Proteste: Panetone consuma com moderação
dezembro 12, 2012
Com o Natal se aproximando, uma abundância de panetones ocupa as prateleiras dos supermercados. Por isso, como fazemos a cada ano, analisamos as informações apresentadas nos rótulos desses tradicionais pães doces, originários do norte da Itália, para verificar se o consumo deles é nocivo ou não à sua saúde. Constatamos que esses alimentos têm teores elevados de gordura e de sódio. Portanto, consuma-os com bastante moderação, sempre.
Foram testados 32 panetones - 16 de frutas e 16 com gotas de chocolate
A PROTESTE avaliou 32 panetones - 16 de frutas e a outra metade, com gotas de chocolate (chocotone) - de 16 marcas encontradas no país, considerando os nutrientes que devem ser ingeridos em um lanche (15% dos valores diários, ou VD).
Panetones de sete fabricantes e chocotones de três produtores - entre eles marcas tradicionais como Bauducco, Nestlé e Visconti - apresentaram maior quantidade de sódio, o que limita o seu consumo por crianças.
Amostras contêm mais de 30% do sódio que deve ser ingerido diariamente
Eles contêm mais de 30% do sódio que um menino ou menina deve ingerir em um dia. O menos nocivo, com até 15% do VD, foi o chocotone da Guanabara. Mesmo assim, esse teor é alto.
Gordura saturada encontrada também é alta
Os níveis de gordura saturada verificados também chegaram a esse patamar. Somente os panetones dos dois tipos das marcas Bom Preço, Laura, Santa Edwiges e, em especial, Vincenza e Guanabara apresentaram quantidades menores.
Panetones com gotas de chocolate são mais calóricos
Em relação às calorias, os mais calóricos foram os chocotones Bom Preço e Santa Edwiges, com 324 Kcal. Os menos calóricos foram os panetones e chocotones Laurattone, com 256 e 268 Kcal, respectivamente.
Os mais baratos, a R$ 5,29 para as duas versões de 400 g, foram os Laurattone (Laura), contra os R$ 14,90 de ambos os produtos (500 g) da Bauducco. Ou seja, pelo preço de um Bauducco, é possível levar duas unidades Laurattone - e ainda lhe sobrar R$ 4,32.
Via: Cidade Marketing com informações da Proteste
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