Tendências de Ilustrações 2016

fevereiro 26, 2016


O site iStock divulgou quais são as tendências de ilustrações para 2016. Algumas, não são nenhuma novidade, pois já vem sendo utilizadas por várias agências, ilustradores e designers gráficos de todo o mundo.  Vejamos essas tendências:





Design Flat 2.0  - A tendência "design flat 'tem se fortalecido por vários anos. Usando cores planas, sem sombreamento, eles são o estilo perfeito para ilustrações do vetor. No entanto, recentemente temos visto uma ligeira mudança de formas planas de super simplificadas para composições mais complexas e detalhadas que utilizam sombreamento sutil para adicionar profundidade.Nós estamos chamando este "design flat 2.0 '.

Em vez de conjuntos de ícones simples, ilustradores estão incorporando o estilo de design simples em belas composições complexas. Às vezes, as formas são dadas algumas sombras por baixo, criando a ilusão de profundidade (como pedaços de papel planos empilhados em cima uns dos outros). "Longas sombras" ainda são populares, mas cada vez mais estamos vendo gradientes mais sofisticados e complexos sendo usados.

As paletas de duas ou três cores mais tradicionais de design flat, também estão sendo suplementado com mais cores, muitas vezes em paletas alegres brilhantes. Embora ainda muito graficamente simplificado, adicionando um punhado de cores adicionais em uma paleta de design flat, pode dar mais profundidade às suas ilustrações. Como nossas resoluções de tela continuam aumentando em dimensões de pixel, prevemos mais detalhes e sombreamento sutil a insinuar-se o estilo de design flat existente.





Vista de Cima - Como o número de imagens disponíveis on-line tem crescido (ambos fotograficamente e na ilustração) nossos clientes estão à procura de novos pontos de vista sobre assuntos bem visualizados. Como a cultura do selfie assume o controle sobre o mundo, câmeras GOPRO e tecnologia usável nos trouxeram uma visão mais personalizada, temos visto um grande aumento de pedidos de "ponto de vista" ou POV. A tecnologia Drone também permitiu que criadores de imagem criassem uma vista de cima mais perto.

Como resultado, a perspectiva de cima (também chamado de "visão de cima" ou "vista aérea reta") é popular entre os designers e funciona bem na ilustração. É uma oportunidade para transmitir um objeto de um ângulo inusitado. Ele pode trazer um novo visual a indivíduos que vemos retratado muitas vezes e funciona para qualquer coisa, de paisagens com grandes ângulos até closes de objetos sobre uma mesa.





Mesclagem - Mesclando Mídia tem um apelo mais amplo, sendo abraçado por todo o campo de mídia, com exemplos de publicidade que vão do composições surreais mistass, doodles justapostos com objetos reais, e infográficos construídos a partir de objetos tridimensionais. Criadores estão  misturando ilustração com fotografia, pintura, colagem e artesanato para mostrar metáforas visuais de maneiras novas e interessantes. É fácil criar elementos em diferentes estilos com vectores também. A chave é mostrar um contraste estilo claro e distinto entre os diferentes elementos dentro de seu trabalho artístico.

Sua missão é pensar fora da caixa, crie a sua própria visão. Basta experimentar e se divertir!





Tipografia Desenhada - O estilo de tipografia desenhada, certamente não é uma nova tendência, mas é cada vez mais popular. Ilustradores estão explorando as texturas de giz, tintas, marcadores e lápis em materiais como papel, quadros-negros, madeira e papelão, a fim de injetar um elemento humano e lúdico no computador, gerando fontes e tipografias.

O estilo permite que um designer use fontes que não são típicos e funciona bem para as marcas que são locais ou querem uma singularidade ou originalidade.

Em uma era tecnológica, a caça é por técnicas que agregam charme e personalidade a um projeto.





Perspectivas isométricas - Segundo a Wikipedia, uma projeção isométrica é "... um método para representar visualmente objetos tridimensionais em duas dimensões em desenhos técnicos e de engenharia. Ele é uma projeção axonométrica em que os três eixos de coordenadas parecem igualmente encurtada e os ângulos entre quaisquer dois deles ".

Isso parece complicado, mas é, essencialmente, onde cada eixo (ângulo lateral) de um objeto é igual, o que significa que você pode virar objetos horizontalmente e as perspectivas sempre coincidem.

Normalmente utilizado em desenhos de engenharia, perspectivas isométricas estão sendo cada vez mais utilizado nas ilustrações. Estamos vendo uma grande variedade de estilos de ilustração que está sendo aplicada a perspectivas isométricas, de coloridas representações de desenho animado até diagramas.





Impressão Vintage - técnicas de ilustração do vintage colocam uma marca única e nostálgica em todo o projeto. Cada vez mais estamos vendo ilustradores emulando diferentes técnicas de arte do vintage, como gravuras, gravuras, scratchboards, serigrafia, litografia, madeira e impressão de linóleo.

Combinando estas técnicas com um período de tempo, tipo de letra adequado, bem como uma paleta de cores retro traz estas técnicas experimentadas e verdadeiras, de volta à vida.

Estilos vintage são particularmente populares em mensagens tipográficas tais como bandeiras, escudos e monogramas. Estes elementos podem ser facilmente incorporados num cartão.





Low Poly - É uma abordagem nova e contemporânea em ilustrações de representação mais tradicionais dando o assunto dentro da imagem, um efeito do origami.




Desenhos Rebuscados - Como Amazon está informando sobre a tendência dos livros de colorir para adultos, também temos visto, um aumento na popularidade  de esboços e rabiscos intrincados altamente ornamentados. Estes estilos densamente detalhados são divertidos de se criar e geram um impacto visual em um pequeno espaço.

O método Zentangle® é popular, como são redemoinhos, elementos florais, padrões repetidos e pontos.






Pixel Art - é uma técnica de varredura onde as imagens são divididas em pequenos blocos de cores planas (pixels). Os primórdios da computação gráfica teve pixels muito visíveis devido à baixa resolução das telas utilizadas.

Hoje em dia, temos alta resolução, mas o pixel art ainda mantém o seu lugar em nossos corações e tem visto um ressurgimento da popularidade através da sua utilização em jogos de smartphones e o fenômeno que é o Minecraft®.

Há algo peculiar e nostálgico sobre os objetos reduzidos a simples pequenos quadrados, para mostrar profundidade e perspectiva. Esta é uma tendência que não vai desaparecer tão cedo.




Texturas Pintadas - Texturas são uma maneira inteligente e fácil de adicionar profundidade e caráter a todo o design. Uma das últimas texturas chamando a atenção de designers é a utilização de lavagens de tinta aquarela (tanto rasterizadas e vetorizadas).

Este estilo é uma reminiscência de ilustração de moda, onde um designer iria esboçar as suas ideias, acrescentando lavagens para representar a paleta de cores do look. Estas texturas são muito mais sofisticados do que o velho olhar "splatter grunge" que foi popular há alguns anos atrás.

As novas texturas pintadas têm mais profundidade e variação no tom e forma e podem ser misturadas e combinadas com muitos estilos diferentes ilustração: salpicos simples são usados ​​como elementos de design, enquanto fundos lavados completos, adicionam um toque artesanal. 

You Might Also Like

0 Comments

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista