O que é Música Lounge?

fevereiro 28, 2010


Aqui em meu blog estou trazendo dicas de música lounge para vocês, mas muita gente deve perguntar que vem a ser esse gênero musical? É uma nova tendência musical?

Lounge significa "lugar", o estilo surgiu na década de 50 e foi conhecida como: música de restaurante, easy listening, música de elevador, de sala de espera, de coquetel por ser usada como música ambiente, geralmente era instrumental.
É um estilo de música de auto grau de sofisticação, entre os anos 50 até meados dos anos 70 era considerada chique, mas na década de 80 e 90 foi classificada música brega e kitsch.
O gênero voltou em voga novamente no ano 2000, ocupando os mais requintados ambientes como os desfiles de modas nas importantes capitais mundiais e também em eventos de design como a semana de Milão. É uma tendência musical do futuro pois está cada vez conquistando espaço na Europa e agora nos Estados Unidos.
Pode se dizer que é um estilo musical que faz a junção do analógico com o digital, uma verdadeira mistura de criatividade que sempre nos surpreende. O que  torna a música lounge diferente é o fato de não ser muito pop, não ter um apelo comercial, na maioria são criadas por DJ para eventos específicos e são ouvidas em rádios exclusivas para um público formado, tornando-as com um valor agregado.

A música lounge pode ser calma como no caso do Chillout, Nu-Jazz e Downtempo, não confudam com o gênero New Age.
Pode ser dançante também como no estilo Nu-Disco, House e Trance que está cada vez mais presente nas festas mais moderninhas e descoladas da Europa pela sua riqueza dos arranjos de instrumentos e sua complexidade.
Aqui no Brasil ainda está começando a chegar através de jovens e empresários que passam boa parte na Europa e acabam gostando do estilo e trazem na sua bagagem cultural para cá esse elegante estilo musical.

Existem muitas bandas de música lounge que trabalham com o remake de músicas atuais e antigas, ficando às vezes até melhor que a versão original. Esses remakes são muito interessantes, pois costuma-se pegar uma música atual e transformar numa versão que a deixa parecida com uma música dos anos 60 e 70. Ou uma música antiga na voz de outro cantor ou cantora remixando com o eletrônico e deixando como uma nova roupagem.

Assim como o Rock tem seus sub-gêneros como o Punk Rock, Hard Rock e Black Metal, a música lounge também tem como:

Nu-Disco: (New Disco) Surgiu recentemente em 2008 e já faz parte do lounge, é o revival da discoteca dos anos 70 e 80, mas com novas releituras combinando o disco com a música eletrônica.



Electro Swing: Gênero de música eletrônica que mistura as big bands de jazz e swing dos anos 20 a 40 do século passado com hip hop, house e drum n bass.



Nu-Jazz: ( New Jazz) Alguns músicos de jazz tradicionais torcem o nariz para esse sub-gênero, pois não aceitam que os grandes nomes de jazz como Billie Holiday, Nina Simone, Sarah Vaughan sejam remixadas com música eletrônica. Eu pessoalmente adoro esse estilo, ele dá uma revitalizada no antigo jazz tornando totalmente moderno e extremamente sofisticado. É muito ouvido nas semanas de moda e design na Europa.


Lo-fi: Significa baixa resolução, são as gravações caseiras ou música de garagem. Muitas bandas de hoje começaram com esse gênero. É uma música de baixo custo de produção, porém com muita qualidade.


Nu-Tango: (New Tango) É o tango argentino com nova roupagem em combinação com as batidas eletrônicas criando um som sensual, rítmico e sofisticado.



Electro Bossa: Esse é o subgênero muito conhecido pelos brasileiros. é a Bossa Nova que dentro do lounge ele ganha nova roupagem com a  música eletrônica, não é muito valorizada por nós, talvez justamente por ser tão familiar aqui no Brasil, mas na Europa essa música representa quase uma fantasia de se viver num paraíso tropical e exótico. Fica extraordinário quando gravado em outras línguas como italiano, francês e em inglês.


Chillout: É a música eletrônica suave, ideal para um momento mais calmo e relaxamento.



Neo-Acid Jazz: É a combinação do jazz com o hip hop e funk, com batidas de música eletrônica, é um estilo muito apreciado nos Estados Unidos.



Downtempo: É uma música eletrônica suave com batidas em ciclos que passa a sensação de hipnótica.



Nu-Soul Jazz: Estilo com influência no blues, gospel e R&B combinada com a eletrônica.



Easy Listening: Surgiu nos anos 50, eram músicas orquestradas, geralmente com requintados arranjos e algumas utilizavam sintetizadores.  Algumas possuem poucas letras quando cantadas, fáceis de serem ouvidas, daí o nome. Quando se fala no lounge, é o easy listening que vem primeiro em suas mentes.



Smooth Jazz: É uma versão estilizada do jazz combinada com o pop e o funk. Como o nome diz é um jazz suave, é muito ouvido como música ambiente nos bares elegantes dos hotéis no Happy Hour, é perfeita para se ouvir quando se está viajando também.



Space Age: Estilo criado nos anos 60 na moda e design motivada pela corrida espacial, é a música dos antigos filmes de ficção científica, criada em sintetizadores analógicos que lembram sons metálicos, disparos de laser, robôs e naves espaciais. Muitos dizem que a música eletrônica surgiu nesse sub-gênero.



House: O estilo dance popular nos anos 80 voltou revitalizado e mais sofisticado, é o favoritos dos fashionistas, pois é o som muito tocado nas festas badaladas das semanas de moda pelo mundo.



Trance: Estilo dance cujo a característica é o uso do sintetizador, é um som psicodélico repetitivo que mistura elementos orientais, também é muito ouvido nos eventos internacionais de moda.



Acústico: Som muito conhecido pelo uso de instrumentos músicais sem os recursos eletrônicos e edições, é a base da música, o som puro. O gênero ficou popular com o programa MTV Unplugged.



Espero que esse pequeno guia tem ajudado a todos a compreender a música e se você quiser se aventurar apreciar a música lounge com certeza você irá saber o que escolher quando estiver numa loja de CD e ver esses termos. Continuem acessando o blog, pois estou sempre dando dicas de música lounge por aqui.

You Might Also Like

5 Comments

  1. Muito boa a explicação sobre os sub-gêneros do Lounge. Sempre gostei desse estilo e conhecendo mais a fundo posso ter mais critério ao procurar CDs... Aliás estou indo comprar alguns agora!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Conheci seu blog hoje, por conta deste post. Sou estudante de Design e um apaixonado pela música lounge. Gosto de todos os estilos, desde o easy listening ao no-disco.

    Tenho em meu lap top uma bibliotéca de cerca de 40 GB só de lounge, entre elas coleções como Buddha Bar, Café del Mar e Hotel Costes. Realmente sou um fã do gênero.

    Já até escrevi uma série de posts em meu blog sobre a evolução da música lounge, mas a sua descrição resume bem todo esse universo musical.

    Parabéns pelo post e pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, tudo bem? Será que você poderia mandar as musicas lounge que você tem?

      Vou deixar meu e-mail aqui. Desde já agradeço! maique93@gmailcom

      Excluir
  3. Olá,amei tua explicação sobre a música lounge.Meu namorado e eu gostamos muito,estás de parabéns!

    ResponderExcluir
  4. È MEU IRMÃO, SOU UM D.J. LOUNGE, E, NÃO TENHO ONDE TOCAR AQUI NA MINHA CIDADE JOÃO PESSOA, PB. ME VIRO TOCANDO FLASHBACK 70'S & 80'S. ESTÃO QUASE TODO MUNDO CONTAMINADO COM ESSAS COISAS QUE TOCAM NA RÁDIO E NA TV.
    ZEMARCUS

    ResponderExcluir

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista