A Evolução do Telefone Celular - 1995 à 2012

junho 16, 2012

O telefone celular é algo que se tornou crucial em nosso cotidiano, hoje em dia, desde crianças até idosos tem o seu aparelho móvel, o uso do celular se fez tão presente em nossas vidas, que gerou um doença moderna, chamada Nomofobia, que é o pânico de ficar sem poder falar ou se comunicar pelo telefone. A tecnologia melhorou muito e evolui rapidamente. Vamos fazer um retrospecto na história desse gadget que chegou na década passada e veio para ficar.

1995 - Os primeiros aparelhos foram apelidados de "tijolão" pelo seu tamanho grande que mais parecia um telefone sem fio comum. O teclado numérico ficava na parte de cima e as teclas de funções ficava na parte inferior. O celular chegou como um produto para elite, pois era tecnologia de ponta caríssima e apenas os mais abastados usufruíam. No filme "As Patricinhas de Beverly Hills" o aparelho aparece justamente como um produto exclusivo das classes sociais superiores.


1996 - O celular tem o tamanho reduzido, as teclas de função ficam na parte superior e o alfanumérico embaixo. A antena fica mais curta e o display monocromático. O Nokia 9000 se torna o modelo mais popular da época.


1997 - Surgem os primeiros modelos de celulares com antena interna, dando um aspecto melhor ao aparelho como esse da AT&T


1998- Apesar de alguns modelos de celulares não possuírem mais antenas, ainda existiam telefones com uma antena mais curta. Surgem os primeiros aparelhos coloridos, como o Nokia 5110 que fez um enorme sucesso com os celulares em cores vibrantes e variadas.


1999 - O celular sofre mais uma transformação e fica mais compacto, facilitando a portabilidade, o display ainda monocromático melhora um pouco também. Começa o modismo dos aparelhos em cores frias e mais sóbrias como esses da Nokia modelo 3210.


2000 - Fechando o século XX, a Motorola prenunciava novos tempos com o seu modelo A 6188 que viria a ser o primeiro com tela touchscreen do mundo. 


2001 - O telefone celular começa a ter design diferenciado com botões com formas inusitadas, surgem os primeiros modelos com tela de uma cor só, azul, verde ou amarela eram as cores dos display mais vistos nessa época. 


2002 - Foi o ano de grandes evoluções na história do celular, surgem os primeiros modelos com display  grande e colorido, câmera digital 3 MP como nesse modelo Nokia 7650.



2003 - A Samsung lança o modelo S300, primeiro celular flip do mercado, deixando o aparelho ainda mais compacto, com um pequeno display externo para notificar as chamadas e display interno maior para visualizar mais detalhes e ler mensagens de SMS.





2004 - A Motorola lança modelos de celulares que eram considerados os mais finos do mundo. O V3 chegava como um celular sofisticado voltado para um público mais elitizado. 



2005 - A Sony revolucionava o mercado lançando o celular Walkman W800i, o primeiro do mundo que podia se armazenar arquivos de MP3 através da memória stick do aparelho. 



2006 - Os fabricantes de celulares começam a ser preocupar com a estética dos aparelhos, tornando algo do um simples gadget, mas tão elegante quanto um acessório de moda.  O LG Chocolate é um exemplo disso e foi o modelo de celular mais cobiçado na época.


2007 - A Apple lança o iPhone, o primeiro smartphone touchscreen com sistema operacional que permite rodar aplicativos, se tornando um marco divisor da história do aparelho móvel. Possuir um iPhone nessa época era símbolo de status.


2008 - Surgem os primeiros modelos de smartphones com teclado QWERTY e sistema operacional Android.


2009 - O display do celular fica ainda maior e com melhor resolução como o Motorola Milestone.


2010 - Estar conectado na Internet, mesmo que seja através do celular é a nova ordem mundial. O Motorola Backflip permite virar o display para trás tornando a visualização e a interatividade ainda maior.


2011 - Os aplicativos para celulares triplicam, pois os modelos suportam conexão com a Internet. O Samsung Galaxy chega para competir com o iPhone, é ultrafino, câmera de 8MP, display AMOLED e GPS embutido.





2012 - Temos como exemplo o celular Lumia Nokia 800, que roda o Windows 7 Mobile Edition, possui GPS, rádio e Internet. Podemos ver o quanto o celular evoluiu nesse 17 anos de existência, do tijolão enorme a aparelhos compactos e finos, e pelo visto continuará evoluindo ainda mais.



You Might Also Like

11 Comments

  1. Olá tudo bem, estou fazendo um artigo sobre a evolução da interface mobile, e gostaria de saber se você tem a fonte da onde tirou as informações acima, achei muito interessante essa publicação

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. A SONY É UM LIXO PO PS4 É PORCARIA DE CONSOLE
    LIXOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  5. ESQUECEU DO MOTOROLA DE 1997 DA TELESP CELULAR COM CONTA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas mano nessa época eles não tem muita criatividade só isso mesmo , mas não é pra tá jucando eles por causa disso !

      Excluir
  6. Gostaria muito que fosse um passado era mui mas melhor que oigi

    ResponderExcluir
  7. pelomenos coloca as imagens certas

    ps claramente a motorola é a sony

    ResponderExcluir
  8. Jucando???? Seu analfabeto desgraçado!!!

    ResponderExcluir

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista