Os 50 Melhores Filmes do Cinema Britânico - Parte II

domingo, novembro 09, 2014


Dando continuidade ao post, com a segunda parte, sobre os 50 melhores do cinema britânico, alguns já se transformaram em verdadeiros clássicos, outros são mais recentes, mas não deixam nada a desejar, mostrando que existem bons filmes além de Hollywood. Quero lembrar que essa lista foi elaborada pela revista especializada em cinema, Total Film.



26) Todo Mundo Quase Morto (Shaun of The Dead, 2004) - Winchester. Shaun (Simon Pegg) trabalha como vendedor e divide uma casa com Ed (Nick Frost), seu melhor amigo, e Pete (Peter Serafinowicz). Ele costuma ir sempre ao pub local, mas Liz (Kate Ashfield), sua namorada, está cansada de lá. Além disto ela sempre reclama que ele não se separa de Ed, apesar de suas piadas bobas e seu desinteresse em fazer algo útil. Para resolver a questão Shaun aceita marcar um encontro com Liz em outro restaurante, mas se esquece de fazer a reserva. Irritada, ela decide terminar com ele. Shaun, arrasado, se embebeda no seu pub predileto ao lado de Ed, sem notar que as pessoas à sua volta estão se tornando zumbis, devido a um estranho fenômeno.



27) Sexy Beast (2000) - Gail (Ray Winstone) é um gângster que resolveu se aposentar da sua vida de crimes e partir em férias com sua esposa Deedee (Amanda Redman) e seus amigos Atich (Cavan Kendall) e Jackie (Julianne White) para a Espanha. É lá que Gail encontra Don Logan (Ben Kingsley), um homem que deseja que ele participe de um grande assalto em Londres e que não aceita um não como resposta. A insistência de Logan é tanta que acaba fazendo com que Gail perca a tranquilidade e retome a paranóia de sua vida de gângster.



28) Monty Python em Busca do Cálice Sagrado (Monty Python and The Holy Grail, 1975) - O Rei Arthur (Graham Chapman) está à procura de cavaleiros que possam acompanhá-lo em uma importante jornada: a busca do Santo Graal. Sir Lancelot, o Bravo (John Cleese); Sir Robin, o Não-tão-bravo-quanto-Sir Lancelot (Eric Idle); Sir Galahad, o Puro (Terry Jones) e outros cavaleiros se dispõem a participar da busca real. O longa satiriza diversos eventos histórios ocorridos na Idade Média.



29) Tudo Começou no Sábado (Saturday Night and Sunday Morning, 1960) - Em uma pequena cidade perto de Nottingham, Arthur Seaton (Albert Finney) é um operador de torno mecânico em uma fábrica. Ele passa cada fim de semana bebendo e transando. Arthur tem um bom salário, o que lhe permite gastar dinheiro em noitadas e isto o faz suportar o emprego, que ele odeia. Arthur está tendo um caso com Brenda (Rachel Roberts), que é casada com um colega de trabalho dele, Jack (Bryan Pringle). As relações sexuais com Brenda são agradáveis para Arthur, mas isso é tudo que ele planeja fazer com ela, enquanto que Brenda almeja algo mais profundo. Paralelamente Arthur conhece Doreen Gretton (Shirley Anne Field), que é jovem e bonita mas tem princípios morais rígidos. Arthur se conscientiza que está apaixonado por Doreen, mas ela não irá para a cama com ele a menos que haja um compromisso sério e isto é algo que ele não está pronto para assumir. Quando Brenda avisa que está grávida, Arthur imediatamente a faz ver Ada (Hylda Baker), a tia dele, esperando que algo possa ser feito para provocar o aborto. A tentativa falha, então ele manda Brenda para um "profissional" e se compromete em pagar 40 libras pelo "serviço". Entretanto na hora de fazer o aborto ela decide ter a criança e assumir todas as conseqüências que esta posição acarretará.



30) O Segredo de Vera Drake (Vera Drake, 2004) - Londres, 1950. Vera Drake (Imelda Staunton) mora com seu marido Stan (Philip Davis) e seus filhos já crescidos, Sid (Daniel Mays) e Ethel (Alex Kelly). Eles não são ricos, mas formam uma família feliz e unida. Vera trabalha como faxineira e Stan é mecânico na oficina de seu irmão. Porém, Vera mantém uma atividade paralela que esconde do resto da família: sem aceitar pagamento, ajuda jovens mulheres a abortarem. Quando uma dessas garotas precisa seguir para o hospital, a polícia começa uma investigação que faz o mundo de Vera desabar.



31) Vestígios do Dia (Remains of The Day, 1993) - 1958. James Stevens (Anthony Hopkins), um homem de idade, em um grande carro antigo começa uma viagem pela Inglaterra em direção ao mar. Por muitos anos ele foi o mordomo-chefe de Darlington Hall, uma famosa casa de campo. Neste época sacrificou sua vida pessoal por vários anos para ter um alto desempenho profissional, mesmo reprimindo seus sentimentos e passasse uma frieza que na verdade não era parte da sua personalidade. Ele está indo visitar Sally Kenton (Emma Thompson), que ele não vê há muito tempo e tinha sido governanta em Darlington. Ele pensa que talvez ela possa ser persuadida a retomar a sua antiga posição, trabalhando para o novo proprietário de Darlington, um congressista americano aposentado.



32) Hunger (2008) - Durante o ano de 1981, uma greve de fome foi iniciada no presídio de Maze Prison, na Irlanda do Norte. O evento ganhou proporções alarmantes e no epicentro da rebelião silenciosa estava o prisioneiro Bobby Sands (Michael Fassbender), alguém disposto a levar a mente e o corpo aos limites da capacidade humana.



 33) Quatro Leões (Four Lions, 2010) - Um grupo de jovens muçulmanos que vivem em Sheffield, decidiram radicalizar-se e tornarem-se homens-bomba. Dois membros do grupo, Omar ( Riz Ahmed ) e WAJ ( Kayvan Novak ), vão para campo de treino terrorista no Paquistão. Os outros dois são Barry e Faisal ,que se convertem ao Islão e treinam para ser homens-bomba. Um quinto membro, Hassan (Arsher Ali), é recrutado por Barry enquanto Omar e WAJ estão no Paquistão.



34) O Homem de Palha (The Wicker Man, 1973) - O policial Neil Howie (Edward Woodward) chega à ilha de Summerisle, na Escócia, para investigar o desaparecimento de uma jovem. Logo ele descobre que os habitantes não estão nem um pouco dispostos a colaborar. A tensão e o mistério aumentam ainda mais quando ele conhece o Lord Summerisle (Christopher Lee), um poderoso fazendeiro que lidera uma estranha seita pagã.



35) Coronel Blimp:Vida e Morte (The Life and Dead of Colonel Blimp, 1943) - Clive Candy (Roger Livesey) é um veterano da Guerra dos Boers e também da Primeira Guerra Mundial. Um experiente militar inglês que cultiva valores como o cavalheirismo, a honra e a cordialidade, e acredita que todos os conflitos da vida devem ser encarados seguindo esses princípios. O que ele não percebe é que o mundo à sua volta mudou, e que agir como ele age parece ultrapassado e antiquado em tempos de Segunda Guerra Mundial. No entanto, mesmo quando ele perde a mulher para um alemão, Clive se mantém fiel a tudo que acredita e segue adiante com a teimosia um bom soldado.



36) Performance (1970) - Chas (James Fox), um violento e psicótico gângster inglês, precisa de um lugar pra se esconder. Encontra o abrigo perfeito na mansão de Turner (Mick Jagger), antigo astro do rock que agora vive recluso na companhia de Pherber (Anita Pallenberg), Lucy (Michèle Breton) e muitas drogas.



37) Elizabeth (1998) - Inglaterra, 1554. O país está dividido entre católicos e protestantes. Mary Tudor (Kathy Burke) está no poder e uma católica fervorosa, mas tem um tumor que a deixa com os dias contados. Sua meia-irmã, Elizabeth (Cate Blanchett), uma protestante convicta e a primeira na linha de sucessão. Elizabeth levada até a rainha, que tenta fazê-la prometer que o país seguirá o catolicismo. Mas, apesar de poder morrer, Elizabeth diz que será fiel sua consciência. Já no leito de morte de Mary Tudor, o Duque de Norfolk (Christopher Eccleston) tenta fazer em vão com que a rainha assine a pena de morte de Elizabeth que, com a morte de Mary, coroada rainha. Entretanto, Elizabeth herda um país falido, sem exército e com inimigos por todos os lados, até mesmo na sua própria corte, forçando-a a calcular cada passo para permanecer no poder. Inicialmente ela comete erros graves, mas gradativamente vai se firmando e, sempre aconselhada por Sir Francis Walsingham (Geoffrey Rush), ela planeja matar todos os seus inimigos para consolidar seu poderio.



 38) Narciso Negro (Black Narcissus, 1947) - Um grupo de freiras lideradas pela jovem e inexperiente Irmã Clodagh (Deborah Kerr) tem a missão de estabelecer um novo convento no alto do Himalaia. Em meio a um povo majoritariamente não cristão, as freiras dão aulas e oferecem atendimento médico, mas a presença constante de um homem (David Farrar) começa a tirá-las do sério, provocando sérios tormentos, sentimentos incontroláveis e ações inesperadas.




39) Não Me Abandone Jamais (Don´t Let Go, 2010) - Ruth (Keira Knightley), Tommy (Andrew Garfield) e Kathy (Carey Mulligan) cresceram juntos em um internato cheio de disciplinas rígidas nas questões da alimentação e na manutenção do corpo saudável. Criados, praticamente, sem contato com o mundo exterior na misteriosa escola, os três sempre foram muito unidos, mas uma revelação surpreendente sobre doação de órgãos e o objetivo de suas vidas pode mudar o rumo da história. Ainda mais pelo clima de romance entre Ruth (Keira) e Tommy (Andrew) incomodar cada vez mais Kathy (Carey).

40) Filhos da Esperança (Children of Men, 2006) - 2027. Não se sabe o motivo, mas as mulheres não conseguem mais engravidar. O mais novo ser humano morreu aos 18 anos e a humanidade discute seriamente a possibilidade de extinção. Theodore Faron (Clive Owen) é um ex-ativista desiludido que se tornou um burocrata e que vive em uma Londres arrasada pela violência e pelas seitas nacionalistas em guerra. Procurado por sua ex-esposa Julian (Julianne Moore), Theodore é apresentado a uma jovem que misteriosamente está grávida. Eles passam a protegê-la a qualquer custo, por acreditar que a criança por vir seja a salvação da humanidade.

41) Os Desajustados (Withnail and I, 1987) - Londres, 1969. Dois atores fracassados, Withnail (Richard E. Grant) e Marwood (Paul McGann), decidem abandonar Camden e desfrutar de uma tranquila temporada no campo, longe de traficantes e irlandeses loucos. São acolhidos pelo tio de Withnail, Monty (Richard Griffiths), mas obrigados a aguentar a chuva que não para, a falta de comida e o assédio do tio sobre Marwood.

42) O Mundo Fabuloso de Billy Liar (Billy Liar, 1963) - Um jovem rapaz vive sonhando e inventando histórias para se enganar de sua própria vida monótona, fingindo ser um herói. Mas com tantas mentiras, acaba ficando desacreditado, e tem uma chance única de recomeçar sua vida, ou continuar a se enrolar cada vez mais.

