Brinquedos Inesquecíveis - Playmobil

sábado, setembro 27, 2014


O Playmobil é mais um daqueles brinquedos que irão passar de geração a geração, sem perder o carisma. 


A história do brinquedo começa em 1971, quando Horst Brandstätter, presidente de fábrica de brinquedos alemã Geobra Brandstätter pede ao chefe do departamento de design, Hack Beck, criar algo novo.





Em 1972, o Playmobil era patenteado, os bonecos chamados de Klicks, de apenas 7,5 cm, possuíam um sistema inteligente de encaixes que dispensava cola e parafusos. A ideia do brinquedo era utilizar pouco plástico, pois o mundo passava por uma crise do petróleo na época, piorando em 1973. 


Em 1974, era oficialmente era lançado o Playmobil na Feira Internacional de Brinquedos de Nürnberg. As 3 primeiras figuras de ação eram o cavaleiro, obreiro e o índio, os rostinhos eram pintados eram simples, sem o nariz, como nos desenhos que as crianças fazem.



O Playmobil System eram vendidos de forma atender todos os bolsos, haviam as caixas com personagens e cenários completos, também os bonecos vendidos em embalagens blisters que eram mais baratos.


Em 1974, surgem as primeiras figuras femininas com enfermeiras e donzelas, mas tarde lançam mulheres piratas, pilotos e agentes secretos. Com isso, o Playmobil deixa de ser um brinquedo exclusivamente dos meninos.


Em 1978, havia sido lançado o Playmobil Color, com figuras com roupas e acessórios em branco, onde poderiam ser pintados e customizados com canetinhas que vinham na caixa.


Já em 1981, aparecem as primeiras figuras de meninos e meninas do Playmobil, com apenas 5,5 cm de altura. 


Os bebês Playmobil nasceram em 1984 com apenas 3,5 cm de altura.





Em 1983, era lançado o assustador Playmobil Fantasma, que era feito de plástico fosforescente que brilhava no escuro. 

Em 1986, o Capitão Pirata era o primeiro Playmobil que era "barrigudinho". 



Em 1989, era lançada a coleção 1900 com o charme e o estilo da Belle Epoque, com personagens e cenários com apelo nostálgico.

No começo dos anos 90, surge a linha Playmobil 123, voltado para bebês, que não contém peças pequenas que possam ser engolidas.


Papai Noel aparece em 1995 se tornando personagem integrante do Playmobil.



Em 2006, com a Copa do Mundo na Alemanha, surgem os bonecos Playmobil, jogadores de futebol que possuem uma alavanca na perna, que permitem chutar bola.




Os mistérios do Antigo Egito viraram tema da coleção lançada em 2008, com pirâmide, esfinge, múmias, sarcófagos e até deuses egípcios. Nesse ano, Hack Beck falece, deixando um grande legado.


Em 2010, os bonecos do Playmobil vão à praia, pela primeira vez, eles vestem trajes de banho como maiôs, bermudas e biquinis.


Em 2011, surge Playmobil Figures para meninos e meninas, são figuras surpresas que vem em pacotinhos, que são montadas e depois combinadas.


A Playmobil grávida foi lançada em 2012.



As figuras femininas em 2013 passaram a trocar de vestidos, pela primeira vez.


O Playmobil chegou ao Brasil em 1977, licenciado pela fabricante de brinquedos Trol, se tornando um sucesso imediato.


No início dos anos 90, a Trol falia e quem passou a fabricar o Playmobil no Brasil foi os brinquedos Estrela.

Atualmente, a Sunny Brinquedos importa o Playmobil diretamente da Alemanha.



Várias etnias nas coleções do Playmobil





Via: Playmobil,The Vintage Toy Advertiser, Ebay, Collectobil, Juguetes del Colecionista, Pinterest

Mais postagens nostálgicas no blog Nostalgiarama

You Might Also Like

0 comentários