Tendências para o futuro - Consumo Inteligente

dezembro 08, 2009

O consumo mudou muito nesses 30 anos. Me lembro quando criança e ia ao supermercado com minha mãe, só havia 2 marcas de leite condensado, uma única marca de amido de milho, uvas passas, nozes e frutas cristalizadas só chegavam aos supermercados em Novembro, no resto do ano eles desapareciam da prateleira.
Hoje se você for comprar amido de milho, tem diversas marcas e todas elas em embalagens amarelas, o que eu chamo de "mimetismo" ou seja a imitação em referência a uma marca tradicional que todos nós brasileiros conheçemos e eu não mencionarei o nome. O mesmo acontece com leite condensado, leite em pó, maionese, e etc... enfim há uma diversidade de produtos.
Porque isso acontece? Depois que foi implantado o código de defesa do consumidor e o Procon, o consumidor ganhou poder e ficou mais exigente. Antes se comprasse algo estragado, você tinha que contar com o bom senso do gerente da loja para trocar a mercadoria ou caso contrário você saia prejudicado. As melhorias ao longo desses 30 anos pode ser percebida através da data de validade que é obrigatória em todos os produtos, nos alimentos que devem conter tabelas nutricionais, o que eu acho que foi uma grande conquista, pois nem todos podem comer as mesmas coisas, existem hipertensos que precisam observar a quantia de sódio para poder consumi-lo com segurança. Também se expandiu a linha de light e diet, para quem precisa fazer um regime ou tem diabetes. A gordura Trans que foi abolida e pensar que comiamos isso sem se preocupar com o perigo de ter as artérias entupidas e sofrer de problemas cardíacos. E agora vemos em letras garrafais nas embalagens "0% Gordura Trans", "Com ingredientes naturais" e "Assado, não frito".
A Internet teve também seu papel nisso, pois aproximou muito mais o consumidor do fabricante de seu produto preferido. Com o serviço de atendimento ao consumidor, ele pode dizer exatamente o que gostaria de consumir deixando assim o produto mais personalizado. Consumo inteligente é isso, você comprar um produto sabendo que a empresa contribui para a melhoria da vida de seus funcionários, comprometimento com o meio ambiente, se as matérias primas são naturais e de qualidade.
Aqui no Brasil, para saber se o produto irá fazer sucesso em todo território nacional, ele é lançado como "edição limitada" na região sul, onde o consumidor é considerado mais exigente. Se for aprovado, ele é distribuído pelo país, mas se for rejeitado, sai de cena.
As sacolas biodegradáveis são outro bom exemplo do consumo inteligente, pois todo mundo fica mais sossegado ao saber que não causará dano ao meio-ambiente.

You Might Also Like

1 Comments

  1. Uia! Ao que tu te referes como região sul? Muito interessante este post. Mantenho-me leitora curiosa por seu blog.

    Um abraço virtual

    ResponderExcluir

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista