N Design Curitiba 2010

novembro 06, 2009


O ano de 2010 será marcante para o mundo acadêmico do design curitibano. Em sua 20° edição, o Encontro Nacional de Estudantes de Design, ou mais conhecido como N Design, irá voltar a sua cidade de origem. Curitiba foi a sede da primeira e da oitava edição deste evento nacional que aconteceu em 1991 e 1998, respectivamente, e será novamente em 2010, comemorando os seus 20 anos de existência. Desde seu surgimento, diversas cidades e regiões do país já sediaram o evento, como Santa Maria – RS, Rio de Janeiro – RJ, São Luís – MA, Manaus – AM e Recife – PE.

A última edição aconteceu no mês de julho de 2009 em Pernambuco.
Este evento é muito importante para o mundo estudantil de design, criado vista à necessidade dos acadêmicos em articular, integrar-se e trocar informações sobre o Design no país, sua programação oferece diversas atividades como oficinas, palestras e debates direcionados aos estudantes, visando suprir suas necessidades e desejos que vão além das universidades.

A CONDe (comissão organizadora do N Design) de Curitiba começou a construir sua proposta em dezembro de 2008 para apresentá-la ao CONE Design em janeiro de 2009 e entrar na disputa por sediar o N 2010. Durante os meses que se seguiram foram feitos diversos aprimoramentos no projeto que foi novamente apresentado na reunião do CONE no N Design Pernambuco, quando, por meio de votação dos representantes dos cursos de Design das universidades brasileiras, Curitiba ganhou o direito de sediar o evento pela terceira vez. A proposta da CONDe Curitiba é fazer um N Design com formato de imersão, ou seja, um evento onde todas as atividades serão concentradas em um mesmo local. Para isso está sendo desenvolvida uma cidade-evento, que visa agregar os locais de atividades com a estrutura necessária para que os “encontristas” passem a semana do evento se concentrando na discussão e na produção dentro do design.

O N Design possui atualmente como base o CONE Design (Conselho Nacional de Estudantes de Design), órgão criado em 1998 que tem como objetivo unir os estudantes em prol de discussões e melhorias dos seus contextos. Tanto o CONE Design quanto o N Design são organizados exclusivamente por estudantes, porém englobam docentes e profissionais da área, devido a sua força adquirida durante os anos. Atualmente o evento conta com uma média de 2.500 estudantes, sendo que a 17° edição em Florianópolis conseguiu, além de inovar em seu formato de evento mais horizontal, uma participação de aproximadamente 4.500 estudantes. Isto torna o N Design um evento de grande impacto ao mundo acadêmico do design, atraindo diversos participantes da America Latina e de outras regiões do mundo e possivelmente impactando no futuro do mercado e da produção do design brasileiro.
O 20º N Design acontecerá na Universidade Positivo, que possui excelente estrutura física para receber os 5.000 participantes esperados, entre os dias 11 e 18 de julho de 2010.

Para tal acontecimento, a Conde Curitiba firmou uma parceria com a Universidade Positivo, que agora entra como um dos realizadores desse evento – o maior encontro de estudantes de Design da América Latina.

Venha construir conosco: www.ndesignimersao.com

You Might Also Like

2 Comments

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista