A Arquitetura da Era Espacial

fevereiro 11, 2011


Quando o homem deu início à Corrida Espacial nos anos 50, uma onda de otimismo tomou conta da humanidade e isso influenciou muito na arquitetura e design. O estilo que define melhor esse período que vai dos anos 50 até meados dos anos 60, se chama Googie. Foi criado no sul da Califórnia e foi inspirado em tudo que refletia o forte do "American Way of Life", ou seja os americanos eram o modelo de vida para todo o mundo, eles queriam mostrar o seu poder e que eram os donos do futuro, refletiam isso na arquitetura com construções que lembravam naves espaciais ou nas formas aerodinâmicas dos automóveis já que a indústria automobilística americana não tinha concorrência. 
Os elementos presentes no estilo Googie são telhados em formas de bumerangue, construções horizontais com muito vidro, uso das formas parabólicas, curvilíneas, discos voadores,amebas e átomos. A arquitetura Googie parece flutuar no espaço com a utilização de pilares finos. Os letreiros de Las Vegas são os melhores exemplos do design em estilo Googie com formas geométricas, neon e explosões estelares.
Isso inspirou os designers da época a criarem objetos que combinassem com esse estilo, utilizando o plástico como matéria-prima principal e usando formas ovais, redondas e os famosos pés palitos marcantes nos anos 50.
As construções eram geralmente cafeterias, drive-in, postos de gasolina, cassinos, hotéis e motéis.
Aqui no Brasil, temos como exemplo disso são as obras do arquiteto Oscar Niemeyer, Brasília pode se dizer que é uma cidade totalmente Googie.
O cartoon Os Jetsons da Hanna Barbera mostra o futuro com elementos e a arquitetura amplamente inspirada no estilo Googie.
Esse estilo entrou em extinção quando uma sucessão de fatos históricos derrubaram a moral americana e os  sonhos dourados da América como o assassinato do presidente Kennedy e a guerra do Vietnã.
Até hoje, quando se fala no design dos anos 50 é o estilo Googie que ficou como marcante dessa época.











Aeroporto de Los Angeles


Capitol Records



Obelisco Espacial em Seattle


Alguns letreiros






Estampas dos anos 50 em estilo Googie

A arquitetura no cartoon Os Jetsons é totalmente Googie.

You Might Also Like

2 Comments

  1. Adoro a arquitetura Googie. Na verdade, adoro tudo que é dos anos 50/60, incluindo música, design, arquitetura, roupas, etc.

    Uma coisa da Googie que poucos sabem é que foi inspirada também em construções polinésias, também famosas dos anos 50. A segunda foto lembra muito uma cabana polinésia. É só pesquisar e ver.

    ResponderExcluir
  2. Aqui mesmo no Brasil, tivemos a marcante obra de Artacho Jurado, da qual o melhor exemplo talvez seja o Edifício Bretagne, no bairro de Higienópolis, São Paulo - SP. Para quem não conhece, vale muito a pena pesquisar!

    ResponderExcluir

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista