Os 25 Melhores Musicais do Cinema
junho 19, 2010
Que bom seria se a vida fosse como um musical, cantar nos momentos de alegrias e tristezas. Os musicais do cinema cumprem a missão da sétima arte nos fazendo sonhar e trazendo um pouco de enlevo para a vida real. Conheça a lista dos 25 musicais do cinema segundo a
American Film Institute
1) Cantando na Chuva (Singin´ in the rain, 1952) - Don Lockwood (Gene Kelly) e Lina Lamont (Jean Hagen) são dois dos astros mais famosos da época do cinema mudo em Hollywood. Seus filmes são um verdadeiro sucesso de público e as revistas inclusive apostam num relacionamento mais íntimo entre os dois, o que não existe na realidade. Mas uma novidade no mundo do cinema chega para mudar totalmente a situação de ambos no mundo da fama: o cinema falado, que logo se torna a nova moda entre os espectadores. Decidido a produzir um filme falado com o casal mais famoso do momento, Don e Lina precisam entretanto superar as dificuldades do novo método de se fazer cinema, para conseguir manter a fama conquistada.
2) Amor Sublime Amor (West Side Story, 1960) - No lado oeste de Nova York, à sombra dos arranha-céus, ficam os guetos de imigrantes e classes menos favorecidas. Duas gangues, os Sharks, de porto-riquenhos, e os Jets, de brancos de origem anglo-saxônica, disputam a área, seguindo um código próprio de guerra e honra. Tony (Richard Beymer), antigo líder dos Jets, se apaixona por Maria (Natalie Wood), irmã do líder dos Sharks, e tem seu amor correspondido. A paixão dos dois fere princípios em ambos os lados, acirrando ainda mais a disputa.
3) O Mágico de Oz (The Wizard of Oz, 1939) - Esta grande obra-prima dos cinemas é um filme da década de 30, baseado no livro infantil de L. Frank Baum e conta a história de uma garotinha chamada Dorothy que é levada por um ciclone para a fantástica terra de Oz. Neste mundo cheio de magia e encantos, Dorothy vive várias aventuras ao lado de seus amigos e ao mesmo tempo junto com eles procura o caminha de volta para sua casa. Estrelado por Judy Garland, Frank Morgan, Ray Bolger, Jack Haley, Bert Lahr, Billie Burke e Margaret Hamilton, " O Mágico de Oz", é considerado pelos críticos umas das melhores produções de todos os tempos!
4) A Noviça Rebelde (The Sound of Music, 1965) - No final da década de 30, na Áustria, quando o pesadelo nazista estava prestes a se instaurar no país, uma noviça (Julie Andrews) que vive em um convento mas não consegue seguir as rígidas normas de conduta das religiosas, vai trabalhar como governanta na casa do capitão Von Trapp (Christopher Plummer), que tem sete filhos, viúvo e os educa como se fizessem parte de um regimento. Sua chegada modifica drasticamente o padrão da família, trazendo alegria novamente ao lar da família Von Trapp e conquistando o carinho e o respeito das crianças. Mas ela termina se apaixonando pelo capitão, que está comprometido com uma rica baronesa.
5) Cabaret (1972) - Berlim no início da década de 30. O nazismo fazia sua ascensão meteórica, mas a grande maioria das pessoas ainda não tinha noção do terrível poder que aquela força política se transformaria. Sally Bowles (Liza Minnelli), uma jovem americana que canta em um cabaré e sonha em ser tornar uma estrela, se apaixona por Brian Roberts (Michael York), que é bissexual. Ambos se envolvem com Maximillian von Heune (Helmut Griem), um rico e nobre alemão. Quando Sally fica grávida, Brian diz que quer casar e declara não se importar de quem seja o filho. Mas o futuro lhes reserva outro destino.
6) Mary Poppins (1964) - Londres, 1910. Um banqueiro, George Banks (David Tomlinson), resolve redigir um anúncio pedindo uma babá, após Michael (Matthew Garber) e Jane (Karen Dotrice), seus filhos, mais uma vez sumirem e fazerem Katie Nanna (Elsa Lanchester), a babá, pedir demissão. Tentando controlar a situação Winifred (Glynis Johns), a mulher de George, faz tudo para acalmar o marido, mas sua cabeça está voltada para a defesa dos direitos da mulher. As crianças também escreveram um anúncio, que difere bastante da babá que George pensa em contratar, tanto que depois de lê-lo o rasga em oito pedaços e joga na lareira, por tê-lo achado fantasioso demais. Porém, os pedaços de papel milagrosamente voam juntos até uma nuvem próxima, onde está uma pessoa muito especial: Mary Poppins (Julie Andrews). No outro dia chegam muitas candidatas para o cargo de babá, mas um vento misterioso as carrega antes de serem entrevistadas. Chega então Mary Poppins, que desce das nuvens até a casa dos Banks, usando um guarda-chuva mágico como pára-quedas. Ela conhece Mr. Banks e concorda em ficar com o trabalho. Michael e Jane ficam fascinados com Mary Poppins, pois ela é exatamente a babá que sempre sonharam.
7) Nasce Uma Estrela (A Star is Born, 1954) - Norman Maine (James Mason) é um ator decadente e alcoólatra que conhece a dançarina Esther Blodgett (Judy Garland). Logo, uma amizade nasce entre os dois. O romance caminha normalmente até que algumas tensões passam a atrapalhar o casal.
8) My Fair Lady (1964) - Henry Higgins (Rex Harrison), um intelectual e professor de fonética, aposta que conseguirá, no período máximo de seis meses, transformar Eliza Doolittle (Audrey Hepburn), uma simples florista de rua que não sabe falar direito, em uma dama. Mas a tarefa se mostra muito mais difícil do que tinha sido imaginada originalmente.
9) Sinfonia de Paris (An American in Paris, 1951) - Jerry Mulligan (Gene Kelly) é um pintor norte-americano que tenta a sorte grande na charmosa e imortal Paris. Jerry tem seu talento "descoberto" por uma rica mulher, que tem muito mais interesses em Jerry do que apenas em seus quadros. Ao mesmo tempo, ele se apaixona por Lise (Leslie Caron), uma jovem comprometida francesa. Vencedor de 6 Oscar: Melhor Filme, Direção de Arte, Fotografia, Roteiro Original, Trilha Sonora e Figurino.
10) Agora Seremos Felizes (Meet me in St. Louis, 1944) - O local: St. Louis. O ano: 1903. Na família Smith, existem quatro lindas garotas, incluindo Esther, de 17 anos e a pequena Tootie. Esther acaba se apaixonando pelo vizinho récem-chegado, John, que não lhe dá muito atenção à princípio. As coisas mudam quando o Sr. Smith deve se mudar com sua família para Nova York, por causa de seu trabalho.
11) O Rei e Eu (The King and I, 1956) - Em 1862 uma jovem viúva, Anna Leonowens (Deborah Kerr), acompanhada do filho Louis (Rex Thompson), chega em Bangcoc, no Sião, onde foi contratada como professora dos filhos do monarca (Yul Brynner). Entretanto o comportamento dos súditos e a forma que o rei Mongkut faz para impôr sua autoridade criam um choque cultural, no qual se ambos os lados não cederem a convivência será impraticável.
12) Chicago (2002) - Velma Kelly (Catherine Zeta-Jones) é uma famosa dançarina que é também a principal atração da boate onde trabalha. Após matar seu marido, Velma entra em uma seleta lista de assassinas de Chicago, a qual é controlada por Billy Flynn (Richard Gere), um advogado que busca sempre se aproveitar ao máximo da situação. Ao contrário do se esperava, o assassinato faz com que a fama de Velma cresça ainda mais, tornando-a uma verdadeira celebridade do showbizz. Enquanto isso a aspirante a cantora Roxie Hart (Renée Zellweger) sonha com um mundo de glamour e fama, até que mata seu namorado após uma briga. Billy fica sabendo do crime e decide adiar ao máximo o julgamento de Velma, de forma a poder explorar os dois assassinatos ao máximo nos jornais. Assim como ocorreu com Velma, Roxie também se torna uma estrela por causa de seu crime cometido, iniciando uma disputa entre as duas pelo posto de maior celebridade do meio artístico.
13) Rua 42 (42nd Street, 1933) - Os produtores da Broadway Jones (Robert McWade) e Barry (Ned Sparks) preparam um musical em plena era da Grande Depressão. Ele será estrelado por Dorothy (Bebe Daniels) . A rua 42 possui todos os tipos de moradores, desde garotas ingênuas, passando por estrelas que se acham as melhores, loiras assanhadas e damas de vida duvidosa.
14) O Show Deve Continuar (All That Jazz, 1979) - Joe Gideon (Roy Scheider é um diretor de cinema e coreógrafo mulherengo, que trabalha simultaneamente na edição de seu filme e nos ensaios de um musical. Nisto ele sofre um enfarte e, com a vida por um fio, revê momentos da sua vida, transformando-os em sua imaginação em números musicais. Sua atenção é disputada por 4 mulheres: sua namorada, a ex-esposa, a filha e a Morte, representada por uma bela loira vestida de branco, que conversa com ele de forma bem instigante.
15) O Picolino (Top Hat, 1935) - Em Londres, Jerry Travers (Fred Astaire), um dançarino americano, está ensaiando um número de sapateado em seu quarto de hotel, pois foi contratado por Horace Hardwick (Edward Everett Horton), um empresário, para fazer um show. Entretanto, ele acaba incomodando a bela Dale Tremont (Ginger Rogers), a vizinha do quarto embaixo, que aparece para reclamar. Logo Jerry fica apaixonado e, gradativamente, ela também começa a flertar com Jerry. É quando ela pensa que ele é Horace, o marido de Madge Hardwick (Helen Broderick), sua melhor amiga, pois Jerry estava no quarto de Horace. Além disto, Dale tem um envolvimento comercial com Alberto Beddini (Erik Rhodes, um costureiro, que a leva para Veneza para Dale mostrar seus vestidos. Jerry precisa fazer o possível para desfazer a confusão e conquistá-la.
16) A Garota Genial (Funny Girl, 1968) - A atriz Fanny Brice (Barbra Streisand) vê um futuro profissional quando o empresário do Keney's Music Hall a contrata como patinadora. Depois de alguns meses, ela terá seu reconhecimento em Ziegfeld Follies, onde conhecerá Nick Arnstein, um desastrado jogador. Vencedor do Oscar de Melhor Atriz (Barbra Streisand) e indicado a outras sete categorias.
17) A Roda da Fortuna (The Band Wagon, 1953) - Tony Hunter, um ator em decadência, aceita o convite para participar de uma nova montagem teatral em versão musical de Fausto, liderada por um diretor em ascensão e escrita por seus amigos. A peça contará com a presença de Gabrielle Gerard, belíssima e competente bailarina, mas o relacionamento conflituoso entre ela e Tony pode colocar o sucesso da peça em risco.
18) A Canção da Vitória (Yankee Doodle Dandy, 1942) - Números de dança e belas canções contam a história de George M. Cohan, compositor, cantor e dançarino desde criança até a época em que já produzia, dirigia e escrevia seus próprios espetáculos musicais. Época esta em que os Estados Unidos viviam no auge do teatro.
19) Um Dia em Nova York (On the Town, 1949) - Os marinheiros Gabey (Gene Kelly), Chip (Frank Sinatra) e Ozzie (Jules Munshin) irão aproveitar a folga para passar um dia inteiro em Nova York. E a cidade nunca mais será a mesma! Cada um tem seu próprio plano de divertimento: Chip quer ver o máximo da cidade possível utilizando um antigo guia datado de 1905 que seu pai um dia lhe dera, Ozzie deseja encontrar-se com várias mulheres e Gabey, o mais sério, anseia por encontrar a mulher da sua vida.
A aventura dos nossos amigos começa realmente quando, em um túnel do metrô, Gabey vê a fotografia da bela modelo Ivy Smith (Vera-Ellen) e diz ter encontrado a mulher de seus sonhos, arrastando seus melhores amigos a uma busca de sua paixão.
20) Grease - Nos Tempos da Brilhantina (1978) - Na Califórnia na década de 50, Danny (John Travolta) e Sandy (Olivia Newton-John), um casal de estudantes, trocam juras de amor mas se separam, pois ela voltará para a Austrália. Entretanto, os planos mudam e Sandy por acaso se matricula na escola de Danny. Para fazer gênero ele infantilmente lhe dá uma esnobada, mas os dois continuam apaixonados, apesar do relacionamento ter ficado em crise. Esta trama serve como pano de fundo para retratar o comportamento dos jovens da época.
21) Sete Noivas para Sete Irmãos (Seven Brides for Seven Brothers, 1954) - As coisas estão diferentes para os rapazes de Pontipee, agora que seu irmão mais velho arrumou uma noiva e a trouxe para morar em sua cabana. De fato, os irmãos solteirões estão tão inspirados que eles invadem a cidade e carregam suas próprias noivas com eles! Como uma camisa de flanela favorita, tudo se ajusta nesta diversão rústica dirigida por Stanley Donen, coreografada por Michael Kidd e acompanhada por uma excitante trilha musical assinada por Gene de Paul/Johnny Mercer, que ganhou o Oscar. Jane Powell e Howard Keel estrelam, apoiados por um elenco de incríveis dançarinos e belas dançarinas. E que passos! Somente as seqüências do celeiro - os giros, a atlética coreografia com bastões - deixa um sorriso duradouro. "Bless Your Beautiful Hide", uma canção para todos vocês, noivos e irmãos!
22) A Bela e a Fera (Beauty and the Beast, 1991) - Em uma pequena aldeia da França vive Belle, uma jovem inteligente que é considerada estranha pelo moradores da localidade, e seu pai, Maurice, um inventor que é visto como um louco. Ela é cortejada por Gaston, que quer casar com ela. Mas apesar de todas as jovens do lugarejo o acharem um homem bonito, Belle não o suporta, pois vê nele uma pessoa primitiva e convencida. Quando o pai de Belle vai para uma feira demonstrar sua nova invenção, ele acaba se perdendo na floresta e é atacado por lobos. Desesperado, Maurice procura abrigo em um castelo, mas acaba se tornando prisioneiro da Fera, o senhor do castelo, que na verdade é um príncipe que foi amaldiçoado por uma feiticeira quando negou abrigo a ela. Quando Belle sente que algo aconteceu ao seu pai vai à sua procura. Ela chega ao castelo e lá faz um acordo com a Fera: se seu pai fosse libertado ela ficaria no castelo para sempre. A Fera concorda e todos os "moradores" do castelo, que lá vivem e também foram transformados em objetos falantes, sentem que esta pode ser a chance do feitiço ser quebrado. Mas isto só acontecerá se a Fera amar alguém e esta pessoa retribuir o seu amor, sendo que isto tem de ser rápido, pois quando a última pétala de uma rosa encantada cair o feitiço não poderá ser mais desfeito.
23) Garotos e Garotas (Guys and Dolls, 1955) - Comédia musical ambientada no submundo de Nova York, entre pequenos furtos e jogadores profissionais. Marlon Brando é o jogador Sky Masterson e Jean Simmons, uma voluntária do Exército da Salvação. Frank Sinatra completa o trio como o banqueiro Nathan. A história começa quando Brando é desafiado a levar a missionária Simmons para Havana. A aposta funciona até que eles se apaixonam. Oportunidade de se ver e ouvir Marlon Brando cantando ''Luck Be A Lady'', enquanto Sinatra entoa ''Guys And Dolls'' e ''Adelaide''.
24) Magnólia, O Barco das Ilusões (Show Boat, 1936) - Quando o romance "Show Boat", de Edna Ferber, foi publicado em agosto de 1926, ela nunca poderia imaginar que sua história se tornaria a inspiração para uma peça musical da Broadway, que alteraria completamente o curso do teatro musical. Do elenco original, Charles Winninger recria sua espirituosa performance como "Capitão Andy". Helen Morgan é novamente a trágica Julie, a mulata cuja vida muda completamente quando é abandonada por seu marido branco. O cantor cômico Sammy White interpreta novamente Frank, o vilão da trupe do barco; e Francis X Mahoney continua a espantar como um homem com a face de borracha.
A estrela do filme, Irene Dunne, atuou como Magnólia com a companhia original por um ano; o seu acompanhante, Allan Jones, interpretou Gaylord Ravenal na Ópera Municipal de St. Louis. Paul Robeson encantou audiências com "Ol' Man River", quando interpretou Joe em Londres em 1928.
Numa história onde a interação dos personagens é extremamente crucial, este elenco, tão familiarizado com seus papéis os trazem a vida tão intensamente que algumas vezes esquecemos que estamos simplesmente assistindo a um filme.
25) Moulin Rouge - Amor em Vermelho (2001) - Christian (Ewan McGregor) é um jovem escritor que possui um dom para a poesia e que enfrenta seu pai para poder se mudar para o bairro boêmio de Montmartre, em Paris. Lá ele recebe o apoio de Henri de Toulouse-Latrec (John Leguizamo), que o ajuda a participar da vida social e cultural do local, que gira em torno do Moulin Rouge, uma boate que possui um mundo próprio de sexo, drogas, adrenalina e Can-Can. Ao visitar o local, Christian logo se apaixona por Satine (Nicole Kidman), a mais bela cortesã de Paris e estrela maior do Moulin Rouge.
3 Comments
eu acho que o musical que sem dúvida faltou aí nessa lista foi Evita.Sério, era um filme que não devia faltar!
ResponderExcluirE o mais novo Burlesque!
ResponderExcluirMas, com certeza, o melhor musical da lista é Grease!
Achei um absurdo Evita não ter entrado, isso é preconceito com Madonna!
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