Tendências de Decoração Natalina 2015

setembro 07, 2015


Todo o ano, eu trago para vocês, as tendências de decoração natalina, já virou uma tradição aqui no blog Design Innova e fico feliz ao ver que meu trabalho de pesquisa está inspirando e ajudando quem procura por essas informações.
E como todo ano, eu explico que essas tendências vem da feira internacional Christmasworld, em Frankfurt, na Alemanha, a edição desse ano aconteceu entre os dias 30 de Janeiro e 03 de Fevereiro de 2015, enquanto todo mundo já encaixotava suas decorações de Natal, fabricantes de materiais natalinos estavam lá mostrando todas as novidades, que vão desde um simples laçarote de presente até gigantescas decorações voltadas para shopping centers.
As tendências geralmente não mudam bruscamente de um ano para outro, elas se repaginam com a introdução de novos materiais e novas tecnologias.
Geralmente os temas das decorações são quatro, mas vamos ver primeiros as imagens do que foi exposto na feira e em seguida veremos toda a temática decorativa:






































































Imagens: Messe Frankfurt Exhibition GmbH / Pietro Sutera

Dentre os quatros temas apresentados como tendências para esse ano, temos:


Tendência 01 - Poema de Ternura (Tender Poem) - Lembranças Nostálgicas

O impressionismo é a fonte de inspiração para as notas poéticas neste estilo que é contemporâneo e feminino. Tons quentes de carne, branco, azul pastel e gradações de cinza claro enfatizam a natureza esboçada de um ambiente. Tons dourados e prateados dão toques de modernidade. 

Jardins românticos, naturezas-mortas naturais, cartas escritas à mão, papel amarelado, símbolos, penas e flores aparecem como lembranças de tempos quase esquecidas. Eles combinam com formas ultra delicadas, orgânicas para criar uma imagem global pitoresca. 

O estilo traz seleção de materiais, tais como florais bordados, rendas finas, recortes à laser. harmoniosamente com notas de ouro e prata cintilante, estruturas cristalinas, os efeitos da geada, superfícies espumantes. Transparência, juntamente com efeitos retro-iluminado e de foco suave, é sensivelmente reproduzida com os recursos estilísticos de arte. Como resultado, os padrões aparecem como ilusões íntimas - fugazes, que se movem.




















Na segunda tendência, temos:


Tendência 02 - Ode Mística (Mystic Ode) - apaixonado e dramático 

Com suas raízes no período literário do romantismo, conto de fadas, fantasia e poesia combinam em um estilo decorativo mágico e secreto. Uma paleta de cores que varia de gasolina, preto, cinza basalto e marrom escuro dominam o fundo, com o dourado quente e o vermelho dramático. 

Símbolos místicos e contos de fadas servem como modelos para motivos e padrões fantasiosos costuram os casuais se combinam para criar uma aparência realmente incomum. Na medida em que, por exemplo, que os objetos decorativos em cristal tem sua inspiração tanto de design moderno e exemplo histórico. No uso universalmente decorativo de materiais que dividem espaço com o brilho visivelmente envelhecido: espelhos, pinturas e fotografias dos tempos antigos, pintura marcada pelos anos e pátinas delicadas. Ao lado de tudo isso são características modernas, que podem ser encontrados na combinação de vidro, lantejoulas e miçangas com materiais cotidianos como jeans.




















Na próxima tendência temos:


Tendência 03 - Diário estranho (Weird Diary) - independente e audacioso 

Inspirado pelas correntes da arte contemporânea - do abstrato para a arte de rua - a sagacidade e individualidade deste estilo decorativo nos pega de surpresa. 
Típico do estilo são as combinações de cores incomuns de uma paleta de laranja fresco, cremoso nougat, rosa delicado, hortelã fresca e roxo escuro. Os tons neutros, como o grafite e um cinza aflanelado claro atenuam a intensidade incomum de cor. 

O escovado, efeitos de aerosol e graffiti servem como inspirações para estrutura e padronização. 

Motivos - figuras principalmente de desenhos animados com linhas arrojadas - criam seus efeitos através da sua colocação não convencional. As superfícies são aspergidas, salpicadas, mármorizadas ou cobertas de efeitos multicoloridos animados. Materiais como laminados e PVC aparecem selvagens, coloridos e explosivos. Pinturas ornamentadas, bordados, etiquetas, letras e impressão digital adicionam um toque contemporâneo.











E em seguida temos a última tendência:


Tendência 04Hino Criativo (Inventive Hymn) - elegante e hábil 

O design jovem vanguarda definiu seu foco em materiais tradicionais, formas, técnicas artesanais e processos de fabricação, tanto do seu próprio patrimônio e de culturas estrangeiras. O cenário estilo identificado como Hino Criativo oferece uma sofisticada mistura de elementos tradicionais e modernos. Ele fornece experiências táteis surpreendentes - acompanhado de uma paleta de cores naturalmente subjugada de lã branca, sisal, ardósia, vinho, gasolina e mostarda e incluindo cinza-esverdeado. 

Juntamente com as habilidades artesanais tradicionais, é acima de tudo, o mundo da moda e têxteis que lhe dão o maior impulso para o uso criativo de materiais. Isso é claramente evidenciado nos tecidos marcantes padrões, estruturas florais, franjas e efeitos visuais desgrenhados. Itens dissonantes, como, por exemplo, irregularidades deliberadas, são intencionais e, assim, tornam-se uma marca registrada do estilo. Nos padrões variados e desenhos, motivos com origens em culturas étnicas e folclore complementam a padronização abstrata ou geométrica. Estes são apresentados em outros materiais de alta qualidade, incluindo cerâmica, madeira, metal e couro. Misturas experimentais complexos de formas, materiais ou padrões refletem a fusão de culturas e tornar-se a assinatura individual do designer.
















You Might Also Like

0 Comments

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista