Brinquedos Inesquecíveis - Fofolete & Cia

domingo, maio 25, 2014


Em meados da década de 70, a fabricante grega de brinquedos El Greco lança bonequinhas minúsculas com adoráveis olhinhos azuis brilhantes, usavam touquinha, cabiam na palma da mão e tinham uma caixa de fósforo como embalagem. 

Na Itália, a marca GIG passa a fabricar essas bonecas com o nome de Fiammiferino, havia os modelos que vinham em um ovinho de plástico colorido, que eram chamadas de Ovettino. Também na coleção tinha o Pop Corn, uma versão que era um palhacinho.

O fato é que as pequeninas bonecas fizeram tanto sucesso que logo toda Europa estava fabricando-as. Nos Estados Unidos eram conhecidas como Matchbox Baby, na França se chamavam Feufolettes e aqui no Brasil, seguindo o exemplo francês, elas passaram a ser conhecidas como Fofoletes e eram fabricadas pela Trol, que também licenciou a Le Mimmine que aqui ficou se chamou Gisele, o palhacinho Pop Corn com o nome de Pipoca e a boneca Paciocchino que se tornou Minuche, uma espécie de "Fofolete gigante" que vinha numa sacolinha.
Foi uma verdadeira febre aqui no Brasil, que conquistou crianças e até gente grande, eram colecionáveis, podiam ser facilmente transportadas e eram uma ótima opção para se presentear. Até hoje existe uma legião de colecionadores por todo mundo.

Para concorrer com o sucesso da Fofolete, a Brinquedos Estrela fez o licenciamento para fabricar o bonequinho Mignolino do fabricante italiano Querzola , com o nome de Miudinha, a diferença era que ela tinha o rostinho pintado, bem diferente até da versão italiana do brinquedo. Mas a qualidade da Fofolete era muito superior, a cabeça da boneca era de um plástico muito resistente e ainda possuia os olhinhos azuis de plástico, enquanto que a Miudinha tinha cabeça de borracha. 

As Fofoletes foram fabricadas até meados dos anos 80, quando a Trol faliu. No inicio do anos 2000, a Estrela trouxe de volta a bonequinha, mas ela de nada lembra a versão antiga e mais parecia a boneca Miudinha.  





Palhacinho Pipoca





Mignolino da fabricante Querzola, aqui ficou conhecido como Miudinha






Fofolete versão francesa


Fofolete falsificada, fabricada em Hong Kong

Pierino era como era conhecido os bonequinhos na Inglaterra


Minuche era a versão brasileira da boneca italiana Paciocchino, ela vinha numa sacolinha


Gisele, a versão brasileira da boneca Les Mimmines

Caixinha da boneca Gisele

Boneco Miudinho, o concorrente fabricado pela Estrela

A Miudinha tinha coleção de móveis, mas tinha gente que comprava pra suas Fofoletes.
Fofolete fabricado nos anos 2000


Imagens: Flickr e Ebay

You Might Also Like

2 comentários

  1. Adorei essas informações sobre a fofolete, eu tbm tinha a minha da troll, eu amava. Não sabia q existia essa gisele. Q saudade, esses dias eu vi umas fofoletes da estrela vestidas de coelhinho na americanas, comprei pra mim. Nossa, eu ainda tenho a minha gui gui, está bem feia, parecida com o exorcista, mas ela ainda ri.

    ResponderExcluir
  2. Excelente seu post João Lima. Garimpo tudo sobre Fofolete e ainda não sabia de mtas das informações que vc deu. Sou uma colecionadora sem fanatismo; tenho algumas da Trol e mtas da Estrela. Criei para elas um blog, se vc quiser conhecer é fofoletecolecoes.blogspot.com. Vou adicionar o link do seu blog lá.

    ResponderExcluir