Os 25 Vestidos Inesquecíveis do Cinema

janeiro 13, 2013

Alguns filmes do cinema podem até não ter uma história boa, mas alguns ficam marcados pelo seu figurino que vira um ícone fashion, sendo copiado por muitas mulheres que sonham em ser uma diva de telona. Quem copia os vestidos ou looks do cinema, geralmente usam em alguma festa, formatura e casamento. Veja alguns desses figurinos segundo algumas revistas e jornais de notícias e de moda citaram como inesquecíveis para as mulheres do mundo inteiro.


1) O vestido tubinho preto usado por Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany´s, 1961) - Nos anos 60, os Estados Unidos eram uma superpotência, mas a mulher americana se vestia muito mal, era vista pelo resto do mundo como aquela prima rica emergente, porém completamente "jeca" na maneira de vestir. A elegância da primeira dama Jaqueline Kennedy e o filme nortearam o que as americanas deviam vestir. Givenchy inventou o conceito do "pretinho básico", pois vestido preto era visto como algo que deveria ser usado apenas como luto, para ir à um funeral. O vestido é atemporal, foi vendido em uma leilão na Christie por 1,2 milhões de dólares.



2) O vestido verde usado por Keyra Knightley no filme Desejo e Reparação (Atonement, 2007) - O vestido longo é de seda, organza e chiffon verde foi criado pela figurinista Jacqueline Durran é um dos favoritos escolhido pelas mulheres de todo o mundo.



3) O vestido vermelho usado por Nicole Kidman no filme Moulin Rouge (2000) - Foi criado pelos figurinistas Baz Luhrmann, Catherine Martin e Angus Strathie, é feito em cetim vermelho, uma combinação de corpete e saia com uma longa cauda.




4) O vestido marfim usado por Marilyn Monroe no filme O Pecado Mora ao Lado (Seven Years Itch, 1955) - Criado pelo figurinista William Travilla, em chiffon, era o que se usava nos coquetéis dos anos 50, tinha uma saia plissada e o busto drapeado, deixando as costas à mostra.



5) O vestido preto e branco usado por Audrey Hepburn no filme Sabrina (1954) - O vestido branco com bordados florais em preto, foi criado por Givenchy, mas quem se apropriou da criação foi Edith Head que era chefe do departamento de Paramount, e acabou ganhando o Oscar de Melhor Figurino. Segundo a biografia de Edith Head, ela havia dito à Givenchy, que ele era um cavaleiro e não ia falar para ninguém à respeito. O estilista como era novo e desconhecido, assim o fez e ficou calado. 



6) O vestido vermelho usado Julia Roberts no filme Uma Linda Mulher (Pretty Woman, 1990) - O vestido longo vermelho foi criado pela figurinista Marilyn Vance, foi muito copiado, pois representa o antigo sonho de toda mulher em se transformar numa Cinderela moderna.






7) O vestido azul usado por Grace Kelly no filme Ladrão de Casaca (To Catch the Thief, 1955) - O vestido  em chiffon e organza possui dois tons de azul e foi criado pela figurinista Edith Head. Em 2011, a Mattel lançou uma Barbie homenageando a atriz usando o vestido do filme.





8) O vestido pink usado por Marilyn Monroe no filme Os Homens Preferem as Loiras (The Gentleman prefers blondes, 1953) - O vestido tubinho em cetim pink foi criado pelo figurinista William Travilla e possuía um cinto e um laçarote enorme atrás, a atriz usou com luvas longas da mesma cor. 



9) O vestido preto usado por Demi Moore no filme Proposta Indecente (Indecent Proposal, 1993) - Em  veludo preto no estilo "Gótico Chic", o vestido foi criado pelo estilista Thierry Mugler e possui detalhes no decote que fazem um jogo de "esconde e mostra" os seios, foi amplamente copiado pelas mulheres no inicio da década de 90.



10) O vestido preto e branco usado por Grace Kelly no filme Janela Indiscreta (Rear Window, 1954) - Parece duas peças, mas é um vestido com um corpete preto e saia em organza com várias camadas tal qual a moda dos anos dourados, foi criado pela figurinista Edith Head.



11) O vestido verde usado Vivien Leigh no filme E O Vento Levou... (Gone With Wind, 1939) - A protagonista do filme usou muitos vestidos e um deles foi esse modelo usado na cena do churrasco, em organza verde com estampas florais e chiffon, com uma fita de veludo amarrada na cintura, foi criado pelo figurinista Walter Plunkett.




12) O vestido vermelho e preto usado por Kate Winslet no filme Titanic (1997) - Criado pela figurinista Deborah L. Scott, é de cetim vermelho com camadas em chiffon preto bordado que dá uma tonalidade cereja ao vestido. A peça ficou conhecida como o "vestido do suicídio" por causa da cena do filme.



13) O vestido azul no filme Cinderela (Cinderella, 1950) - Qual mulher não sonha em encontrar o seu Príncipe Encantado e se transformar em uma princesa, o vestido da animação da Disney acabou sendo copiado na vida real por muitas mulheres sonhadoras.


14) O vestido preto usado Rita Hayworth no filme Gilda (1946) - Ao contrário do que se pensa, o vestido usado pela atriz no filme é de cetim preto e não vermelho, amarelo ou azul como aparecia em alguns cartazes que eram pintados à mão na época. Como os filmes não eram coloridos, muita gente via os cartazes e ficavam imaginando o  tal vestido com cores inexistentes. O modelo sem alças, possuia uma fenda que revelava as pernas, havia um laçarote na lateral, foi criado pelo figurinista Jean Louis.



15) O vestido de paetê vermelho usado por Jéssica Rabbit no filme Uma Cilada para Roger Rabbit (Who Framed Roger Rabbit, 1988) - Inspirado no filme Gilda, a personagem voluptuosa Jessica Rabbit usa um vestido longo de paetê que acabou saindo dos desenhos para a vida real, copiado por mulheres que queriam algo provocante e sensual.


16) O Mini vestido branco usado por Alicia Silverstone no filme As Patricinhas de Beverly Hills (Clueless, 1995) - A personagem deixa o pai chocado ao aparecer com esse mini vestido branco e colante da grife Calvin Klein, para ficar mais discreto, ela joga uma camisa de organza por cima. Foi copiado por muitas adolescentes nos anos 90.



17) O vestido rosa usado por Molly Ringwald no filme A Garota de Rosa Shocking (Pretty in Pink, 1986) - O filme foi uma verdadeira sensação nos anos 80, tornando Molly Ringwald em uma verdadeira diva teen daquela década  Ela causa ao aparecer no baile de formatura usando um vestido rosa de bolinhas que foi customizado por ela mesma. O vestido com detalhes em renda rosa foi criado pela figurinista Julene McKinney.


18) O vestido cinza usado por Natalie Portman no filme Star Wars: Episódio II - O Ataque dos Clones (Star Wars: Episode II - Attack of the Clones, 2002) - O vestido em cetim cinza com detalhes em pérolas mostrava uma fase romântica da personagem foi criado pela figurinista Trisha Biggar.


19) O vestido branco usado por Claudia Cardinale no filme O Leopardo (Il Gattopardo, 1963) - Criado pelo figurinista Piero Tosi, é feito em organza e chiffon branco, com detalhes de babados. O figurino desse filme ganhou o prêmio Nastro D´Argento, o Oscar do cinema italiano.



20) O vestido branco usado por Elizabeth Taylor no filme Um Lugar ao Sol ( A Place in The Sun, 1951) - Um vestido super romântico criado pela figurinista Edith Head, possui o corpete em veludo branco, saia em várias camada de chiffon e tule, com detalhes de pequenas violetas brancas aplicadas.



21) O vestido amarelo usado Kate Hudson no filme Como Perder um Homem em 10 Dias (How to Lose a Guy in Ten Days, 2003) - O vestido em cetim amarelo com detalhes de fitas de seda, é da grife Versace e foi muito copiado também, ele possui um decote generoso na parte de trás.



22) O Mini vestido branco usado por Sharon Stone no filme Instinto Fatal (Basic Instinct, 1992) - O vestido bem curto usado pela atriz no filme, não saiu da memória das mulheres e dos homens. Foi criado pelos figurinistas Nino Cerruti e Ellen Mirojnick, atualmente se encontra exposto em um museu em Nova York.



23) O vestido branco usado por Ginger Rogers no filme Ritmo Louco (Swing Time, 1936) - O vestido em cetim branco, possui detalhes em strass no bojo e alças, foi criado Bernard Newman, é considerado pelos especialistas em moda como uma peça atemporal, pois pode ser usada até nos dias de hoje.



24) O vestido branco usado por Leslie Caron no filme Gigi (1958) - Criado pelo figurinista Cecil Beaton, o vestido em tafetá branco, possui uma cauda longa, corpo com drapeados em V e andorinhas ornamentando as alças do vestido.


25) O vestido vermelho usado por Kelly LeBrock no filme A Dama de Vermelho (The Woman in Red, 1984) - Não podemos esquecer de uma imagem icônica dos anos 80, inspirado no filme "O Pecado mora ao lado", do vestido em tafetá vermelho esvoaçante criado pela figurinista Ruth Myers, usado com cinto largo e uma manga caída do ombro tal qual a moda daquela década.


You Might Also Like

9 Comments

  1. Um, de desenho animado também, mas que acho muito lindo é o azul usado por Anastasia, no desenho homônico da Fox: http://1.bp.blogspot.com/-a_BRQmS-VKc/TuFSJ_CF2aI/AAAAAAAAAY0/vPyYRFO0GiU/s1600/musical-films_49997_18.jpg

    ResponderExcluir
  2. Adorei. Não gostei, claro, Garota de Rosa Shocking. Como desenho faltou o da Pequena Sereia, quando no final sai das águas: http://1.bp.blogspot.com/-sitPWErWPEE/TgO65PkvsOI/AAAAAAAAAy4/yJR1r-S1rVA/s1600/157399_1229996889193_full.jpg

    ResponderExcluir
  3. Isto vem provar que o bom gosto nunca sai de moda. A maioria destas peças pode ser usada nos dias atuais. Observar também que as modelos que usaram os vestidos são ou foram ícones de beleza à época. Talvez eles não fiquem tão lindos em nós, simples mortais

    ResponderExcluir
  4. Amo esse post, pra mim é o melhor sobre o assunto. Eu também colocaria o exagerado Monocrático que Audrey Hepburn usou em "My Fary Lady".

    ResponderExcluir
  5. Faltaram os vestidos exóticos e elegantérrimos do tempo do cinema mudo com a moda dos anos 1910 e 1920.

    ResponderExcluir
  6. faltou o vestido de festa da Jeniffer (Megan fox) no filme "Garota Infernal"....era branco com faixa preta lindinho.....

    ResponderExcluir
  7. Faltaram os vestidos da Katniss Everdeen, em Jogos Vorazes 1 e 2. Adorei o da Audrey.

    ResponderExcluir
  8. Maravilhosos e sempre atuais: o Givenchy preto de Bonequinha de Luxo, o p&b de Sabrina, o vermelho de Uma linda Mulher, o azul de Ladrão de Casaca, o pink de Os Homens Preferem as Loiras, o amarelo em Como perder um Homem em 10 Dias . Eu amo história de moda! Bjs

    ResponderExcluir
  9. Não é essa categoria, mas o vestido de noiva da personagem Bella (Crepúsculo) é lindo demais!

    ResponderExcluir

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista