Tendências para Design de Embalagens
maio 01, 2011Estamos começando mais uma nova década no século XXI, muitas coisas já estão caminhando para um novo estilo no design. Mas que estará em voga no design de embalagem daqui para frente? Vamos ver os pilares principais que estão em alta no design mundial na área das embalagens:
Minimalismo: As embalagens que estão eliminando excessos, nada de fotografias editadas no Photoshop, a velha regra de moda "Menos é sempre mais" nunca esteve tão em pauta como agora. O fundo limpo é uma regra a ser seguida daqui para frente. Mostrar apenas o produto com uma embalagem transparente, nada mais do que isso.
Cores: Uma nova maneira de diferenciar os produtos que possuem várias versões é o uso das cores vibrantes, pois foi comprovado que mesmo um idoso com problemas de visão e uma criança analfabeta conseguem distinguir um produto apenas à primeira vista quando ele está na prateleira, apenas visualizando as cores. Na vida prática, nós já vemos isso quando vamos comprar o leite e as embalagens estão em diferentes cores para distinguir o que é leite desnatado, semi-desnatado e integral, nem precisamos ler, basta apenas bater os olhos na caixinha. É esse conceito que as novas embalagens adotaram.
Ecológica: Reaproveitar materiais é a nova ordem mundial, para isso, está cada vez mais sendo vista embalagens com o selo FSC que indica que foi utilizada madeira certificada para fabricar o papel da caixa. Também está se reduzindo o tamanho das embalagens para economizar e eliminar fases no processo de fabricação, economizando energia e materiais, causando menos impacto no meio-ambiente, utilizando plásticos biodegradáveis e tinta de impressão para embalagens à base de soja.
Tipografia e simbologia: Como as novas embalagens estão minimalista, o uso da tipografia e da simbologia estão bem em alta. Letras grandes e ornamentadas juntamente com símbolos e ícones serão muito utilizados, e isso não é uma coisa nova nos anos 60 e 70, já se usava muito isso. As fotos apareceram menos, dando lugar à ilustrações que poderão aparecer em uma parte apenas da embalagem ou em forma padronagem cobrindo tudo com elementos repetidos. A profissão de ilustrador tende a ser mais valorizada daqui para frente por causa disso.
Retrô: Já foi comprovado por especialistas que produto com "cara" de antigamente vende muito mais, mas porque isso? Simples, nos sentimos mais confortáveis em lembrar do passado, era um tempo bom, tudo era certo e perfeito para nós. Então um produto novo porém com estilo retrô, nos faz sentir bem ao comprá-lo. Muitas embalagens novas estão apelando para isso, ficando com aspecto de antigamente justamente para apelar para o nosso lado sentimental e nos pegando pelo coração, pois o futuro é incerto, mas o passado nós já vivemos e sabemos como é.
Luxo: É a combinação de todos esses elementos acima, por exemplo, uma caixa de biscoitos toda em marrom que apenas estivesse escrito "Biscoitos de chocolate" em dourado, com certeza iria lhe passar a mensagem de que o produto é requintado e você com certeza compraria. O uso de foil ou tintas douradas e prateadas farão esse apelo para que o produto tem um diferencial. Uma pesquisa realizada comprovou que a classe C compra produtos julgando apenas pela bela embalagem. O consumidor de hoje, em alguma fase de sua vida, irá se presentear, ou seja ele irá comprar algo de luxo para si mesmo em uma ocasião especial ou simplesmente para se sentir valorizado. Quem nunca fez isso? Eu já fiz e você se ainda não fez, ainda fará.
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