha. Design não é recente no Brasil, a primeira escola de design já tem mais de 50 anos, o que prova o descaso com a nossa profissão.
Enquanto um arquiteto recém-formado entra no mercado com um salário de 2.000 a 3.000 reais, um designer ingressa (se achar uma vaga) ganhando 1.000 reais. O que temos de tão diferentes do arquitetos? Projetamos da mesma forma, até usamos as mesmas ferramentas. Arquitetos projetam ambientes e nós designers, projetamos o que vai estar dentro desses ambientes.
Quem procura uma vaga na área de design, tem quase um colapso nervoso, às vezes vemos vagas para designers, mas olhando de perto, vemos que o mercado quer "micreiros" e que sejam bem jovens, para pagar menos, pois as vagas exigem o ensino médio de formação. Nada contra os micreiros, meus colegas de faculdade e eu próprio já fomos micreiro, nos ajudou muito e com os ensinamentos da faculdade nos tornaram profissionais completos. 
Mas é só procurar nos classificados, que temos vagas ridículas e salários miseráveis, os empresários precisam parar com essa cultura da "gambiarra" e fazer um projeto meia boca para gastar pouco e lucrar muito.
Muitos empresários não entendem realmente o que faz um designer, uns pensam que somos aquele "quebra-galho" que sabe mexer com o Autocad. Outros acham que somos aquela pessoa que "mexe com moda". Nas cidades de interior, a situação é ainda pior. Eu lamento muito que nós brasileiros, somos obrigados deixar o nosso país para se aperfeiçoar e ser reconhecido profissionalmente como deveria ser.
Outras coisas que me deixam irritado, são esses montes de congressos e fóruns de design com profissionais de renome internacional e doutores na área que ficam discutindo temas que são algo longe da realidade brasileira, é teoria pura e que não funciona na prática, tudo acaba em pizza, pois não se vê avanço nenhum, pois na nossa sociedade, uma minoria se importa com isso. Infelizmente a faxineira nunca pensou que a vassoura que ela usa, foi criada por um designer.
Me perdoem esse desabafo, mas acho que tudo que eu falei aqui é a realidade nua e crua.
Parabéns aqueles designers que realmente entraram no mercado de trabalho e estão se realizando. Para esses eu desejo, Feliz dia do Designer!

You Might Also Like

0 Comments

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista