Design Space Age

julho 19, 2009

Barbarella (1968) é exemplo do Space Age no cinema


Propaganda da margarina Delicia em 1969, a chegada do homem à lua ajudando a vender produtos

Os Jetsons (1962)da Hanna Barbera, a influência da conquista espacial no cartoon


Porta guarda chuva Umbrella Stand criado pelo designer Gino Colombini em 1965


Telefone Grillo criado pelo designer Richard Shapper em 1965

Gravador Pop Record Player criado pelo designer Mario Bellini em 1968


Dalu Lamp criada pelo designer Vico Magistretti em 1969


O aeroporto de Los Angeles projetado pelo arquiteto Paul R, Williams em 1962 é um bom exemplo da arquitetura space age



Lava Lamp criada por Edward Craven em 1968



Bubble Chair criada pelo designer Eero Aarnio em 1968


Luminária Sputinik (1960)


Rádio AM FM Weltron 8 (1970)


Televisão Videosphere da JVC (1970)



Coleção Moon Girl de André Courrèges em 1965



Roupas criadas pelo estilista Paco Rabanne em 1966



Capacetes criados pelo estilista Pierre Cardin


Amanhã completa 40 anos que a nave Apolo 11 tripulada pelos astronautas Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins pousou no solo lunar, uns acreditam e outros não, mas o fato que a corrida espacial teve uma forte influência e vários beneficios no nosso dia a dia. O forno de microondas que usamos e alguns tecidos sintéticos são exemplos do frutos das pesquisas de tecnologias para enviar o homem à lua. O design e moda também mudaram radicalmente e foi denominada "Space Age" (Era Espacial em português) e explorou novos materiais, começou a se pensar no futuro, muita gente imaginava há 40 anos que quando o ano 2000 chegasse estariam voando de disco voador como no cartoon "Os Jetsons", pelo uma previsão foi certa, todo mundo hoje em dia tem computador em casa.
O plástico foi amplamente utilizado como matéria-prima pelos designer da época, talvez porque é artificial e combina muita bem com um estilo mais futurista. Destaque para o acrílico que virou moda pela sua transparência e cores e foi utilizados em móveis e objetos. Ter uma cadeira de acrílico nos anos 60 era sinônimo de estar antenado com as tendências do momento. As formas do design lembravam espaçonaves, capacetes de astronauta e robôs, tudo parecia ter saído de um filme de ficção científica.
Estilistas como Paco Rabanne, Pierre Cardin e André Courrèges utilizaram tecidos metalizados, metais e plástico em suas coleções. Paco Rabanne desenhou o figurino do filme "Barbarella", um bom exemplo de filme que também recebeu influências da era espacial, apesar da filosofia hippie prosposta. As imagens acima mostram a importância desse evento histórico na criatividade na década de 60 e também que o bom design não morre jamais, aposto que como eu, tem muita gente que adoraria ter alguns desses objetos.


You Might Also Like

0 Comments

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista