Design ecológico de verdade

janeiro 03, 2010

William McDonough


O selo do protocolo Crade to Cradle para produtos.

O livro de Mc Donough e Braungart não molha, pois é feito de plástico, se for descartado ele se decompoe tornado-se nutriente para o solo.

Projeto de prédio eco-sustentável.


Ford em Rouge River antes das ideias ecológicas de Mc Donough


Fábrica da Ford em Rouge River depois das ideias de Mc Donough

Hoje assisti um documentário e fiquei maravilhado com as ideias do designer e arquiteto de renome internacional americano William McDonough. Em 1999, a revista Time o reconheceu como herói do planeta. Ele está sendo visto como um consultor da próxima revolução industrial, juntamente com o químico alemão Michael Braungart, escreveram o livro "Cradle to Cradle", traduzindo por português seria "berço a berço".
McDonough acredita que apenas reciclar não é o bastante, pois a cada processo de reciclagem o material vai perdendo qualidade e acabará virando lixo novamente e provavelmente irá parar num aterro sanitário. Ele propõe o fim do conceito lixo, para isso todo o material descartado teria que ser biodegradável e possuir em sua composição vários nutrientes que irão "alimentar" o meio-ambiente.
Fundou a MBDC, onde criou o protocolo "Cradle to Cradle", cujo existe um selo no qual as empresas para merecer tem que seguir de maneira rígida o protocolo que exige que desde a embalagem, o produto não deve conter nenhuma espécie de material químico cancerígeno, toxicidade, não contamine ou polua o meio-ambiente, que haja um processo racional de fabricação desde o ínicio ao fim da linha de montagem como a reutilização de água, corantes naturais e que sejam biodegradáveis. Ele agora trabalha num projeto de pote de sorvete que enquanto está no freezer se mantém rígido, mas se for jogado no lixo, ele se transforma em líquido e ainda libera sementes na natureza.
Dentre os clientes da McDonough, podemos citar a Nike nos Estados Unidos que passou a recolher calçados usados e postos coletores, a borracha da sola é separada e triturada virando asfalto e o couro é lixado e se transforma em detalhes de alguns modelos.
Outro cliente foi a Ford em Rouge River, a fábrica poluia muito o meio-ambiente, Mc Donough propôs uma revolução radical. Um sistema de reutilização de água, iluminação natural dentro da linhas de montagem evitando assim o consumo de energia elétrica e um imenso jardim em vários pontos da fábrica com plantas purificadoras de ar. Eu nem preciso dizer nada basta olhar as imagens acima que podemos ver como foi uma ideia que deu certo.

You Might Also Like

2 Comments

  1. Olá, João

    Também assisti ao documentário, ontem, é realmente a evolução industrial que nossa mãe Terra tanto precisa! Achei semelhanças com o conceito de permacultura
    E "vasculhando" mais sobre o assunto, encontrei seu blog. Parabéns a vc tb, que gosta de inventar!
    Trabalho com Educação Ambiental em Santos e gostaria de saber se você conhece como posso adquiir este filme.
    Obrigada
    Sandra San

    ResponderExcluir

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista