Novelas & Moda - Anos 90

novembro 25, 2011


Os anos 90 chegou trazendo o minimalismo, foi o início da globalização, mulheres ativas no mercado, a transição do analógico para o digital, a chegada da Internet no Brasil.
Na moda temos roupas mais "sequinhas" e modelagens clássicas, começou-se a pegar referências de outras décadas e também temos a moda grunge, inspirado no rock dessa década. 
As novelas mostraram tudo e acabou virando moda.

 O corte de cabelo e os brincos de argolas enormes que Lisandra Souto usava na novela Gente Fina de 1990 cairam no gosto popular.

 Em 1990, a lambada contagiava todo o país e chegava ao horário nobre na novela Rainha da Sucata. Maurício Mattar usa calça baggy de cós alto com camisa de manga dobrada, Patrícia Pillar usa mini saia para dançar lambada e blusa curta de manga longa que deixava a barriga de fora.

 Regina Duarte usava roupas extravagantes, acessórios dourados enormes, franjinha e laçarotes no cabelo, pode se dizer que ela mostra bem a transição da moda dos anos 80 para os 90. Glória Menezes mostra a moda clássica com roupas com corte de alfaiataria, pantalonas de cós alta, cores claras e colar de pérolas em Rainha da Sucata.

Silvia Pfeiffer apesar de vilã, era chiquérrima usando vestidos trapézios, roupas clássicas no estilo Chanel, mas o que fez sucesso foi a tiara de couro com costura matelassê na novela Meu Bem Meu Mal de 1990.

Vera Zimermann fez sucesso como a periguete Magda em Meu Bem Meu Mal, aqui ela está usando uma calça baggy com cintura alta, uma peça indispensável no guarda-roupa dos anos 90.


Lídia Brondi novamente causa sensação com o corte de cabelo "cuia" e os brincos chandelier, hits da moda dos anos 90 em Meu Bem Meu Mal.

 Em 1990, a onda sertaneja estava em alta com novas duplas que faziam sucesso, a moda country foi vista na novela A História de Ana Raio & Zé Trovão na extinta Rede Manchete em 1990. Botinas, cintos com fivelas enormes e camisa xadrez com as mangas dobradas usadas por Almir Sater e Ingra Liberato, estavam na moda.

Claudia Abreu usando um macaquinho com estampas florais gigantes e Cássia Kiss com uma camisa branca de modelagem bem ampla na novela Barriga de Aluguel de 1990.

 Luciene Adami na novela Pantanal de 1990 na extinta Rede Manchete, fez muito sucesso com seu corte de cabelo curto e desfiado.

Glória Pires e a moda das roupas bicolores com meia fina fumê na novela O Dono do Mundo de 1991


 Nunca se usou tanto roxo e preto como em 1991, isso por causa dos vampiros da novela Vamp que lançaram uma moda macabra.

 Maitê Proença lançou moda em 1991 na novela Felicidade, ela usava conjuntos com estampas de poás de blusa e bermuda, também usou vestido trapézio que agradou muito.


 Daniela Perez na novela De Corpo e Alma de 1992 usa a moda do shortinho curto com mocassim e a blusinha com decote princesa.

Eri Johnson apresentava a moda radical gótica também em De Corpo e Alma com os anéis de caveira e as roupas pretas.

 Vera Fischer usa vestido tubinho com florais enormes e Silvia Pfeiffer usa um pretinho básico na novela Perigosas Peruas de 1992.

Marisa Orth usava blazer com camiseta, echarpe no pescoço e boina na novela Deus nos Acuda de 1992.


Nos anos 90 estava muito em moda, os rapazes usarem cabelos compridos como Rodrigo Santoro na novela Pátria Minha em 1994.



Babalu, a personagem vivida por Letícia Spiller na novela Quatro por Quatro de 1994, usava blusa ciganinha, meia com sandália, tiara e o girassol no cabelo, acabou caindo no gosto popular e tudo que ela usou virou moda.

 Na remake da novela Mulheres de Areia de 1993, Glória Pires fazia as gêmeas Rute e Raquel. O cabelo longo liso e o vestido salopete florido de Rute virou moda.

 Também as roupas decotadas, brincos de argolas enormes e as joias usadas pela Raquel também fizeram sucesso em Mulheres de Areia.

O visual "bad girl" usado por Viviane Pasmanter como a rebelde Malú em Mulheres de Areia virou moda, principalmente as coleiras que ela usava.

O visual provocante e sensual de Malu Mader na novela O Mapa da Mina de 1993, ela usa uma blusa decotada com estampa de xadrez vichy, muito em moda naquela época.


 Carolina Dieckmann em Tropicaliente de 1994, era a doce Açucena, ela usava um visual bem ingenuo e brejeiro com vestidinhos de algodão estampados, trancinhas e flor no cabelo. A novela fez tanto sucesso que a Azaléia lançou um calçado com salto de cordinha com o mesmo nome da novela.


 Maria Luisa Mendoça usava vestidos florais com sapato estilo boneca na novela Renascer de 1993

Os vestidos longos e o crucifixo usado por Adriana Esteves também na novela Renascer viraram moda.

 Em 1993, na novela Fera Ferida, Edson Celulari lança a moda da camisa Flamel, nome do seu personagem na trama.

 Christiane Torloni lançou a moda do bege em 1994 na novela A Viagem, ela usava pantalonas, túnicas e sobreposições esvoaçantes e transparentes.


A personagem de Andrea Beltrão em A Viagem é um ótimo exemplo da moda grunge dos anos 90, ela usava minissaia plissada xadrez com meias 3/4 e coturno e também o vestido avental.

 Suzi Rego também na novela A Viagem, usando um macacão jeans que era moda grunge e os sapatos com saltos grossos, muito em voga naquela época.

 Em 1995, na novela Explode Coração, Maria Luísa Mendonça fez tanto sucesso com o colar de ouro com 3 voltas que em pouco tempo foi copiado e foi parar nas barracas de camelôs.

Não podemos esquecer da moda cigana usada por Tereza Seiblitz na novela Explode Coração, com  as saias rodadas, xales, corpetes e as jóias exuberantes.


 Nem tudo agrada as telespectadoras, como no caso da Helena vivida por Regina Duarte na novela História de Amor de 1995, o visual dona de casa desleixada e mal ajambrada foi alvo de várias reclamações e críticas.


 Em 1995, estréia a novelinha teen Malhação e mostrou o visual fitness com muitos tecidos sintéticos e grafismo nas estampas que os adolescentes da época usavam. A imagem é da temporada de 1996.

Camila Pitanga fez muito sucesso na temporada 1996 de Malhação, com o corte chanel assimétrico e mechas

Sílvia Pfeiffer louríssima usa blazer com vestido tubinho na novela O Rei do Gado de 1996.

 Adriana Esteves na novela A Indomada de 1997, fez muito sucesso com a maquiagem pesada e o look europeu que ela usava.

Luisa Tomé na novela A Indomada, era uma perua sensual que esbanjava charme usando estampas de bicho.


 Sex Appeal não era uma novela, mas uma minissérie sobre o universo fashion que ilustra bem a moda que as garotas usavam nos anos 90. Roupas básicas, muito ziper e aviamentos nas roupas, top com bojo, coletes, calças baggy com cintura alta.


Não podemos esquecer de falar dos topetes, que marcaram as cabeças femininas naquela década, não tinha chapinha não, era cabelos com ondas naturais que eram usados. A minissérie marca o debute das atrizes: Camila Pitanga, Luana Piovani, Carolina Dieckmann, Danielle Winits e Cláudia Rangel.


 Os garotos nos anos 90  também usavam topete e costelas, camiseta com camisa canvas estonada de manga longa por cima, calça baggy, como no caso de Felipe Folgosi e Nico Puig em Sex Appeal.

 Adriana Esteves era a vilã Sandrinha na novela Torre de Babel de 1998,  ela usava as madeixas cacheadas e terço de contas coloridas no pescoço.


Cláudia Raia era a outra vilã da novela Torre de Babel, ela era uma executiva que usava blazers e terninhos impecáveis. O autor Silvio de Abreu fez questão que a atriz usasse calça comprida para fugir do estigma de "belas pernas" que Claúdia tinha devido à papéis anteriores.



Fechando a década de 90, temos Letícia Spiller como a vilã Maria Regina na novela Suave Veneno de 1999, ela fez muito sucesso com o corte de cabelo e os vários tons de cinza que viraram uma febre naquele ano.


Fonte: Modaspot, Teledramaturgia, Revista Amiga e Novelas

You Might Also Like

6 Comments

  1. A década de 1980 foi brega, mas a de 1990 foi de uma moda surreal... As calças de cos alto, cruzes!!! Muito bom o post! Adorei e me diverti muito!
    Lucas - www.cascudeando.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A moda vai e volta, e tudo pode voltar, menos as ombreiras, ah, isso não!

      Excluir
  2. Gente tô velha! Assisti todas essas novelas kk
    Que post lindo! Parabens!

    ResponderExcluir
  3. achei mto legal seu post ! parabéns !!

    ResponderExcluir
  4. Muito legal parabéns pelo artigo

    ResponderExcluir
  5. Top Model foi boa demais! Época boa que ainda existia respeito e podíamos andar nas ruas sem essa atual violência que existe hoje. Vivi a melhor fase da minha vida nos anos 90. Tempo bom que não volta mais. Viveria tudo novamente, porque hoje em dia tá complicado com essa geração "Nutela". rsrsrsrsrsrs...

    ResponderExcluir

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista