Os 50 Anos da Cadeira Bofinger

março 04, 2014


Entre os anos de 1964 a 1966, foi concebido o projeto da revolucionária cadeira BA 1171 ou apenas Bofinger, nome da fabricante alemã que produziu as peças. 
O designer Helmut Bätzner, era formado em arquitetura e por ironia do destino, era um carpinteiro que criou o primeiro móvel de plástico a ser produzido em massa na história do design mundial. 
O projeto consistia que o polímero seria moldado em uma peça única, um processo que demorava apenas 5 minutos. Contando com o sucesso de sua cadeira, Helmut à projetou de forma que fosse facilmente empilhada.
Em 1966, na Feira de Mobiliário em Colônia, a cadeira virou um sucesso estrondoso, vendendo 120 mil cópias, devido ao baixo custo e inaugurando o mercado de móveis de plástico. A peça virou rapidamente um ícone do design, sendo exposta nos mais renomados museus do mundo, também foi um item muito plagiado e copiado do mercado. A cadeira Bofinger foi produzida até 1984, depois disso, ela retornou em 1995 fabricado por outras empresas.




You Might Also Like

0 Comments

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista