O design como ferramenta para potencializar os negócios

segunda-feira, outubro 24, 2011

Evento mostra como as empresas podem inovar por meio do pensamento de design e, assim, gerar valor real para suas marcas, produtos e serviços com vantagens competitivas
Steve Jobs, co-fundador da Apple morto em 5 de outubro, dizia que “design de um produto não se restringe a sua aparência. Design é como ele funciona”. Também costumava afirmar que a sua empresa tem a ver com pessoas que pensam fora do quadrado. 
Em plena sintonia com essas duas máximas, acontece, em 26 de outubro, no SENAC Consolação, SP, Design Forum Inovação, promovido pela Siq Marketing. “Voltado para empresários, profissionais de marketing, designers, arquitetos e profissionais do setor moveleiro, o evento terá o foco em gestão e na importância de olharmos o negócio sob a perspectiva do design”, comenta Maurício Siqueira, diretor-executivo da Siq Marketing.

Quando esta linha de pensamento é adotada, segundo Siqueira, as empresas inovam e potencializam seus negócios gerando valor real para suas marcas, produtos e serviços, com vantagens e competitivas.

Com palestras dos designers Marcos Antonio Batista, Andre Cruz, Marcelo Teixeira e Carlos Zardo, o Forum trará as aplicações dos conceitos de Design Estratégico com foco nos resultados. Será ainda palco para apresentação de cases da Mabe Eletrodomésticos, Colchões Americanflex e CSN (embalagem do Leite Moça).

Palestrantes
Marcos Antonio Batista - coordenador de pós-graduação do IED Brasil explicará que design é muito mais do que normalmente se supõe. “O design deixou de ser associado apenas à estética, forma e decoração. Diante das novas ferramentas de criatividade, o designer é hoje responsável por toda uma cultura da criatividade, navega em uma série de áreas e disciplinas; trata-se de um profissional de conhecimento múltiplo que faz o link de interpretação do desejo do consumidor até a viabilidade do produto”. Marcos participou - desde a concepção - do Cooktop e do novo fogão Continental, ambos da Mabe Eletrodomésticos, que receberam diversos prêmios de design.

André Cruz - professor do IED Brasil defende, em sua explanação, que a inovação passa obrigatoriamente pelo design. “Trabalhamos com gestão estratégica de design em empresas e indústrias, reposicionamento de marca, consultoria criativa e implantação da cultura da inovação, culminando no desenvolvimento de produtos”, sintetiza. O escritório de André assinou a nova linha infantil e infanto-juvenil para a Americanflex. Com jogos impressos digitalmente graças a recursos avançados de tecnologia, o design do produto abriu um novo mercado de atuação da empresa, são produtos multifuncionais, interativos e práticos e ao mesmo tempo com preços acessíveis.

Marcelo Teixeira – o arquiteto especialista em mercado de luxo, aplicado ao design de aeronaves, falará sobre o design como objeto de desejo e a sua influência como experiência de consumo. "Design é a comunicação de valores e conceitos, traduzidos por experiências sensoriais aplicadas a serviços, produtos e ambientes". Durante sua palestra, o arquiteto irá contar diversos cases do mercado de luxo, entre eles o da British Airways, companhia aérea que inovou ao desenvolver os assentos de primeira classe ao estilo cocoon, a partir da observação da experiência do usuário em voo, trazendo mais conforto, praticidade e privacidade. No passado, Marcelo foi o responsável pela concepção e o lançamento de todo o portfólio das aeronaves executivas da Embraer e atualmente desenvolve e personaliza conceitos de interiores de aviões e helicópteros para celebridades.

Carlos Zardo - com ampla experiência em estratégia e embalagem, abordará o design como grande ferramenta de inovação para agregar valor nos produtos e processos. “Design é a forma de pensar, o jeito de fazer as coisas diferenciadas e de gerar resultados, um olhar estratégico anterior à tecnologia”, define. Zardo foi um dos responsáveis pela concepção da nova lata do produto Leite Moça, desenvolvida para a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). O projeto tornou-se um exemplo de como fazer o mercado assimilar o potencial, no caso do aço, dentro do universo da embalagem.

Perfil
Fundada em 2005, a SIQ MKT é uma agência de marketing que promove networking e proporciona atualização profissional, por meio de ações nacionais e internacionais. Está focada nas áreas de Eventos, Experience, Cursos e Projetos Especiais.

Via: RS Press

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