Os 25 Melhores Filmes Noirs do Cinema

sexta-feira, setembro 12, 2014


Filme Noir (pronuncia-se "noar", vem do francês: negro) é um gênero cinematográfico que surgiu nos anos 40, são  rodados em preto e branco, com abuso dos contrastes, ângulos ousados, fotografia que fugia do padrões hollywoodianos e apresentavam tramas geralmente policiais e de suspense, com personagens masculinos charmosos e viris, mulheres sedutoras e perigosas, veio daí a expressão "femme fatale".
Os filmes noirs tiveram inspiração no expressionismo alemão, que procuravam mostrar mais realismo e a opressão da vida real.
Vamos conhecer os melhores filmes do gênero, segundo os especialistas em cinema de várias revistas especializadas.


1) Fuga do Passado (Out of the past, 1947) - Jeff Bailey (Robert Mitchum), pacato funcionário de um posto de gasolina, é obrigado a reviver seu turbulento passado quando é localizado pelo gângster Whit Sterling (Kirk Douglas). Jeff, outrora um experiente detetive, foi contratado por Whit e acabou pecando ao misturar negócios e romance, envolvendo-se com Kathie (Jane Greer).




2) À Beira do Abismo (The Big Sleep, 1946) - Um detetive particular, Philip Marlowe (Humphrey Bogart), é chamado por Sternwood (Charles Waldron), um milionário que diz que está sendo chantageado novamente, pois há dois anos pagou US$ 5 mil para que Joe Brody (Louis Jean Heydt) deixasse Carmen (Martha Vickers), sua filha mais nova, em paz. Agora Arthur Gwynn Geiger (Theodore von Eltz) quer receber alguns milhares dólares, referentes a dívidas de jogo de Carmen. Philip aconselha que a dívida seja paga, pois Carmen assinou promissórias, mas Sternwood quer de qualquer maneira ficar livre de Geiger e diz para Marlowe cuidar disto. Antes que saia da mansão Vivian (Lauren Bacall), a filha mais velha de Sternwood, fala com Marlowe e lhe pede que encontre Shawn Regan, um grande amigo de Sternwood, que desapareceu. Marlowe segue Geiger até a casa dele e fica vigiando. Então repentinamente ouve um tiro e vê um carro fugindo. Marlowe constata que Geiger foi morto e ao lado dele está Carmen, que não tem noção do que está acontecendo, pois está drogada. Ele a leva para casa e deixa Carmen aos cuidados de Vivian, construindo um álibi ao dizer para Vivian que, para todos os efeitos, Carmen ficou ali toda a noite. Porém esta era apenas a primeira de várias mortes.




3) O Terceiro Homem (The Third Man, 1949) - Após a 2ª Guerra Mundial, chega em Viena Holly Martins (Joseph Cotten), escritor americano de 6ª categoria. Holly estava em crise e sem dinheiro, mas seu velho amigo de escola Harry Lime (Orson Welles) lhe prometera um trabalho. Holly tenta encontrar Harry e então fica sabendo que ele foi atropelado e teve morte instantânea. Intrigado, o escritor decide fazer sua própria investigação sobre o misterioso passado do amigo e descobrir o que de fato aconteceu.



4) No Silêncio da Noite (In A Lonely Place, 1950) - O roteirista Dixon Steele (Humphrey Bogart) é conhecido por ter um temperamento bem explosivo, o que dificulta um pouco sua carreira. Steele tem a chance de recomeçar roteirizando um livro de grande sucesso, mas como não quer ler o livro convida para ir na sua casa a funcionária da chapelaria Mildred Atkinson (Martha Stewart), para lhe contar a história com suas próprias palavras. Um pouco depois da meia-noite ele diz para Mildred que está cansado, agradece a colaboração, dá a ela o dinheiro do táxi e se despedem. Mas naquela mesma noite ela é morta e Steele é o principal suspeito. Seus antecedentes de comportamento violento e seu macabro senso de humor acabam por complicá-lo ainda mais. Para sua sorte Laurel Gray (Gloria Grahame), sua amável vizinha, lhe proporciona um álibi. Laurel era exatamente o que Steele precisava e a amizade deles rapidamente se transforma em amor, mas talvez as desconfianças, dúvidas e demônios internos de Dixon atrapalhem essa relação.




5) Pacto de Sangue (Double Indemnity, 1944) - Walter Neff (Fred MacMurray), um vendedor de seguros, é seduzido e induzido por Phyllis Dietrickson (Barbara Stanwyck), uma sedutora e manipuladora mulher, a matar seu marido, mas de uma forma que pareça acidente para a polícia e também em condições específicas, que façam o seguro ser pago em dobro (no caso, 100 mil dólares).




6) A Marca da Maldade (Touch of Evil, 1958) - Ao investigar um assassinato, Ramon Miguel Vargas (Charlton Heston), um chefe de polícia mexicano em lua-de-mel em uma pequena cidade da fronteira dos Estados Unidos com o México, entra em choque com Hank Quinlan (Orson Welles), um corrupto detetive americano que utiliza qualquer meio para deter o poder.




7) Crepúsculo dos Deuses (Sunset Boulevard, 1950) - Para fugir dos representantes de uma financeira, Joe Gillis (William Holden) se refugia na decadente mansão de Norma Desmond (Gloria Swanson), antiga estrela do cinema mudo. Quando Norma descobre que Joe é roteirista, contrata-o para revisar o roteiro de Salomé, que marcará seu retorno às telas. O filme é insuportável, mas o pagamento é bom e como ele não tem muito o que fazer, aceita. Mas o destino lhe reserva surpresas.




8) Gilda (1946) - Johnny Farrell (Glenn Ford) é promovido a gerente de um famoso clube noturno em Buenos Aires, de propriedade de um amigo seu. Quando Gilda (Rita Hayworth), a mulher de seu amigo, é apresentada a Johnny ele a reconhece, pois tiveram um caso no passado. É quando o antigo amor existente entre os dois é reacendido.



9) A Morte Num Beijo (Kiss Me Deadly, 1955) - O detetive particular Mike Hammer (Ralph Meeker) é surpreendido numa estrada por Christina (Cloris Leachman), uma loira que veste apenas um sobretudo. Ele dá carona à desesperada jovem, mas os dois acabam perseguidos, agredidos e jogados de um penhasco. Mike sobrevive e decide investigar o crime.




10) Relíquia Macabra (The Maltese Falcon , 1941) - Um detetive particular (Humphrey Bogart) é procurado por uma mulher misteriosa (Mary Astor), que alega estar sendo ameaçada. Mas tanto o seu perseguidor quanto o homem encarregado de protegê-la aparecem mortos e tudo gira em torno de uma estátua de falcão de valor incalculável.




11) Mortalmente Perigosa (Gun Crazy, 1950) - Logo após deixar o exército, Bart Tare (John Dall) vai com um amigo até uma celebração. Lá ele conhece a garota perfeita: Annie Laurie Starr (Peggy Cummins). Linda, destemida e exímia atiradora, a jovem é tão apaixonada por armas quanto ele e o casamento não tarda a acontecer. A parceria amorosa transforma-se também em criminosa e os dois iniciam uma série de assaltos, chamando a atenção da polícia.



12) Lolita (1962) -  Erudito professor universitário britânico vai trabalhar nos Estados Unidos e lá fica tão obcecado por uma ninfeta de 14 anos que casa sua mãe, para estar próximo dela. Porém, quando a esposa morre atropelada ele acredita ser o momento adequado para seduzir a enteada, mas algo acontece que pode prejudicar seus planos.



13) O Grande Golpe (The Killing, 1956) - Após cumprir uma pena de 5 anos, Johnny Clay (Sterling Hayden) está convencido de que se o ladrão não fizer um plano perfeito ele será preso, independente da quantia. Assim, decide apostar alto e elabora uma complexa trama para assaltar o hipódromo. Se der certo, ele e seus cúmplices ficarão ricos, pois calcula que obterá no assalto 2 milhões de dólares, mas tudo tem que funcionar como engrenagens de uma máquina e basta uma delas não se ajustar para tudo fracassar.



14) Os Assassinos (The Killers, 1946) - Brentwood, Nova Jersey. Al (Charles McGraw) e Max (William Conrad) entram numa lanchonete procurando pelo "Sueco" (Burt Lancaster), pois têm de cumprir um contrato de assassinato. O dono da lanchonete diz que o Sueco, que é conhecido como Peter Lund, não irá lá naquela noite, pois são seis horas. Ele afirma que quando o Sueco vai lá jantar sempre chega antes deste horário. Al e Max partem, sendo que Nick Adams (Phil Brown), que trabalha com Peter, estava na lanchonete. Quando Al e Max chegam vão ao encontro de Peter para avisá-lo, que ouve a advertência sem dar importância e se limita em ficar deitado na cama, pois está cansado de viver fugindo. Quando é achado morto, é intrigante o fato dele ter esperado desprotegido em um pequeno quarto por dois assassinos profissionais para eliminá-lo. As razões desta situação são traçadas por Jim Reardon (Edmond O'Brien), um investigador de seguros, pois Peter tinha um seguro no valor de US$ 2.500 cuja beneficiária era Mary Ellen Daugherty (Queenie Smith), a camareira de um hotel em Atlantic City que conhecia Sueco por outro nome e tinha presenciado seu benfeitor tendo um descontrole emocional, que quase o levou ao suicídio.




15) Laura (1944) - Investigando a morte da diretora de uma agência de propaganda, Laura Hunt (Gene Tierney), que teve o rosto destruído por tiros de espingarda, o detetive Mark McPherson (Dana Andrews) interroga Waldo Lydecker (Clifton Webb), seu mentor e um influente jornalista, que considerava Laura não apenas sua maior "criação" mas também sua propriedade pessoal. Laura estava noiva de Shelby Carpenter (Vincent Price), um playboy, para desgosto de Lydecker e da tia de Laura, Ann Treadwell (Judith Anderson), uma mulher rica que era apaixonada por Carpenter. Enquanto a investigação evolui McPherson sente-se atraído pela vítima e, ao ir ao apartamento dela em busca de provas, contempla uma pintura de Laura pendurada na parede. Repentinamente acontece o inesperado, pois Laura surge na sua frente viva e com o rosto sem nenhum ferimento.





16) O Segredo das Joias (The Asphalt Jungle, 1950) - Recém-saído da prisão, Doc Riedenschneider (Sam Jaffe), um mulherengo gênio do crime, já planeja o próximo assalto milionário. Ele recruta seus homens de confiança: Louis (Anthony Caruso), Gus (James Whitmore), Emmerich (Louis Calhern) e Dix Handley (Sterling Hayden), mas pequenas falhas em todos os setores comprometem o sucesso do roubo.




17) O Império do Crime (The Big Combo, 1955) - Um tenente de polícia recebe ordens para interromper a vigilância que fazia de um suspeito de ser chefão da máfia, pois a operação estava custando muito dinheiro ao departamento sem dar resultados. Resolve fazer uma última tentativa para conseguir provas, aproximando-se da namorada do suspeito.




18) Anjo do Mal ( Pickup On South Street, 1952) - O batedor de carteiras Skip McCoy (Richard Widmark) rouba Candy (Jean Peters) no metrô. Ele ainda não sabe, mas dentro da bolsa que acabou de pegar está um pedaço de microfilme com importantes segredos do governo. Candy tenta seduzir Skip para recuperar o material, mas acaba se apaixonando pelo bandido, que agora está na mira da polícia e dos comunistas – verdadeiros donos do filme.




19) Os Corruptos (The Big Heat, 1953) - Dave Bannion (Glenn Ford) é um detetive da polícia extremamente honesto, que fica sabendo que outro detetive cometeu suicídio. Ao conversar com Bertha Duncan (Jeanette Nolan), a viúva, Bannion fica sabendo que ele ficou muito deprimido após saber que era um doente terminal. Porém a amante do morto, Lucy Chapman (Dorothy Green), tinha outra história para contar. Ela afirma que, ao se matar, deixou uma nota detalhando uma complexa trama de corrupção no departamento, que é comandada por Mike Lagana (Alexander Scourby). Agora Bertha quer usar esta nota para chantagear Lagana. Quando Lucy é achada morta ao lado de uma estrada abandonada, com o corpo dela mostrando sinais óbvios de tortura, Dave se convence que a história dela era real e vai até Lagana, o ameaçando de expôr seus crimes. Lagana então ordena que Bannion seja morto, mas a bomba no carro colocada para matar Dave acaba matando Katie (Jocelyn Brando), sua esposa. Lagana alega insubordinação e tira a insígnia de Bannion, mas ele se convence que querem destruir as pistas. Assim Dave investiga o caso, pois quer conseguir justiça. Ele tem como aliada Debby Marsh (Gloria Grahame), a ex-namorada de Vince Stone (Lee Marvin), que deformou metade do rosto dela com água fervente.



20) O Destino Bate à Sua Porta (The Postman Always Rings Twice, 1946) - Califórnia, anos 30. Nick Smith (Cecil Kellaway), o proprietário de um posto de gasolina e restaurante na beira da estrada, contrata Frank Chambers (John Garfield) como frentista. Ele logo passa a ter um affair com Cora Smith (Lana Turner), a jovem e sexy mulher do seu patrão, que o persuade a matar o marido e fazer parecer um acidente.



21) A Dama de Shanghai (The Lady of Shanghai, 1948) - Michael O'Hara (Orson Welles) é um marinheiro que vê a bela Elsa Bannister (Rita Hayworth) passeando de charrete no parque. Ele a ajuda quando ela é assaltada por três homens, levando-a até seu carro. No dia seguinte Michael recebe a visita de Arthur Bannister (Everet Sloane), marido de Elsa e um advogado criminalista consagrado, que deseja que ele trabalhe em seu iate durante uma viagem que o casal fará. Inicialmente relutante, Michael aceita o trabalho devido à atração que sente por Elsa. Na viagem também está George Grisby (Glenn Anders), sócio de Arthur, que oferece a Michael US$ 5 mil caso ele o mate.




22) Pacto Sinistro (Strangers on a Train, 1951) - Guy Haines (Farley Granger), um tenista profissional, tem a oportunidade de conhecer Bruno Antony (Robert Walker), um rico perdulário, em um trem. Tendo lido tudo sobre Guy, Bruno está sabendo que o jogador de tênis tem um casamento infeliz com Miriam (Kasey Rogers) e foi visto na companhia de Anne Morton (Ruth Roman), a filha de um senador. Inoportunamente, Bruno revela para Guy que sempre odiou seu pai. Guy escuta Bruno discursar sobre a teoria da "troca de assassinatos". Supondo que Bruno matasse Miriam e Guy, em troca, assassinasse o pai de Bruno, não haveria conexão entre os assassinos e suas vítimas e no momento das mortes os interessados teriam álibis que os deixariam livres de qualquer suspeita. Ao chegar no seu destino Guy se despede de Bruno, sem pensar mais na teoria homicida dele, que considerou uma piada. Mas Bruno em sua loucura entendeu que havia um pacto entre eles. Em pouco tempo Miriam é estrangulada e agora Bruno quer que Guy mate seu pai e cumpra sua parte no acordo.




23) Cidade Nua (The Naked City, 1948) - Em Nova York, durante a madrugada, uma bela modelo de 26 anos, Jean Dexter, é brutalmente morta em seu apartamento e logo após um dos assassinos mata o cúmplice. No dia seguinte uma viúva de 42 anos, Martha Swenson, que faz serviços domésticos para Jean, acha horrorizada o corpo de sua patroa. Investigam o caso o veterano detetive Dan Muldoon (Barry Fitzgerald) e Jimmy Halloran (Do Taylor), seu dedicado mas inexperiente auxiliar. Frank Niles (Howard Duff) é chamado para depor e diz várias mentiras, mas tem álibi que o inocenta. Fica claro que ele está envolvido em algum golpe e sabia quem seriam os possíveis assassinos de Jean. Na caça ao criminoso pessoas são seguidas e espantosas verdades são reveladas, levando a polícia a fazer um obstinada investigação.



24) Dentro da Noite (They Drive by Night , 1940) - Raft, Bogart e Hale são motoristas de caminhão que carregam frutas e legumes para supermercados da cidade. Enquanto Raft envolve-se com a mulher (Lupino) do patrão, Bogart e Hale se metem numa trama de assassinato.



25) O Expresso de Xangai (Shangai Express, 1932) - China, 1931. Durante a guerra civil, um trem vai de Pequim a Xangai e o que causa alvoroço mesmo, apesar dos temores com a guerra, é a presença da bela cortesã Shanghai Lily (Marlene Dietrich). Além dela, figuras como um mestiço enigmático, uma chinesa misteriosa e um major francês também estão na viagem. Por causa da confusão política que era o país na época, o trem é parado por tropas do governo que prendem um rebelde, só que depois quando o trem volta a andar, outro problema. O sr. Chang (Warner Oland) se revela um comandante rebelde e resolve tomar o trem com suas tropas e também fazer um passageiro de refém. O capitão britânico Donald Doc (Clive Brook), ex-amante de Shanghai Lily, é o escolhido.

Sinopses via: Adoro Cinema, Cineplayers e Interfilmes

You Might Also Like

0 comentários