Disco de Vinil Ecológico

maio 07, 2024

 

Imagens: Evolution Music e Professional Monitor Company (PMC)

O Evovinyl da Evolution Music é um disco de vinil vegetal feito de bioplástico da cana-de-açúcar que dispensa o uso do cloreto de polivinila (PVC), um termoplástico sintético que contribui para agredir o meio ambiente, para criar discos compostáveis. 
O Evovinyl foi testado na reafiação e a equipe da Evolution Music descobriu que os resíduos do processo de prensagem podem ser reciclados de volta ao processo de produção, tornando o disco de vinil vegetal feito de bioplástico da cana-de-açúcar reciclável no final de sua vida útil.


Imagens: Evolution Music e Professional Monitor Company (PMC)

A Evolution Music também acrescenta que o Evovinyl pode ser decomposto, mas isso só se aplica à compostagem industrial. Colocar os cacos do disco de vinil vegetal no quintal ou nas plantas do colecionador faz com que eles não se quebrem por um longo período de tempo, mesmo que seja feito de bioplástico de cana-de-açúcar.

O Evovinyl pode potencialmente economizar energia de produção em até 30%, diz Marc Carey, CEO da Evolution Music. Durante os testes, ele diz que leva 50% menos tempo para prensar um disco de vinil de origem vegetal com bioplásticos de cana-de-açúcar, e eles podem funcionar a uma temperatura mais baixa em comparação com o que é necessário para fabricar vinil à base de PVC.

A equipe de design vai testar os estágios de decomposição do Evovinyl, mas está confiante de que “se for bem tratado, há todos os motivos para esperar que dure como o PVC, e possivelmente um pouco mais na qualidade do som devido às aparentes propriedades antiestáticas”, dizem eles. . Em termos de qualidade musical, acredita-se que o Evovinyl retém a qualidade das músicas tocadas.

“As fábricas de prensagem e os engenheiros de som com quem trabalhamos estão nos dizendo que o Evovinyl é sonoramente tão bom (se não melhor) do que muitos dos vinis à base de PVC existentes vendidos no mercado”, acrescenta a equipe da Evolution Music. Eles dizem que, embora o ruído de fundo na introdução e o espaço entre as faixas possam estar um pouco atrás de alguns dos vinis de PVC do mercado, o disco de vinil vegetal feito de bioplástico de cana-de-açúcar ainda tem seus próprios trunfos para exibir.
O Evovinyl também foi testado com um fornecedor de Hi-Fi que trabalha com a Evolution Music. Eles tocaram repetidamente o disco de vinil vegetal feito de bioplástico de cana-de-açúcar por um longo tempo, e a degradação da qualidade do som ao longo do tempo estava ausente (se não nenhuma diferença significativa em relação ao PVC).

 “A qualidade do som é muito afetada pela forma como o usuário cuida dos seus LPs e pelos efeitos da poeira e cotão. O Evovinyl parece ter propriedades antiestáticas (que esperamos confirmar em breve através de testes formais), portanto, a longo prazo, espera-se que a qualidade do som seja menos afetada pela poeira e pelos”, afirma a equipe da Evolution Music.

Imagens: Evolution Music e Professional Monitor Company (PMC)



Imagens: Evolution Music e Professional Monitor Company (PMC)

Recentemente, a fabricante de alto-falantes Professional Monitor Company (PMC) se uniu à Evolution Music para impulsionar a produção do disco de vinil vegetal feito de bioplástico de cana-de-açúcar. Peter Thomas, fundador e presidente da PMC, diz que planejam adotar a tecnologia e substituir algumas peças plásticas dos alto-falantes da PMC.
'Todos na indústria de alta fidelidade deveriam apoiar este projeto. Não se trata de PMC ou de mim, mas de algo muito, muito maior que isso. Ouvi os últimos testes de prensagem e posso confirmar que soam tão bem quanto os discos tradicionais”, acrescenta. A partir da publicação da história, os fãs podem entrar em contato com a Evolution Music para ver se conseguem personalizar um vinil vegetal feito de bioplástico de cana-de-açúcar para seu disco favorito.

Imagens: Evolution Music e Professional Monitor Company (PMC)

Fonte: Designboom

You Might Also Like

0 Comments

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista