Design Weekend insere Brasil no circuito mundial de eventos do setor

setembro 12, 2012


Festival nasce como o maior do gênero na América Latina e já tem data para 2013

O Brasil entrou definitivamente no circuito mundial de eventos de Design com o sucesso da realização do festival Urbano de Design, o Design Weekend - DW!. Inspirado na MILANO DESIGN WEEK e no LONDON DESIGN FESTIVAL, sua primeira edição foi realizada em São Paulo, capital, de 23 a 26 de Agosto.

Idealizado por Lauro Andrade, diretor da SUMMIT PROMO com curadoria de Pedro Ariel, diretor de redação da Casa Claudia, o festival teve ao todo mais de 360 ações e intervenções realizadas pela cidade e que puderam ser apreciadas pelos moradores e visitantes da capital, chegando ao numero de mais de um milhão de pessoas em contato direto com o evento. Composto por um conjunto de eventos independentes e simultâneos, organizados e realizados por dezenas de parceiros, e integrados pelo Programa Oficial, estima-se que cerca de 20 milhões de reais foram investidos para a realização total.

Com objetivo principal promover o design e suas conexões transversais com a arte, arquitetura, urbanismo, decoração, inclusão social, negócios e inovação tecnológica, o DW! já faz parte do calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo e confirma a realização da segunda edição em Agosto de 2013. "A primeira edição do DW! superou todas as expectativas. Pela primeira vez na história o design virou assunto diário de milhões de brasileiros, sendo apresentado em múltiplos formatos, dos mais lúdicos e artísticos, aos comerciais e profissionais. Nascemos como o maior evento do gênero da América Latina e em cinco anos estaremos entre os mais importantes do mundo. O Brasil merecia e estava mais do que pronto para um Festival desta natureza!", relata Lauro Andrade.

As atividades públicas e privadas do DW! foram promovidas em pontos estratégicos da Cidade de São Paulo como Museus, Galerias, Estúdios, Lojas, Parques, Praças, ONGs, dentre outros e contou com uma equipe de 3,5 mil pessoas organizando e cuidando para que todas as ativações, que passaram pela curadoria de Pedro Ariel, tivessem sucesso e, segundo ele "Foi um grande prazer ver as pessoas nas ruas, com o Guia DW! nas mãos, procurando os eventos de arte e design. Muita gente encontrou velhos amigos e juntos passearam, se deslocando de uma atração à outra. O clima de festa tomou conta da cidade e era muito fácil tomar um espumante enquanto apreciávamos as instalações e os lançamentos. Enfim, este primeiro Design Weekend foi uma grande celebração do design, como São Paulo estava precisando. Ficou um gostinho de quero mais".

POR QUÊ EM SÃO PAULO? - São Paulo é o maior centro de Design na América Latina e um dos mais importantes no mundo. A Cidade possui vocação natural e apoio governamental para a disseminação da economia criativa. É uma metrópole com completa infraestrutura nas áreas de hotelaria, gastronomia, cultura, lazer e compras. Tais serviços são fundamentais à realização de eventos desta natureza.

FÓRMULA DE SUCESSO NO MUNDO - Diversas cidades do mundo, conectadas aos princípios da Economia Criativa, realizam semanas de Design. Além dos eventos na Itália e Inglaterra, centros de referência como Paris, Nova York e Miami realizam eventos similares. Na América Latina, Buenos Aires também possui seu festival.

"As semanas de Milão e Londres são referências naturais. A primeira pela grandiosidade e mobilização mundial. A segunda pela organização impecável. No Brasil, as Viradas Cultural e Sustentável, realizadas pela Cidade de São Paulo, provam que eventos de ocupação urbana pelos cidadãos são perfeitamente viáveis e necessários para o pleno exercício da cidadania", afirma Lauro Andrade Filho, diretor da SUMMIT PROMO.

Sobre a SUMMIT PROMO - É uma empresa de promoção de eventos reconhecida no mercado por sua capacidade de inovação, planejamento e execução de projetos especiais. Seu principal executivo, Lauro Andrade Filho, é o diretor geral da FASHION WEEK DA ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO, composta pela EXPO REVESTIR e FÓRUM INTERNACIONAL DE ARQUITETURA & CONSTRUÇÃO, eventos que reuniram, em 10 edições, mais de 340 mil visitantes de 65 países.

Possui ampla experiência internacional promovendo, organizando e participando, na ultima década, de mais de 40 eventos, de diversos formatos, focados nos segmentos de Design, Arquitetura, Varejo e Construção. Dentre os diversos países com ações realizadas, destacam-se, além do Brasil, Argentina, Chile, Estados Unidos, França, Itália, Inglaterra, África do Sul e Emirados Árabes Unidos (Dubai).



Via: MKT Mix

You Might Also Like

0 Comments

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista