Estilos da Música Lounge - Nu-Disco

quinta-feira, agosto 07, 2014


Em 2010, eu comecei a falar sobre a música lounge aqui no blog nesse post, dei uma pincelada sobre o que era e os vários estilos que o lounge possuia.
Agora irei falar sobre cada estilo separadamente e mais detalhado, começando pelo Nu-Disco.
O Nu-Disco é chamada pelos especialistas em música como a Discoteca do Século 21, o termo surgiu em 2002 pela imprensa e começou a ser utilizado como termo em 2008 pelas lojas de álbuns online Juno e Beatport, os vendedores à princípio se referiam à re-edições de originais da era Disco Music dos anos 70, também o Eurodisco e o Italo Disco.
Mais tarde, agregou também os gêneros Electroclash e House francesa. 
Na Europa e Austrália, o Nu-Disco é sucesso absoluto, tanto que algumas discotecas ressuscitaram e pipocaram por todo o continente. As melhores e mais badaladas festas do gênero são promovidas pela gravadora Hed Kandi. Também temos o Horse Meat Disco, que promove noites dançantes para o público gay, em Londres.

Festa Nu-Disco promovida pela gravadora Hed Kandi 


Nu-Disco voltada para o público gay, promovida pelo Horse Meat Disco

O estilo Nu-Disco serviu de pano de fundo para a versão portuguesa da novela Dancin Days em Portugal em 2012

As músicas geralmente são remixes de sucessos das discotecas e danceterias de antigamente, mas também existem bandas que produzem um som totalmente novo com fortes influências no passado, tornando as mais modernas com a música eletrônica. Dentre as bandas que fazem sucesso com o Nu-Disco temos: Televisor, Aeroplane, Tensnake, Poolside, Todd Terje, Miami Horror, Holy Ghost, DVAS, Gigamesh e outros.
Mas o estilo ficou amplamente conhecido através de Daft Punk, Stardust, Modjo, Breakbot, Justice e Duck Sauce.
Nos Estados Unidos, o Nu-Disco está ainda dando os primeiros passos, alguns artistas como Katy Perry e Justin Timberlake produziram algumas músicas.

Até o renomado DJ Bob Sinclair se rendeu ao ritmo da Nu-disco, confira;



Vamos conhecer alguns álbuns desse estilo:



















Existem várias coletâneas de Nu-Disco, a mais conhecida de todos é da Hed Kandi, veja alguns álbuns:







You Might Also Like

2 comentários