A casa do seriado "A Feiticeira"

maio 14, 2011

Um dos meus seriados favoritos da TV e com certeza de muita gente é A Feiticeira (Bewitched). O seriado americano foi ao ar entre os anos de 1964 até 1972. Na história, Samantha (Elizabeth Montgomery) é uma feiticeira se apaixona por James (Dick York), que é um publicitário. Samantha contrariando o gosto da família, resolve se casar com o mortal e viver entre eles, não utilizando os poderes mágicos. Sua mãe Endora (Agnes Moorehead) vive tentando convencer Samantha,à abandonar a ideia e vive aparecendo em sua casa para o desgosto de James que não gosta nem um pouco da sogra. O seriado com muitos efeitos especiais, cativou o público e até hoje é um cult adorado por pessoas de várias faixas etárias, pois é frequentemente reprisado e inclusive é possível assistir todas as temporadas também em DVD. É impossível esquecer Samantha mexendo o nariz e coisas mágicas acontecendo.
A casa foi construída atrás do estúdios Warner Bros na rua West Oak em Burbank na Califórnia.

A casa vazia era assim

Samantha num passe de mágica transforma a casa.

A escadaria

A entrada da casa

Sala de estar, notem que é possível enxergar o quintal da casa

Cozinha vazia
Gladys, a vizinha intrometida, vem visitar os novos vizinhos


Sala de estar mobiliada, notem como o sofá ainda está em voga

Lavanderia da casa

Sala de jantar


Cozinha








Garagem

Quarto do casal


A casa nos dias atuais

Curiosidades sobre o seriado (via):
  • No Brasil, a série estreou na TV Paulista em 1965, passando depois pela TV Excelsior, TV Record, TV Bandeirantes, RedeTV!, Rede 21 e Rede Brasil de Televisão. Em Portugal a série foi transmitida na RTP e já foi re-transmitida muitas vezes desde aí.
  • As duas primeiras temporadas foram produzidas em preto-e-branco, colorizadas depois por computador.
  • O ator Dick York, que interpretou Darrin (James, no Brasil), o marido da feiticeira nas primeiras cinco temporadas da série, teve de ser substituído por seu xará Dick Sargent porque sofria de terríveis dores na coluna, que podiam ser aliviadas com remédios mas que às vezes eram tão violentas que impossibilitavam o ator de filmar os episódios. A troca de intérpretes do protagonista masculino foi feita sem qualquer aviso aos telespectadores. Depois, Dick York voltaria a fazer participações em séries, como "A Ilha da Fantasia".
  • Tanto Dick York quanto Dick Sargent morreram com 64 anos.
  • Dick Sargent era homossexual, mas embora o relacionamento com Samantha tenha esfriado sutilmente, as platéias da época não perceberam essa mudança.
  • A estrela da série, Elizabeth Montgomery, e o produtor, William Asher, eram casados. Conta-se que certa vez, quando Elizabeth estava caracterizada como Serena, a sensual prima de Samantha, depois da filmagem os dois foram direto para um quarto, sem que a atriz se desfizesse da roupa da personagem.
  • Elizabeth ficou marcada para sempre no imaginário do público como a mulher bondosa e linda que se desdobrava para cuidar de uma casa, dos dois filhos, do marido e ainda por cima lidar com uma família de feiticeiros, um mais maluco que o outro. Após o fim da série, em 1972, ela atuou em filmes como "A Senhora Sundance" e "Amos", mas o estigma de Samantha a perseguiria para sempre.
  • Os atores principais de "A Feiticeira" já são todos falecidos: Dick York em 1992, Elizabeth Montgomery em 1995, Dick Sargent em 1994, Agnes Moorehead em 1974 e David White em 1990. Na verdade, praticamente todos já faleceram, exceto o ator que vivia o Dr. Bombay, e os pares de gêmeos que interpretaram Tábatha e Adam.
  • Há uma atriz de filmes pornográficos que usa o nome "Tabitha Stevens", mas não se trata da mesma que, criança, era a filha do casal Darrin e Samantha na série. A personagem (no Brasil chamada Tabatha) foi interpretada pelas irmãs gêmeas Erin e Diane Murphy. Na época, uma lei americana obrigava que crianças usadas como atrizes tinham de ser gêmeas e revezadas para evitar exaustões.
  • Em 2004, a rede de televisão TBS fez uma versão japonesa de Bewitched chamada Okusama wa Majo (também conhecida como Bewitched in Tokyo), estrelando Ryoko Yonekura e Taizo Harada.
  • Em 2005, chegou aos cinemas uma versão que levou o título de "Casei com uma feiticeira" (pt) ou "A feiticeira" (br), com Nicole Kidman, Will Ferrell, Shirley MacLaine e Michael Caine nos papéis principais. O filme não conseguiu repetir o sucesso da série, mas foi até nostálgico para os fãs.O filme teve o orçamento de 85 milhões de doláres
  • Em 1977, foi lançada a minissérie Tabitha, spin-off de "Bewitched" estrelada pela filha de Samantha. Quase nenhum ator repetiu seu papel na minissérie, Tabitha e Adam moravam com sua Tia Minerva (personagem nunca mencionada na série anterior).
  • A RedeTV! exibiu "A Feiticeira" desde a sua fundação, em 1999, até abril de 2007, quando saiu do ar e não mais voltou. Em alguns anos, chegou a ser exibida em horário nobre, juntamente com Jeannie é um Gênio, que saiu do ar por volta de 2002. Em 2007 e 2008, a série foi exibida por emissoras menores (emissoras locais): primeiramente na Rede 21, e na Rede Brasil de Televisão. Apesar disso, os fãs ainda torcem para que a RedeTV! volte a exibir "A Feiticeira", mesmo que sendo como tapa-buraco na programação.
  • No piloto exibido no Brasil, a abertura do programa chamava a série de "As Feiticeiras", um erro comum do tradutor, que não pôde ver o episódio antes de começar a dublagem.(Fonte: Almanaque dos Seriados ISBN 8500020725)
  • As então novatas Helen Hunt e Jodie Foster foram testadas para serem Tabatha.(Fonte: Almanaque dos Seriados ISBN 8500020725)
  • A prima Serena também era interpretada por Elizabeth Montgomery, só que usando uma peruca morena e o pseudônimo artístico de Pandora Spocks.(Fonte: Almanaque dos Seriados ISBN 8500020725)
  • A famosa torcida no nariz foi invenção da própria Elizabeth Montgomery, num tique descoberto pelo seu marido durante uma conversa. Aliás ela não mexia o nariz, e sim a parte superior do lábio, causando o movimento do nariz.(Fonte: Almanaque dos Seriados ISBN 8500020725)
  • Todos os nomes das personagens que são feiticeiras, na série, são terminados com a letra 'A'.
  • A Serie foi gravada com risos mas na versão para dvd e na televisão os risos não aparecem.
  • A um Livro que Herbie Pilato criou e chama-se (em portugues) A Feiticeira Para sempre.
  • A Sony Pictures atualmente já lançou as 8 temporadas em dvd.

You Might Also Like

13 Comments

  1. Adorei a matéria. Parabéns, João!

    ResponderExcluir
  2. Ameiiii...Saudades desse seriado que marcou minha infância

    ResponderExcluir
  3. como faço para visitar a casa da samanta do seriado do filme qual o local , a casa ja acabou ou ainda existe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.youtube.com/watch?v=rdkYKaYJcFI

      Excluir
    2. Oi, quero companhia para visitar a casa em Burbank. Quem se habilita?

      Excluir
  4. Adora essa série gostaria que volta-se a passar novamente

    ResponderExcluir
  5. Tenho a casa para recortar e montar. Está perdida no meu PC, mas ainda vou encontrar.

    ResponderExcluir
  6. Assistindo agora (3 temp., ep.16), meia-noite e meia, comendo pizza fria e bebendo um refrigerante bem gelado. Excelente...

    ResponderExcluir
  7. Minha casa é uma réplica exata

    ResponderExcluir
  8. Alguém tem.vntade de visitar a casa, assim como eu??

    ResponderExcluir

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista