Tendências para o futuro - Arquitetura Colorida

dezembro 16, 2009


O mercado de flores Mercabarna em Barcelona, projeto da Willy Miller Architects chama atenção desde a sua fachada com estruturas multicoloridas inspirada justamente nos campos de flores. No interior, a monotonia do cinza é quebra pelas mesmas cores da fachada.




A Senzoku Kaguen, é uma escola de música em Tóquio, projeto da Terada Design & Architects, é um show de cores contrastantes, é alegre e muito estimulante para a criatividade. Tudo foi cuidadosamente planejado para que os andares e programação visual dos ambientes ficassem bem atraentes.





O Fashion Institute of Design em São Diego na Califórnia, projeto da Clive Wilkinson Architects combina tons de amarelo e vermelho com a cor natural da madeira nos detalhes do ambiente criando um efeito elegante e completamente acolhedor.







O Sports Center em Paris é uma imersão lúdica e colorida ao mundo das atividades esportivas, projeto da Koz Architects, é um espaço para as crianças gastarem suas energias num ambiente totalmente alegre e interativo com cores fortes e diferenciadas.



O hotel Andels na Polônia era uma antiga fábrica têxtil de um magnata e foi remodelada pelo projeto do escritório inglês Jestico + Whiles, impressiona quem chega pelas cores intensas que vem das clarabóias do ambiente juntamente com a iluminação especial que parece trazer o céu para perto de quem observa.


O restaurante Wright do Museu Guggenhein, recentemente inaugurado, pois desde 1959, quando o museu foi aberto, não havia um espaço interessante para refeições. O arquiteto Andre Kikoski criou um espaço simples com mesas alinhadas mas com uma integração ao mundo das artes. O artista Liam Gillick, amigo do arquiteto criou um painel em tons de amarelo e laranja em alumínio que dá um efeito interessante e aquece o ambiente do restaurante. O Corian bar ainda recebeu uma pintura especial em pátina com banquetas em couro branco. A iluminação suaviza e deixa o local bem aprazível e aconchegante, totalmente lounge. Todo esse projeto foi baseado nos esboços de Frank Lloyd Wright.


Distopia é o termo usado para designar aquelas obras de ficção científica que mostra um futuro pessimista, frio e opressor da humanidade como por exemplo: Blade Runner e Laranja Mecânica.
Esqueça as imagens que em 2010, teremos ruas cinzentas com sucatas por toda parte. Pelo menos a tendência do futuro é ambientes muito coloridos, com cores bem intensas quase fluorescentes. Mas convem lembrar que as cores são cuidadosamente estudadas para que se aplique devidamente no ambiente com base na psicologia e do bom senso também. Num restaurante ou lanchonete sempre haverá tons de amarelo, vermelho e laranja, pois essas cores estimulam o apetite. Já num ambiente mais lounge como um spa, já combina os tons de verdes e lilás pois são repousantes. Nas imagens acima podemos ver ambientes em várias partes do mundo que já estão seguindo essa tendência.

Via


You Might Also Like

0 Comments

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista