12 Tendências de Consumo para 2012

dezembro 12, 2011



O trendwatching.com, bureau de tendências com sede em Londres, divulga o estudo anual

2012 promete ser um ano bem turbulento. Por isso, trendwatching.com apresenta 12 Tendências de Consumo Cruciais para 2012 que podem gerar inspiração e insight frente às incertezas.


Uma das empresas de tendências mais importantes do mundo, trendwatching.com monitora o globo em busca de tendências de consumo emergentes, insights e inovações aplicáveis aos negócios. Hoje é a única empresa internacional de tendências de consumo que entrega seu conteúdo em português. O Trend Briefing mensal do trendwatching.com é enviado a mais de 160.000 profissionais de negócios em mais de 180 países.
Segue um breve resumo das tendências

1. RED CARPET
Em 2012, todos os formatos, tamanhos e setores dos negócios – se não cidades inteiras e nações – estenderão o tapete vermelho para os novos imperadores; inundando os visitantes e clientes chineses com serviços e regalias feitos sob medida para, de maneira geral, enchê-los de atenção e respeito (incluindo exemplos do Hilton, Starwood e Harrods).

2. DIY HEALTH
Espere ver os consumidores aproveitando novas tecnologias e novos aplicativos para acompanhar sua saúde pessoal e cuidar dela de maneira discreta e contínua, além de receber alertas sobre qualquer mudança (incluindo exemplos da Jawbone, Ford e Lifelens).

3. DEALER-CHIC
Em 2012, os consumidores, além de continuar em busca de ofertas e descontos, também farão isso com prazer, ou até com orgulho. Hoje, ofertas estão relacionadas com mais do que a simples economia de dinheiro: tem que ver com a emoção, a caça, o controle e a sensação de esperteza e, portanto, é também uma fonte de status (incluindo exemplos da American Express, Nokitum e Daitan.)

4. ECO-CYCOLOGY
As marcas vão, cada vez mais, recolher todos os seus produtos para reciclagem (às vezes forçadas por novas legislações), além de reciclá-los de maneira responsável e inovadora (incluindo exemplos da Dell, Nike e Garnier.)

5. CASH-LESS
Será que as moeda se notas de dinheiro vão desaparecer completamente em 2012? Não. Mas um futuro sem dinheiro vivo (finalmente) está de fato chegando, na medida em que grandes marcas como MasterCard e Google trabalham para construir um ecossistema todo novo de pagamentos, recompensas e ofertas que giram em torno das novas tecnologias móveis (incluindo exemplos do Google, PayPal e Square)


6. BOTTOM OF THE URBAN PYRAMID
A maioria dos consumidores mora em cidades e, no entanto, na maior parte do mundo, a vida urbana é caótica, apertada e geralmente não muito agradável. Ao mesmo tempo, a criatividade e a vibração desses consumidores aspirantes cria oportunidades globais promissoras para marcas que se propõem a atender as centenas de milhões de CITYSUMERS de renda mais baixa (incluindo exemplos da PepsiCo, NCR e Aakash.)


7. IDLE SOURCING
Qualquer coisa que faça com que seja absolutamente simples – ou que não exija esforço nenhum – para que os consumidores contribuam com alguma coisa vai fazer mais sucesso do que nunca em 2012. Devido à disseminação de sensores cada vez mais inteligentes nos telefones móveis, as pessoas serão capazes de – e estarão cada vez mais dispostas a – difundir informações a respeito de onde estão e do que estão fazendo, para ajudar a aprimorar produtos e serviços (incluindo exemplos da Street Bump e Waze.)

8. FLAWSOME
Por que, para os consumidores, as marcas que se comportarem de maneira mais humana, inclusive mostrando suas falhas, serão fantásticas.


9. SCREEN CULTURE
Graças à explosão em andamento de smartphones e tablets com tela sensível ao toque e da "nuvem", 2012 verá uma SCREEN CULTURE (cultura da tela) que será, além de mais difundida, também mais pessoal, mais envolvente e mais interativa do que nunca (incluindo exemplos da Sky, 8ta e Huawei.)


10. RECOMMERCE
Nunca foi tão fácil para consumidores espertos revender ou trocar compras antigas por descontos e aproveitar o valor que suas coisas têm no momento. Em 2012, a "troca por desconto" é a nova compra (incluindo exemplos da Decathlon, Amazon e Levi’s.)


11. EMERGING MATURIALISM
Ao mesmo tempo em que as diferenças culturais continuarão a dar forma aos desejos dos consumidores, as pessoas de classe média e/ou mais jovens em quase todos os mercados vão adotar marcas que vão além dos limites convencionais. Saiba que os produtos, serviços e campanhas sinceros, arriscados ou não-corporativos de mercados emergentes estarão em alta em 2012 (incluindo exemplos da Diesel, Johnson & Johnson e Sanitol.)


12. POINT & KNOW
Os consumidores estão acostumados a ser capazes de encontrar praticamente qualquer coisa que esteja online ou que tenha base em texto, mas 2012 trará gratificação instantânea de informação visual ao mundo real com objetos e até pessoas (incluindo exemplos da Starbucks, eBay e Amazon)

Veja a descrição completa em português, incluindo os exemplos de marcas pelo mundo todo que já estão lucrando com essas tendências em trendwatching.com

O trendwatching.com é um bureau de tendências com sede em Londres que vasculha o mundo todo em busca das tendências de consumo mais promissoras, entregando insights e idéias práticas que inspiram a estratégia e a tática das empresas. Com uma rede de mais de centenas de caçadores de tendências em mais de 120 países, trendwatching.com serve os profissionais de marketing, publicidade além de pesquisadores interessados no futuro dos negócios. A empresa é frequentemente citada na mídia brasileira e em publicações internacionais que incluem The Wall Street Journal, CNN e The Huffington Post.
trendwatching.com oferece três produtos:

- trendwatching.com Trend Briefings – informações gratuitas enviadas mensalmente a mais de 160 mil profissionais no mundo e disponível em nove idiomas.
- trendwatching.com Premium Service - é um serviço pago que dá acesso a todas as tendências identificadas pelo trendwatching.com, insights e inovações, além do Annual Trend Report e as tendências organizadas por indústria – da alimentação a serviços financeiros.
- trendwatching.com palestras e workshops
Os clientes atuais do trendwathing.com estão, em sua maioria, entre as empresas listadas na Fortune Global 500 como Sony, Vodafone e Gucci, além das brasileiras, Y&R Brasil, Senai e Itaú.
No Brasil, trendwatching.com tem uma parceria com a empresa de tendências trendroom.com.br
 
Via: Scripto Comunicação

You Might Also Like

0 comentários

Instagram