Os 45 Anos da Luminária Pillola

janeiro 13, 2013

Anos 60, muita rebeldia e novos tempos chegaram.Os hippies e a contracultura, movimentos artísticos como o Pop Art, Op Art e o psicodelismo expressavam tudo isso. Protestar e se rebelar contra a sociedade capitalista, materialista e manipuladora era a palavra de ordem.
Na história do design não foi diferente, pode-se dizer que o grande "boom" do design foi no anos 60, com a descoberta do plástico como um material versátil para criar várias peças, incluindo móveis.
Na Itália, existiu um movimento anti design chamado Design Radical, que atacava as correntes do "bom gosto" da Gestalt e ainda era completamente contra o consumismo e o racionalismo industrial. Dentre os designers desse movimento, podemos destacar Cesare Casati e Emanuele Ponzio que criaram em 1968 para Ponteur, a luminária Pillola, que supostamente faz uma referência à pilula anticoncepcional que foi o pivô da revolução sexual daquela época. 
A luminária feita em plástico PVC e acrílico, possui a parte superior branca e a base que era colorida e podia ser encontrada nas cores: azul, amarelo, vermelho e verde, em uma posição inclinada. Foi projetada para ser usada em mesa. Foi produzida em larga escala, justamente para se opor ao racionalismo, foi criada sem um contexto ou seja, o observador pode supor o que quiser sobre o design da luminária, alguns diziam que era uma apologia às drogas alucinógenas. 
Hoje em dia, virou um objeto cult, sendo procurados por colecionadores do mundo inteiro.





You Might Also Like

0 Comments

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista