O Shopping Center Abandonado

terça-feira, junho 24, 2014


Este é o Randall Park Mall localizado em North Randall, estado do Ohio, nos Estados Unidos. Foi inaugurado em 1976 e considerado durante um certo tempo como o maior centro de compras do mundo. O idealizador desse projeto visionário era o empresário Edward e seu irmão arquiteto Frank DeBartolo, eles tinha um corporação.  Na época da construção do shopping, diziam que Edward era um homem extravagante e visitava as obras de helicóptero. 
A ideia era trazer o progresso para pequena North Randall, transformar o lugar numa espécie de "Disneylândia das compras", onde pessoas de várias cidades vizinhas e da região viriam fazer suas compras. 
À princípio, a ideia funcionou, a cidadezinha de 1.500 habitantes, pulou para 5.000 após a abertura do shopping. A área total do shopping e suas 6 lojas âncoras totalizavam 2 milhões de metros quadrados. 
Lojas de renome para os americanos como a Macy, JCPenney, Sears e outras, ocupavam essas lojas âncoras.
O declínio começou em 1998, motivado pelas vendas onlines na Internet, a JCPenney foi a primeira a fechar as portas, depois foi a Macy, Dillard e a Firestone. O shopping foi ficando cada vez menos atrativo, com enormes alas vazias, as pequenas lojas existentes foram prejudicadas no meio do nada e se viram obrigadas a se mudarem , já que se podia comprar o produto, por um preço até menor pelo comércio eletrônico. 
O tiro de misericórdia foi a crise econômica americana que fez com o que o shopping fechasse suas portas em 2008. 
As imagens do shopping vazio, que se tornou um enorme elefante branco foram feitas pelo fotógrafo Seph Lawless.















Via

You Might Also Like

0 comentários