O Design Televisivo de Cyro Del Nero

maio 25, 2011


No dia 31/07/2010, faleceu Cyro Del Nero, uma das mais importantes figuras no design gráfico da televisão brasileira, eu fiquei sabendo recentemente e também espantado pela pouca divulgação que teve.
Cyro Del Nero pode ser definido como um gênio, pois já fez de tudo, organizava os desfiles badalados na Fenit nos anos 60, foi cenógrafo, talvez seus trabalhos mais notáveis seja como designer gráfico.


Seu trabalho começou na televisão, com a identidade corporativa da extinta TV Excelsior nos anos 60.
Cyro Del Nero pode ser considerado o pai da identidade visual da televisao brasileira. Pois criou aberturas para várias novelas e programas de televisão. Na Rede Globo, antes de Hans Donner, era ele que criava as aberturas marcantes nos anos 70. Também ser orgulhava de fazer tudo artesanalmente e nunca ter colocado as mãos em um computador para criar as aberturas.



Em 1973, Cyro recebeu a encomenda de criar a abertura da novela O Semideus, na trama, Tarcísio Meira vivia um poderoso empresário que se tornava vitima de um plano de assassinato e um sósia iria assumir o seu lugar. Cyro então começou a pensar em utilizar um estátua de Davi, mas não deu certo, perdendo algumas noites de sono, ele resolveu usar uma silhueta de um boneco de papel inspirado nos deuses da mitologia grega e acoplou à um prato giratório usado em vitrines e pediu para gravar as imagens do boneco girando em vários ângulos, dando uma ideia da instabilidade emocional do personagem principal. Infelizmente não existe nenhum vídeo dessa abertura, pois tudo se perdeu no grande incêndio que aconteceu na Rede Globo em 1975.




Em 1974, na novela Fogo sobre Terra, que contava a história de uma cidade que iria desaparecer por causa da construção de uma barragem, colocando em polvorosa a população local. Cyro colocou uma moça fugindo parecendo um animal assustado com o perigo como nos documentários sobre vida selvagem. Ele criou um cilindro de madeira no qual foi colocado dentro a câmera que filmou em 360 graus tudo rodopiando e colocando o mundo de cabeça para baixo tal qual como se sentiam os personagens da cidade condenada à destruição.

FOGO SOBRE TERRA - 1974 - TV GLOBO (Abertura de Novela-Anos 70) por JRUFINO no Videolog.tv.




Na novela Os Ossos do Barão de 1973, a trama contava a história da decadência dos Barões do café que tentavam manter a pose e o status social nos novos tempos. Cyro queria um símbolo para refletir a sinopse da novela, depois visitar vários antiquários, finalmente elegeu o chapéu coco com ícone, pois simbolizava o luxo na época dos barões porém era antiquado e ultrapassado nos anos 70.




Em 1975, a abertura da novela Escalada, sobre a ascenção social de um homem, mostra um belo trabalho de colagem e um jogo de contraste que era o estilo inconfundível de Cyro, assim como a tipografia quadrada que era muito usada por ele. O design do logo de Escalada pode se dizer que é um estilo que está em voga novamente.



A novela Carinhoso de 1973, conta a história de uma jovem aeromoça desiludida de amor, vai morar em Nova York, mas depois retorna ao Brasil para reconquistar o amor de sua vida. Cyro faz a grande letra C do logotipo lembrar a janela de um avião onde no ínicio da novela exibia os pontos turísticos de Nova York e no encerramento mostrava o Rio de Janeiro.




Em 1975, Cyro criou a abertura de Gabriela, a novela baseada no românce de Jorge Amado. Ele utilizou as gravuras do artísta plástico Aldemir Martins que já havia ilustrado os livros do autor.




Na novela O Espigão de 1974, Cyro usou e abusou do grafismo e psicodelismo dos anos 70, criando efeitos ópticos interessantes. A curiosidade é que quando foi reprisada, a novela teve a abertura refeita por Hans Donner.

Em 1973, surge o programa de variedades Fantástico, criou o primeiro logotipo da atração e também a abertura com um ar circense com bailarinos super ornamentados.

No final dos anos 70, Cyro Del Nero também criou o elegante T colorido para a extinta TV Tupi. Esse foi o último logo dessa emissora.
 Na TV Tupi em 1979, Cyro cria a abertura da novela Gaivotas, cuja trama conta sobre a reunião de um grupo de amigos que tentam descobrir o mistério do baile de formatura que terminou de maneira trágica.
Fonte de pesquisa: Acervo Veja e Teledramaturgia

You Might Also Like

1 Comments

  1. kaspar boyadjian16 agosto, 2011 19:12

    Parabens pela louvavel iniciativa.
    Cyro del Nero foi realmente o responsável pelo desenvolvimento e evolução do design televisivo no Brasil. Não pode ser esquecido. Pena que a Globo não divulgue a genialidade de Cyro.

    ResponderExcluir

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista