Retrô Power

segunda-feira, abril 28, 2014

Radio Retrô da Coopers of Storford
No nosso dia a dia, às vezes ouvimos falar em que determinada coisa é retrô, mas o que vem ser realmente isso e por que se tornou uma tendência que vem crescendo no nosso cotidiano? Retrô vem palavra inglesa retrospect, que significa retrospectiva. 
Os especialista em mercado e comportamento, dizem que essa onda do retrô é devido à vida atual com muita competitividade e correria, a era digital facilitou as nossas vidas, mas ao mesmo tempo "matou" certos prazeres que tínhamos nas décadas anteriores e que eram referências de felicidade em um tempo onde não havia tanta cobrança, tudo era mais seguro, o tempo passava mais devagar e havia uma certa ingenuidade no ar.
Nos anos 60, as pessoas achavam que todo mundo teria o disco voador particular no ano 2000,como no desenho animado Os Jetsons, havia também algumas ideias hipongas de paz e felicidade sobre o amanhã. Pois o futuro chegou e a tecnologia mostrou a sua frieza, os eletrodomésticos e produtos fabricados à partir do final dos anos 80 começaram a ter uma interface sem emoção nenhuma, basta lembrar do velho videocassete, que era um eletrônico retangular, geralmente preto ou grafite, bem diferente dos aparelhos dos anos 70 que tinham detalhes de madeira, acrílico fumê, estampas, eram mais "quentes".
A resposta pelo sucesso dos produtos retrôs é justamente isso, o homem chegou ao futuro e viu que não era exatamente o que imaginava e então voltou ao passado, onde tudo era mais seguro, com mais certezas, havia mais emoções. Os especialistas de mercado dizem que os produtos retrôs vendem 20% mais porque transmitem a imagem de produto confiável, durável, de eternidade.
Um estudo realizado pela JWT Intelligence com duas mil pessoas do Reino Unido, Brasil e Estados Unidos sobre a sua relação entre o analógico e o digital foi batizado de A Redescoberta do Digital. Esse estudo apontam que as pessoas sentem falta do objeto palpável, no Brasil por exemplo, 76% das pessoas preferem ganhar um livro físico do que um e-book. Muita gente adquire os produtos com apelo retrô pelo charme e estilo de uma época glamorosa, que infelizmente faz falta hoje em dia.
Vamos ver alguns casos da volta do retrô, com certeza você compraria alguns desses produtos:
(Essa postagem é meramente informativa, o blog não vende mercadorias)

A empresa americana Stitchtagram cria almofadas com fotos do Instagram


Linha Retrô da Brastemp

Telefone da Geemarc Mayfair, as teclas imitam o dial rotatório


Retro TV da LG


Carregadores de celular da Sony com aparência de radinho antigo

Chrysler PT Cruiser com cara de automóvel dos anos 40

Dock retrô da Philips

Drive para fita cassete Plus Deck 2 da BTO

Vitrola da Imaginarium


Embalagem retrô da Itubaína


Chocolate Lollo da Nestlé, que retornou ao mercado para alegria de muita gente

Linha Pink da Granado


As mini garrafas da Coca Cola que fizeram sucesso nos anos, estão de volta em 2014

Coleção Vale A Pena Ouvir de Novo da Som Livre

Fonte: Isto É, Meio & Mensagem

You Might Also Like

0 comentários