Os 80 Anos da Cafeteira Moka Express

janeiro 05, 2013

Em 1933, o italiano Alfonso Bialetti observando uma máquina de lavar bem rudimentar utilizada pelas mulheres na vila de Crusinaldo, na região de Piemonte, teve uma ideia brilhante que revolucionou a arte de se fazer café. A tal máquina de lavar, possui uma caldeira com uma cesta para roupas, a água fervia e subia, escaldando e higienizando as peças. Ele então no seu projeto, foi substituído o cesto por um filtro e as roupas foi modificado para o pó de café, estava pronta o sistema de funcionamento da cafeteira Moka Express
Possui um design octogonal, é dividida em duas partes: água no fundo, um funil com o pó de café na parte inferior e um pequeno filtro com uma válvula de borracha e parte superior onde se armazena o café coado. O café é literalmente fervido na pressão.
O produto virou um verdadeiro ícone do design italiano e um patrimônio nacional para Itália como o Coliseu Romano e a Torre de Pisa, pois afinal 90% da residências possuiam uma. 
A produção da Moka Express, teve um grande salto após a II Guerra Mundial, com campanha de propagandas através de cartazes, jornais, revistas e rádio, o slogan era "Em casa, um espresso como na cafeteria" e também anunciavam que "Até um homem pode fazer o seu próprio espresso". De 10 mil unidades vendidas anualmente, a produção passou a ser de mil cafeteiras por dia. 
O mascote da empresa, o homenzinho de bigode que estampa o corpo da cafeteira, é uma caricatura de Alfonso desenhada pelo seu filho em 1953. 
A legítima Moka Express é feita de alumínio mesmo, pois o regime fascista fez com que a Itália sofresse embargos econômicos e impediu a importação de aço, a solução foi explorar as jazidas de alumínio do próprio país. 
Aqui no Brasil, ficou conhecida simplesmente como "Cafeteira italiana".  





Imagens: Bialetti


Veja um comercial bem engraçado de 1965, mostrando as facilidades da cafeteira:

Veja como usar uma cafeteira Moka Express:

Fonte de pesquisa: Bravo! 100 Objetos Essenciais do Design Mundial

You Might Also Like

0 Comments

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista