Editora Senac São Paulo lança Moda e Arte, de Dinah Pezzolo

terça-feira, março 26, 2013


As entrelaçadas histórias da moda e da arte podem ser visitadas no livro Moda e arte: releitura no processo de criação, de autoria da jornalista, fotógrafa, estilista e modelista Dinah Bueno Pezzolo. A publicação mostra a influência dos diferentes movimentos artísticos na criação dos profissionais que fazem a moda que vemos nas passarelas. O livro será lançado na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo. no dia 3 de abril, às 18h30, com a presença da autora em uma sessão de autógrafos.

Com partida na Antiguidade, Dinah percorre a história da humanidade, analisando pinturas, ilustrações, gravuras e fotografias, de pessoas e da vida cotidiana, até chegar ao século 21. Por meio dessas imagens, evidencia as propostas das vestimentas apresentadas, enfatizando os códigos e sinais que retratam os pensamentos e costumes das diferentes épocas. Influências recíprocas entre arte e moda colaboraram na evolução do modo de vestir. A partir dessas observações, a autora relaciona concepções aproveitadas na moda atual.

Um dos primeiros exemplos explorados é uma pintura existente no túmulo da rainha Nefertari, na qual ela usa um traje plissado com transparência nas mangas. Estas mesmas características estiveram presentes numa criação de Dolce&Gabbana, em 2000. Peças do vestuário usadas há séculos, com uso documentado em telas famosas, continuam influenciando os criadores de moda. Outro exemplo desta influência é o espartilho, que no século 18 foi usado de forma quase desumana e acabou reaparecendo no final do século 20, numa coleção de Chloé, não como roupa íntima, mas como peça para ser vista.

Em um estudo por essa “linha do tempo”, a autora indica muito mais do que o pensamento de uma época influenciando o modo de se vestir. Ela nos mostra que a própria evolução da moda influenciou e continua influenciando a idealização de uma obra por um artista plástico. Pintores impressionistas se inspiraram nas gravuras de moda de periódicos da época. Criada sem pretensão, a moda registrada por grandes mestres se eternizou nas salas dos principais museus do mundo.
Fartamente ilustrado, com riqueza de detalhes e explicações, Moda e arte é uma viagem pelas histórias da civilização, da arte e da moda. Ele indica aos leitores como notar as influências que aparecem nas coleções e assim, poderem apreciar melhor a moda apresentada em passarelas.

Sobre a autora:
Dinah Bueno Pezzolo é jornalista, fotógrafa e estilista-modelista, diplomada em Paris. A cobertura de desfiles internacionais para o jornal O Estado de S. Paulo, onde trabalhou durante 33 anos, conferiu a Dinah a capacidade de captar referências e releituras das artes plásticas nas criações de grandes designers e traduzir para o público leitor essas fontes recíprocas de inspiração. Outros títulos da autora publicados pela Editora Senac São Paulo são: A pérola: história, cultura, mercado; Tecidos: histórias, tramas, tipos e usos; Por dentro da moda: definições e experiências, Na moda sem erro: do berço à terceira idade para todas as ocasiões.

Serviço:

Moda e arte – releitura no processo de criação
Autora: Dinah Bueno Pezzolo
Editora: Editora Senac São Paulo
Preço: R$ 69,90
Número de páginas: 208


Lançamento: 3 de abril 
Hora: 18h30
Local:.Livraria Cultura – Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073

Acompanhe o Senac São Paulo nas redes sociais

Siga a Editora Senac também no Twitter: http://twitter.com/editorasenacsp

Março/2013

Via: In Press SP

You Might Also Like

0 comentários