43) O Vento Também Tem Seus Segredos (The Whistle Down The Wind, 1961) - Neste drama clássico, baseado em romance de Mary Hayley Bell, a pequena Hayle Mills (filha da autora do livro) vive com irmãos na fazenda de seu pai viúvo, no norte da Inglaterra. Suas vidas são abaladas quando descobrem um homem procurado pela polícia (Alan Bates) escondido no celeiro. Após um confronto e mal-entendidos, as crianças imaginam que o homem seja a reencarnação de Jesus Cristo. Percebendo esse poder, o homem tenta manipulá-los.

44) Carter, O Vingador (Get Carter, 1971) - Jack Carter (Michael Caine) é o cobrador de um agiota em Londres. Ele viaja até Newcastle, sua cidade natal, para o funeral do irmão. Desconfiado das circunstâncias da morte, ele se envolve no submundo local com sede de vingança.

45) 007 contra o Satânico Dr. No (Dr. No, 1962) - James Bond (Sean Connery) investiga o desaparecimento de um agente britânico. Em meio às suas investigações ele descobre o esconderijo do Dr. No (Joseph Wiseman), um gênio louco que pretende desviar o rumo dos foguetes americanos.

46) 48 Horas! (Went The Day Well?, 1942) - No vilarejo de Bramley End, na Inglaterra pós-Segunda Guerra, um sacristão conta uma história: no dia 23 de maio de 1942, chegou ali um grupo de homens do exército, comandados pelo major Hammond, para “rever a segurança da área”. No entanto, ele é um oficial alemão, com ordens de preparar uma invasão, com a colaboração de um cabo do exército local. Nos dias que se seguem, alguns moradores começam a suspeitar da presença do grupo e resolvem investigar o que está realmente acontecendo.

47) Gandhi (1982) - África do Sul, 1893. Após ser expulso da 1ª classe de um trem, o jovem e idealista advogado indiano Mohandas Karamchand Gandhi (Ben Kingsley) inicia um processo de auto-avaliação da condição da Índia, que na época era uma colônia britânica, e seus súditos ao redor do planeta. Já na Índia, através de manifestações enérgicas, mas não-violentas, atraiu para si a atenção do mundo ao se colocar como líder espiritual de hindus e muçulmanos.

48) This is England (2006) - Inglaterra, verão, 1983. Shaun (Thomas Turgoose) tem doze anos e é um menino solitário até o dia em que cruza com um grupo de skinheads liderado por Woody (Joseph Gilgun). Adotado pela gangue, ele conhece uma nova vida repleta de festas, estilo, racismo, xenofobia e violência.

49) O Vampiro da Noite (Drácula, 1958) - No século XIX na Alemanha, Jonathan Harker (John Van Eyssen) vai até o castelo do Conde Drácula (Christopher Lee), mesmo sendo advertido por sua esposa Lucy (Carol Marsh) a não ir. Ao chegar lá ele é atacado por uma vampira, e espera o momento em que ela e Drácula estejam dormindo em seu caixão para atacá-los. Ele enfia um punhal no peito da mulher e está prestes a fazer o mesmo com Drácula quando este acorda e o surpreende. Quando o Dr. Van Helsing (Peter Cushing), um estudioso de vampiros, chega até a cidade procurando por Harker, ele descobre que seu amigo virou um deles. Depois de enfiar uma estaca em Harker, ele sai em busca de Lucy e da família da moça, que correm perigo. Drácula está se aproximando, mas Van Helsing está determinado a acabar com o Conde, custe o que custar.

50) O Quinteto da Morte (The Ladykillers, 1955) - Cinco criminosos que podem ser considerados no mínimo excêntricos e uma mulher muito esperta planejam roubar um banco. Para a elaboração do plano, eles decidem alugar uma casa em King's Cross, em Londres, só que eles não contavam que a dona do lugar fosse uma velhinha fofoqueira de olhos bem abertos. Ela acaba por descobrir o que eles estavam tramando e se torna alvo dos bandidos. No entanto, eles não esperavam que fosse tão difícil matá-la.

Sinopses: Adoro Cinema, Cineplayers e Interfilmes

You Might Also Like

0 comentários