Os 50 Melhores Filmes do Cinema Britânico - Parte I

novembro 04, 2014


Quando se fala em indústria cinematográfica, automaticamente nos vem à cabeça, os grandes blockbusters hollywoodianos do cinema americano. Mas no velho continente, na terra da Rainha, o cinema britânico possuem alguns destaques que se tornaram verdadeiros clássicos. Vamos conhecer quais são esses filmes, segundo a revista especializada em cinema, Total Film:

1) Lawrence da Arábia (Lawrence of Arabia, 1962) - Em 1935, quando pilotava sua motocicleta, T.E.Lawrence (Peter O'Toole) morre em um acidente e, em seu funeral, é lembrado de várias formas. Deste momento em diante, em flashback, conhecemos a história de um tenente do Exército Inglês no Norte da África, que durante a 1ª Guerra Mundial, insatisfeito em colorir mapas, aceita uma missão como observador na atual Arábia Saudita e acaba colaborando de forma decisiva para a união das tribos árabes contra os turcos.


2) O Terceiro Homem (The Third Man, 1949) - Após a 2ª Guerra Mundial, chega em Viena Holly Martins (Joseph Cotten), escritor americano de 6ª categoria. Holly estava em crise e sem dinheiro, mas seu velho amigo de escola Harry Lime (Orson Welles) lhe prometera um trabalho. Holly tenta encontrar Harry e então fica sabendo que ele foi atropelado e teve morte instantânea. Intrigado, o escritor decide fazer sua própria investigação sobre o misterioso passado do amigo e descobrir o que de fato aconteceu.


3) Laranja Mecânica (A Clockwork Orange, 1971) - No futuro, o violento Alex (Malcolm McDowell), líder de uma gangue de delinquentes que matam, roubam e estupram, cai nas mãos da polícia. Preso, ele recebe a opção de participar em um programa que pode reduzir o seu tempo na cadeia. Alex vira cobaia de experimentos destinados a refrear os impulsos destrutivos do ser humano, mas acaba se tornando impotente para lidar com a violência que o cerca.



4) Os Sapatinhos Vermelhos (The Red Shoes, 1948) - A jovem e promissora bailarina Victoria Page (Moira Shearer) é escolhida para estrelar uma nova montagem de “Sapatinhos Vermelhos” na companhia comandada por Boris Lermontov (Anton Walbrook). Lermontov, autoritário e exigente, demanda de seus bailarinos dedicação total e uma vida devotada à dança. E Victoria coloca sua grande chance em risco ao se apaixonar pelo compositor Julian Craster (Marius Goring).


5) Barry Lyndon (1975) - No século XVIII, Barry (Ryan O'Neal), um aventureiro irlandês, transgride a lei e é obrigado a deixar sua cidade. Junta-se ao exército para logo em seguida tornar-se espião e traidor. Seu principal objetivo é chegar até a aristocracia através do casamento. Ele consegue, mas após um breve período de felicidade, um triste destino o aguarda.



6) Neste Mundo e No Outro ( A Matter of Life and Death, 1946) - Durante a Segunda Guerra Mundial o avião do piloto inglês Peter Carter (David Niven) é abatido. Antes de cair ele faz contato com June (Kim Hunter), operadora de rádio da Força Aérea norte-americana, por quem se apaixona imediatamente. Ele salta para a morte, mas esta não chega. Surpreso com sua segunda chance, ele decide ir atrás de seu novo amor, mas um enviado do céu logo chega para levá-lo, informando que sua sobrevivência foi um equívoco.



7) As Oito Vítimas (Kind Hearts and Coronets, 1949) - Na véspera de sua execução, Louis (Dennis Price), condenado à morte, começa a recordar toda sua vida. Tudo começou quando sua mãe, uma bela jovem que pertencia à aristocracia, decidiu fugir de casa e se casar com um cantor de ópera. Ela logo ficou viúva, mas continuou sendo rejeitada pela família, que sequer permitiu que ela fosse enterrada no mausoléu da família anos mais tarde. Revoltado, Louis jurou vingar-se de todo o clã e recuperar seu título de nobreza.



8) A Ponte do Rio Kwai (The Bridge on the River Kwai, 1957) - Depois de liquidar suas diferenças com o comandante de um campo de prisioneiros japonês, um coronel britânico coopera para supervisionar seus homens na construção de uma ponte ferroviária para os seus captores - enquanto permanece alheio aos planos dos Aliados para destruí-la.


9) Transpotting (1996) - Em Edimburgo, na Escócia, vive Renton (Ewan McGregor), um jovem usuário de heroína que leva uma vida despreocupada, dividindo-se entre seu romance com a estudante colegial Diane (Kelly Macdonald) e os encontros com seus quatro amigos viciados: Sick Boy, (Jonny Lee Miller), um imoral desenhista de HQs fanático por Sean Connery; Tommy (Kevin McKidd), um atleta responsável; Spud (Ewen Bremner), um bobalhão de bom coração e Begbie (Robert Carlyle), um violento sociopata.



10) Desencanto (Brief Encounter, 1945) - Laura (Celia Johnson) e Alec (Trevor Howard) se conhecem por acaso em uma estação de trem, quando ele remove um cisco do olho dela. Ele é médico, ela é dona de casa. Ambos são de classe média, têm meia-idade e são razoavelmente felizes em seus casamentos. Em pouco tempo passam a se encontrar todas as quintas-feiras, mas apenas como bons amigos. Gradativamente surge uma paixão mútua e eles continuam a se encontrar regularmente, apesar de saberem que este amor é impossível.



11) Jogador Profissional (This Sporting Life, 1963) - Em uma partida de rúgbi um jogador é duramente atingido e perde vários dentes. Em uma sucessão de flashbacks é mostrada a trajetória de sua vida, desde quando ainda era mineiro de carvão e sonhava se tornar um profissional de rúgbi. Ele consegue seu objetivo e é considerado um jogador bom mas brutal, além de ter fama de ser uma pessoa arrogante. Ele consegue algum sucesso financeiro e se envolve com a viúva de quem é inquilino, sendo também assediado por uma rica mulher.



12) Este Povo Alegre (This Happy Breed, 1944) - Após a Primeira Guerra Mundial, uma família da classe operária se muda para uma nova casa em Clapham, no subúrbio. Ao lado deles mora Bob Mitchell (Stanley Holloway), que, juntamente com o pai da família, Frank Gibbons (Robert Newton), serviu ao exército no combate. Até a emergência da Segunda Guerra, o cotidiano dos Gibbons compõe uma variação de sucessos e infelicidades.



13) Inverno de Sangue em Veneza (Don´t Look Now, 1973) - Após a trágica morte acidental de sua filha, o casal Laura (Julie Christie) e John Baxter (Donald Sutherland) decide começar uma nova vida em Veneza, onde ele trabalhará na restauração de uma igreja. Lá os dois conhecem duas estranhas irmãs. Uma delas afirma ter contato com o espírito da criança falecida e avisa que o casal corre um sério risco em Veneza. John duvida, mas logo começa a ter misteriosas visões.



14) Kes (1969) - Billy Casper (David Bradley) é um adolescente de 15 anos que já sabe o que é sofrer na vida. Ele tem de enfrentar diariamente todo o tipo de violência física e psicológica, em casa e na escola. O rapaz encontra um pequeno falcão, que passa a chamar de Kes e cuidar com muito afeto. Entretanto, enquanto sua afeição pela ave cresce, crescem também suas humilhações públicas.



15) Sob a Pele (Under the Skin, 2013) - Um alienígena (Scarlett Johansson) chega à Terra e começa a percorrer estradas desertas e paisagens vazias em busca de presas humanas. Sua principal arma é sua sexualidade voraz... Mas ao longo do processo, ela descobre uma inesperada porção de humanidade em si mesma.



16) Brazil (1985) - Sam Lowry (Jonathan Pryce) vive num Estado totalitário, controlado pelos computadores e pela burocracia. Neste Estado futurista, todos são governados por fichas e cartões de crédito e ainda precisam pagar por tudo, até mesmo pela permanência na prisão. Em meio à opressão, Sam acaba se apaixonando por Jill Layton (Kim Greist), uma terrorista.




17) Violento e Profano (Nil by Mouth, 1998) - Retrato primitivo dos relacionamentos familiares desregrados. Raymond é uma bomba relógio humana abastecida pelo álcool. Seus insultos à esposa e cunhado viciado em drogas o conduz à vários momentos angustiantes numa vida manchada de sangue pelo machismo horrível, auto-ódio e auto-piedade.



18) Grandes Esperanças (Great Expectations, 1946) - O pobre Pip, ainda criança, apaixona-se por Estella, que vive com a amargurada e estranha avó numa mansão em ruínas. Financiado por um misterioso padrinho, Pip muda-se para Londres, onde se torna um esnobe almofadinha, mas seu coração continua pertencendo a à fria Estella.



19) A Tortura do Medo (Peeping Tom, 1960) - Mark Lewis (Karlheinz Böhm) é foquista num estúdio britânico. Obcecado em capturar a expressão de medo no rosto das pessoas, ele assassina mulheres para deixar tudo devidamente registrado em filme. Quando criança, Lewis foi usado pelo pai num estudo sobre psicologia do terror, sendo submetido a cruéis experiências. Agora ele planeja montar um documentário com as doentias imagens que vem produzindo durante os crimes.



20) Os 39 Degraus (The 39 Steps, 1935) - Richard Hannay (Robert Donat) é um canadense que está de férias na Inglaterra, e que conhece uma mulher que é assassinada sob circunstâncias misteriosas. A partir daí ele se envolve em uma trama de espionagem, e literalmente algemado à cumplice Pamela (Madeleine Carroll), que o acompanha a contragosto, eles tentam resolver o mistério dos 39 degraus antes que seja tarde. No meio dessa confusão, surge uma improvável história de amor entre Richard e Pamela.



21) Rincão das Tormentas (Brighton Rock, 1947) - Pinkie Brown faz parte de uma gangue que atua na cidade litorânea inglesa Brighton. Quando ele ordena o assassinato de seu rival, Fred, tem de fazer a polícia acreditar que ele se suicidou. Mas Ida Arnold, que estava com a vítima pouco antes do crime, não acredita no suicídio e tentará provar que Fred foi assassinado. A partir daí, Pinkie fará de tudo para ocultar o crime. Mas com sua gangue começando a duvidar de suas habilidades e seus rivais tomando conta dos negócios em Brighton, Pinkie começa a ficar cada vez mais desesperado e violento.



22) Segredos e Mentiras (Secrets and Lies, 1996) - Hortense Cumberbatch (Marianne Jean-Baptiste) é uma mulher negra que foi abandonada quando criança, sendo adotada por uma família. Quando sua mãe adotiva morre, ela decide partir em busca de sua mãe biológica. Só que sua mãe é branca e a teve quando era uma adolescente rebelde, algo que sua atual família não sabia.



23) Dr. Jivago (Dr. Zhivago, 1965) - O filme conta sobre os anos que antecederam, durante e após a Revolução Russa pela ótica de Yuri Zhivago (Omar Sharif), um médico e poeta. Yuri fica órfão ainda criança e vai para Moscou, onde é criado. Já adulto se casa com a aristocrática Tonya (Geraldine Chaplin), mas tem um envolvimento com Lara (Julie Christie), uma enfermeira que se torna a grande paixão da sua vida. Lara antes da revolução tinha sido estuprada por Victor Komarovsky (Rod Steiger), um político sem escrúpulos que já tinha se envolvido com a mãe de Lara, e se casou com Pasha Strelnikoff (Tom Courtenay), que se torna um vingativo revolucionário. A história é narrada em flashback por Yevgraf de Zhivago (Alec Guiness), o meio-irmão de Yuri que procura a sua sobrinha, que seria filha de Jivago com Lara. Enquanto Strelnikoff representa o "mal", Yevgraf representa o "bom" elemento da Revolução Bolchevique.



24) Vingança Redentora (Dead Man´s Shoes, 2004) - Dois irmãos regressam à sua terra natal a qual deixaram anos antes. Apesar da intimidade que os une, são muito diferentes: Richard (Paddy Considine) é forte e decidido, Anthony (Toby Kebbell) mais novo, é hesitante. Acampados na encosta da cidade, tendo-a como vista, relembram o seu passado. Mas eles não vieram para recordar. Richard está de volta para se vingar. Ele sabe o que quer e sabe onde encontrar. A cidade que ele deixou oito anos antes ainda é liderada pela mesma gang de pequenos traficantes e criminosos. A ameaça da sua presença é suficiente para induzir a suspeita. Por que ele voltou? O que ele quer? Quem é ele afinal? Um a um, ele segue-lhes o rasto, provocando o pânico, voltando-os uns contra os outros. Enquanto o grupo se separa, aprendemos a terrível verdade sobre o castigo e como um amor de irmão inspira um violento castigo.



25) Tiranossauro (Tyrannosaur, 2011) - Joseph é um viúvo atormentado. Desempregado, violento e alcoólatra, ele passa a vida descontando sua raiva ao mundo. Um dia, porém, conhece a religiosa Hannah, dona de um brechó de caridade. Apesar das diferenças entre os dois, o jeito acolhedor de Hannah faz com que eles desenvolvam uma forte amizade. Casada, ela tem uma uma vida conjugal aparentemente normal, mas que esconde um marido agressivo e ciumento. Ligados pelo desamparo, Joseph e Hannah precisam encontrar um caminho para suas vidas.

Sinopses: Adoro Cinema, Filmow, Interfilmes e Cineplayers

You Might Also Like

1 Comments

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista