Obra-prima de Machado de Assis, Dom Casmurro ganha versão em quadrinhos pela Editora Ática
maio 29, 2012
Integrante da coleção Clássicos brasileiros em HQ,a obra reconta a paixão e as dúvidas de Bentinho por meio das ilustrações de Rodrigo Rosa e do roteiro de Ivan Jaf
Uma das maiores obras da história da literatura brasileira acaba de ganhar uma versão especial em quadrinhos: trata-se de Dom Casmurro, de Machado de Assis. Com roteiro de Ivan Jaf e ilustrações de Rodrigo Rosa – duas referências nacionais –, o livro chega às livrarias de todo o Brasil pela Editora Ática.
Escrito em 1899, Dom Casmurro é protagonizado e narrado pela mesma pessoa: Bento Santiago. A história começa como uma retrospectiva, quando o jovem Bentinho descobre sua paixão pela amiga de infância, a enigmática Capitu. Essa “revelação” se dá, no entanto, de fora para dentro, “denunciada” por sua mãe, que havia prometido torná-lo padre. O obstáculo fortalece o sentimento de ambos os garotos, que prometem se casar. O tempo passa e uma terrível dúvida sugere que o rumo da história pode mudar para sempre.
Dom Casmurro em quadrinhos é fiel à manutenção do mistério original, no qual o caráter ambíguo da personagem Capitu merece destaque. A harmonia entre roteiro e ilustrações aproxima a obra do leitor da nova geração. A adaptação é leve em sua linguagem e ainda as sim preserva a profunda riqueza literária do fundador da Academia Brasileira de Letras.
No fim do livro, o leitor conta com a seção “Bônus”, que o ajuda a conhecer um pouco mais da realidade apresentada na narrativa. Lá, ele encontra informações referentes aos autores, ao processo de construção e à elaboração da obra, além de uma série de curiosidades sobre o contexto histórico brasileiro do século XIX.
Sobre Ivan Jaf
O carioca Ivan Jaf é autor de mais de cinquenta livros, principalmente voltados para o público juvenil, várias peças teatrais e roteiros para o cinema. Como roteirista de histórias em quadrinhos, começou sua carreira em 1979, na editora Vecchi, criando narrativas de terror junto de alguns dos mais consagrados desenhistas nacionais. Na década de 1990, em parceria com o renomado argentino Solano Lopes, publicou histórias de ficção científica e de terror na revista italiana Skorpio.
Na coleção Clássicos Brasileiros em HQ, assina também outros roteiros, como os de O Guarani e de A escrava Isaura.
Via: Linhas Comunicação
0 Comments