Os Brinquedos Mego

março 27, 2014

Logo da empresa
Aqui no Brasil, a marca Mego Corporation é praticamente desconhecida, mas na América do Norte, ela foi sinônimo de bonecas e figuras de ação, nos anos 70.
A Mego foi fundada nos anos 50 por David Abram, mas foi na década de 70 que ela viveu sua era dourada com a administração de Martin, filho do fundador da empresa. Martin comprou o direito de licenciamento da DC Comics e Marvel, também com estúdios de cinema e canais de televisão.
Seus primeiros sucessos foram os bonecos de ação das séries Planeta dos Macacos e Jornada nas Estrelas, também os personagens do filme O Mágico de Oz. Essa grande sacada fez com que a fábrica de brinquedos ficasse numa posição de igualdade com grandes concorrentes como a Mattel, Hasbro e Kennel. O grande sucesso da marca, era que as figuras de ação eram produzidas em massa com corpos intercambiáveis, basta trocar a cabeça e a roupa do personagem, reduzindo os custos de produção.
Os primeiros brinquedos vinham em caixas sólidas que eram danificadas pelos consumidores que queria ver como era o produto, isso obrigou a criação de caixas com visores. Uma inovação da Mego foi a criação do blister para brinquedo, pois muitas lojas reclamavam que não tinha tantas prateleiras para exporem os produtos.






A Mego também investiu em bonecas com apelo fashion criando as bonecas Maddie Mod e Fashion Candi concorrendo com a Barbie da Mattel.



A fábrica de brinquedos lançou produtos inspirado nos sucessos dos seriados dos anos 70 como O Barco do Amor, Os Gatões, Poderosa Ísis, Mulher Maravilha, Os Waltons e outras.

Boneco de ação do seriado O Homem de 6 Milhões de Dólares


Bonecos do seriado Happy Days

Bonecos do seriado Mulher Maravilha



Bonecos do seriado Os Gatões


Casa e personagens do seriado Os Waltons


Boneca de ação do seriado Poderosa Ísis


Iate do seriado O Barco do Amor

Personagens do seriado Chips

A Mego começou a criar bonecos de celebridades da música, TV e cinema, o seriado As Panteras já havia sido licenciada pela Hasbro, então foram as bonecas das panteras Farrah Fawcett e Jaclyn Smith. 

Boneca de Jaclyn Smith, do seriado As Panteras

A dupla musical Captain & Tenille, famosa pelos hits românticos dos anos 70

A cantora Diana Ross

Bonecos da cantora Cher e seu marido na época, Sonny

Boneco do John Travolta

Kiss


Kristy McNichol, estrela teen que fazia sucesso em filmes e seriados dos anos 70


Boneca da pantera Farrah Fawcett

O carro chefe da Mego com certeza são os super-heróis da DC Comics e Marvel, a fábrica foi pioneira nisso



Action Jackson, boneco de ação concorrente ao GiJoe da Hasbro



O declínio da Mego começou em 1976, quando a empresa negou produzir os brinquedos da saga Star Wars, que ainda estavam em fase de filmagem, desconhecendo a trama do filme. O resultado é que Star Wars foi um sucesso estrondoso de bilheteria. A empresa então havia decidido então produzir brinquedos de filmes bem sucedidos, foi até produzido figuras de ação do filme Star Trek e de algumas séries de TV, mas a produção encalhou nas prateleiras e em 1983, depois de uma pedido de falência, a empresa fechou as portas.
Até hoje os brinquedos da Mego são itens cultuados por colecionadores do mundo inteiro.

Catálogo de 1975 com figuras de ação andando pela estrada de tijolos amarelo

Mais postagens como essas, você encontra no meu outro blog Nostalgiarama

You Might Also Like

2 Comments

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista