Os 80 Anos do Sabonete Lux

maio 06, 2012

Em 1932, chegava ao Brasil o sabonete mais famoso do mundo, Lux. O nome ao contrário do que se pensa não vem do latim, mas uma abreviação da palavra inglesa Luxury que significa Luxo. Quando ele chegou em terras brasileiras, ainda se chamava sabonete Lever. O produto criado pelos irmãos Lever era inovador, pois os sabonetes da época tinham um aroma neutro e não havia preocupação com as propriedades cosméticas. 
Nos anos 50, o sabonete passou a se chamar Lux nos Estados Unidos, aqui no nosso país, a mudança ocorreu em 1963. Passando de geração à geração, o sabonete Lux há 11 anos ocupa o primeira lugar na pesquisa Top  of Mind na sua categoria e está presente no banheiro de 70% dos lares brasileiros. 
Veja a evolução da marca através dos anúncios criados:

Anúncio de lançamento em 1932

Jean Harlow, a "Vênus Platinada" de Hollywood, estréia a campanha em 1932 com o slogan: 9 entre 10 estrelas usam.

A diva Elizabeth Taylor estréia a campanha de 1956 nos Estados Unidos com o sabonete agora chamado Lux.


Em 1962, a atriz Sandra Dee estréia a campanha, aqui no Brasil, o sabonete ainda continuava com o nome de Lever

Em 1967, Jane Fonda é a estrela da campanha.

Em 1972, foi a vez da atriz Romy Schneider ser a garota-propaganda do sabonete.

Em 1975, a marca dividia-se em duas: a versão standard e a versão sofisticada (Lux de Luxo), que continha creme hidratante na sua composição. A sex-symbol Brigitte Bardot anuncia a campanha.

Em 1985, Vera Fischer é a primeira beldade nacional à fazer o anúncio do sabonete.

Em 1988, as atrizes Débora Block, Maitê Proença, Malú Mader e Sônia Braga participam da campanha, mostrando o dia agitado de uma estrela.

Em 1995, com o megasucesso da personagem Babalú na novela "Quatro por Quatro", Lux criou a edição limitada Letícia Spiller.


Cláudia Abreu anuncia o lançamento do Lux Shower Gel em 1996


Em 1998, Ana Paula Arósio anuncia a linha de sabonetes líquidos com pH neutro.

Helena Ranaldi em 1998, na campanha do sabonete que possuía variantes para pele seca, oleosa, sensível e mista.


Em 2001, Carolina Ferraz anunciava o Lux Skincare, o sabonete que deixava a pele 40% mais tempo hidratada que os sabonetes comuns.


Em 2002, Lux lançava o primeiro sabonete para pele negra e morena, tendo Isabel Fillardis como estrela da campanha.

Em 2005, o Lux Luxo retorna embalado em caixinha.

Em 2003, a modelo Gisele Bündchen é estrela da campanha.

Em 2011, Paola Oliveira é a garota-propaganda da campanha do sabonete

Via: Unilever 

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