Atenção consumidor na hora das compras
novembro 29, 2010Fim de ano é sinônimo de compras de Natal e toda aquela maratona nas lojas e shoppings. Fiquem esperto na hora de comprar pois as lojas nem sempre cumprem o Código de Defesa do Consumidor.
Todas as lojas desde o segundo semestre desse ano, são obrigadas a possuir um exemplar do Código de Defesa do Consumidor à vista, caso contrário elas tem que pagar uma multa de R$ 1064,10.
Toda loja que possui vitrine, é obrigada a colocar preço em todos os itens expostos de forma clara e legível, o preço à vista e os valor de parcelamento no caso da venda à prazo, bem como informar ao consumidor as taxas de juros praticadas conforme artigo 6.º, III, artigo 31 e artigo 52 do Código de Defesa do Consumidor. Outra coisa que deve ser observada são os "seguros e garantias extendidas" que muitas empresas cobram nas vendas às prazo de forma embutida na parcela e o consumidor não percebe. Isso são "serviços não solicitados" e pode virar caso de PROCON.
Preste muita atenção e desconfie quando uma loja oferecer preço à prazo com o mesmo valor do preço à vista, isso significa que está embutido juros no valor do produto e isso também é uma prática desleal, e desrespeita o inciso II, do art. 6.º, do Código.
Artigos alimentícios com o preço super reduzido e colocado em promoção, merece atenção pois o produto pode estar com prazo de validade vencendo e o supermercado querendo se livrar logo da mercadoria. Às vezes o prazo de validade da embalagem é muito curto para se consumir o produto totalmente.
O consumidor deve pedir um bom desconto no caso do produto ser a "ultima peça" na loja, pois pode não haver outra para substituição no caso de defeito. Isso também vale para produtos que são expostos em vitrines e que são os últimos das lojas. Muitas lojas de móveis planejados oferecem descontos no caso de lançamento de novas peças e eles necessitam expor, por isso acabam vendendo os que estão expostos no showroom por um preço até 50% mais baratos.
Resista a tentação de comprar produtos "top de linha", eles tendem ir caindo o preço como no caso dos aparelhos de Blu Ray que no Natal passado estavam caríssimos e agora estão começando a ficar com preços melhores e a tendência é ir ficando mais barato.
O pior defeito do consumidor brasileiro é não prestar atenção nas embalagens.
No caso de produtos eletrônicos e eletrodomésticos, sempre procure o selo Procel, pois ele contém informações valiosas de quanto o produto consome de energia por mês.
No caso de produtos alimentícios, preste atenção nas tabelas nutricionais, às vezes você pode querer presentear um amigo ou parente com um panetone ou chocolates, observe a tabela nutricional pois se a pessoa tiver algumas restrições alimentares, a tabela contém essas informações. Diabéticos não podem comer coisas com açúcar, hipertensos não podem consumir muito sódio (sal) e ainda tem as pessoas com a doença celíaca que não podem consumir gluten.
No caso de brinquedos, o Inmetro fez os testes a aprovou muitos deles o qual recebem um selo com a faixa indicativa. Então compre o brinquedo certo para a idade certa, mesmo que seu filho apronte um escândalo na loja.
0 Comments