Os 35 Anos do Walkman

junho 19, 2014


No 1º de Julho de 1979, a Sony lançava o toca-fitas portátil Walkman e entrou para história como uma nova maneira de curtir música. 
Tudo começou  em 1978,com uma ideia do engenheiro, Akio Morita, também vice-presidente da Sony. Ele queria encontrar uma maneira de escutar suas óperas favoritas durante as viagens chatas de avião. Nesse ano, com ajuda do engenheiro de áudio, Nobutoshi Kihara, é construído o primeiro protótipo, baseado no gravador Pressman, substituindo o circuito de gravação e alto falante por um amplificador mono, mais tarde mudou-se para o estéreo. 
Em 1979, era lançado o Walkman no Japão, Morita odiava esse nome, mas a diretoria da Sony o convenceu a manter esse nome devido aos altos custos da promoção do produto que havia sido feita. 
Já no ano seguinte, em 1980, o som portátil foi lançado no resto do mundo porém com nomes diferentes: Soundabout nos Estados Unidos, Freestyle na Suécia e Stowaway no Reino Unido. Nem é preciso dizer que o produto foi um sucesso imediato, culminando com o modismo da aeróbica e da onda fitness dos anos 80, as pessoas podiam se exercitar, levando junto suas músicas preferidas.
O Walkman logo ganhou concorrentes de outras empresas eletrônicas japonesas como a Panasonic, Aiwa e Toshiba.
Ao longo da história, ano a ano, o aparelho apresentava evoluções, como auto-reverse, equalizador, mega bass e etc.
Em 2010, a Sony encerra a produção dos toca-fitas, devido ao declínio das fitas cassetes, mas não foi o fim do Walkman, ele virou nome de uma linha de som portátil que incluia cds e MP3 players, também celulares.

Walkman TPS-L2 (1979) O primeiro modelo lançado



Walkman WM-2 (1981) vinha com clipe para o cinto e caixa de bateria, conhecido como Walkman II








Walkman Sports (1994) com relógio solar

Soundabout, como era conhecido o Walkman no inicio dos anos 80, nos Estados Unidos

Sony MD (1997)

Familia Walkman

Walkman F22 (1985)


Walkman WM-F10 (1984)

Walkman WM-55 (1986) com auto reverse

Walkman dos anos 90

Walkman MP3 players

Sony Ericsson W800 (2005) o celular Walkman, um dos primeiros a reproduzir MP3

Walkman Circ (2001) MP3 player




Mais postagens como essas, você encontra no meu outro blog Nostalgiarama

You Might Also Like

0 Comments

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista