Os Melhores Filmes Blaxpoitation do Cinema

setembro 21, 2013


Blaxploitation é uma amálgama das palavras Black (negro) e Exploitation (exploração), serviu para designar o nome dos filmes americanos produzidos nos anos 70, que eram dirigidos por diretores negros, tendo atores negros e voltado para o público afro-americano. Os filmes desse gênero geralmente eram policiais, com heróis e vilões usando camisas e ternos de poliéster e beldades negras com cabelos Black Power, mas também haviam comédias, faroeste, romance e até filmes de terror .
A temática era sempre a mesma: marginalização, a luta contra o preconceito racial, tráfico de drogas, a vida nas periferias, tudo isso embalado no melhor som do funk e soul. 
As trilhas sonoras desses filmes faziam muito sucesso, e tinha arranjadores e compositores de peso como Curtis Mayfield, Isaac Hayes, James Brown, Quincy Jones, Barry White, Marvin Gaye,Willie Hutch e outros. 
Vamos conhecer os melhores filmes desse gênero:


1) The Mack (1973) - Após passar cinco anos na cadeia, Goldie retorna às ruas como um cafetão de grande influência no submundo. Mas uns policiais corruptos e um chefão do crime pretendem derrubá-lo.



2) Shaft (1971) - O detetive John Shaft (Richard Roundtree) investiga uma guerra de gangues no Harlem quando é contatado por Bumpy Jonas (Moses Gunn), o líder da máfia negra. Bumpy quer que o detetive encontre sua filha, que foi sequestrada. Agora aliado do mafioso, Shaft descobre que o rapto foi coisa da máfia italiana, que deseja tomar o território dos negros.



3) Foxy Brown (1974) - Após seu namorado policial ser assassinado por criminosos durante uma operação na qual estava infiltrado, a bela e sensual Foxy Brown busca vingança. Ela se disfarça como garota de programa para perseguir e matar os bandidos que fizeram isso com ele.



4) Super Fly (1972) - Traficante está disposto a abandonar a vida de crimes e, para isso, resolve fazer uma grande transação de um milhão de dólares e cair fora do mercado negro.



5) Sweet Sweetback's Baadasssss Song (1971) - Sweetback (Melvin Van Peebles), um malandro que ganha a vida como ator pornô, precisa fugir das autoridades após atacar dois policiais racistas que agrediam covardemente um jovem negro.



6) A Máfia Não Perdoa (Across 110th Street, 1972) - O roubo de US$300.000 de um ponto da Máfia no Harlem, por três homens negros vestidos de policiais, desencadeia uma busca frenética em toda a cidade para encontrar os autores. Quinn e Kotto estão perfeitos como policiais, divididos em busca comum. Quinn, como um policial corrupto, em fim de carreira, que deve equilibrar sua ganância e a necessidade inerente de se fazer justiça.



7) Jones, O Faixa Preta (Black Belt Jones, 1974) - Jones é faixa preta no karatê e nunca imaginou que Sydney pudesse matar com algo mais que sua beleza. Mas, apesar dos talentos da moça, ela vai precisar da ajuda de Jones quando a máfia ameaça sua vida e a de seu pai.



8) Dia e Noite (Trouble Man, 1972) - "Mr. ' s serviços de " T ", quando solicitados por Chalky e Pete, dono de uma loja no bairro que, além de ser agredido novamente por mascarado, decidir usar, que se torna sua única esperança. T " é um detetive particular durão que tende a fazer justiça com as próprias mãos, mantendo um elegante, vestindo ternos de grife, dirigindo carros caros e vivendo em um apartamento de luxo. "T" é a certeza de fazer o trabalho corretamente, no entanto tudo isso as verdadeiras intenções daqueles que são contratados outros.



9) Dolemite (1973) - Dolemite é um cafetão que foi preso por Willie Greene e seus policiais, através de uma cilada armada para incriminá-lo. Vinte anos depois, um carcerário e uma mulher misteriosa, planejam a fuga e a vingança do ex-presidiário, por tudo que lhe foi feito.



10) Rififi no Harlem (Cottom Comes to Harlem, 1970) -  Dois detetives investigam um reverendo envolvido em lavagem de dinheiro e outros crimes. Nesta investigação eles são perseguidos pela máfia local, policiais corruptos e militantes dos Panteras Negras.



11) Aconteceu no Sábado (Uptown Saturday Night , 1974) - Dois desavisados decidem agitar a vidinha comum de pacatos pais de família. Indo a um clube de má reputação, às escondidas. Lá dentro são assaltados e, dias depois, Steve descobre que em sua carteira estava o bilhete da loteria que acaba de se sorteado. Os dois armam a maior confusão entre duas gangues rivais da cidade, tentando descobrir o autor do roubo e o paradeiro da tal carteira.



12) Coffy - Em Busca de Vingança (1973) - Coffy é uma enfermeira que depois de presenciar a morte de sua irmã mais nova por causa das drogas, sai pela rua em busca de vingança, caçando traficantes, policiais corruptos e cafetões que ela encontrar pela frente.



13) Truck Turner (1974) - Truck Turner é um antigo jogador profissional de futebol que, ao lado do companheiro Jerry, ganha a vida como caçador de recompensas em Los Angeles.



14) O Chefão de Nova York (Black Caesar, 1973) - Fred “The Hammer” Williamson é Tommy Gibbs, um jovem revoltado criado no gueto, que pouco a pouco vai tomando conta dos negócios do submundo do Harlem. Cada dia mais ambicioso e agressivo, ele inevitavelmente se envolve com a Máfia e o resultado é uma sangrenta guerra de gangues.



15) A Lenda do Negro Charley (The Legend of Nigger Charley, 1972) - No sul dos Estados Unidos, três escravos de Virginia fogem rumo ao oeste. A jornada se torna ainda mais difícil com um caçador de recompensas atrás deles.



16) Friday Foster (1975) -Friday Foster, uma fotógrafa de revista e ex-modelo, vai para Los Angeles - Aeroporto Internacional - para fotografar a chegada de Blake Tarr, o homem negro mais rico da América. Três homens tentam assassinar Tarr. Foster tira fotos do tumulto e é mergulhada em uma teia de conspiração envolvendo o assassinato de seu amigo de infância, um senador americano, e um plano obscuro chamado "Black Widow".



17) Cleopatra Jones (1973) - Uma sensual agente dos Estados Unidos, Cleópatra Jones (Tamara Dobson), opera no serviço de combate as drogas. Após supervisionar, na Turquia, a destruição de uma enorme plantação de papoulas, que seriam usadas para a fabricação de drogas que nas ruas valeriam US$ 30 milhões, Cleópatra enraivece "Mamãe" (Shelley Winters), uma conhecida traficante de drogas lésbica. Para se vingar de Cleópatra, Mamãe precisa que ela deixe a Turquia e volte para os Estados Unidos. Assim ela faz com que a polícia invada um centro de recuperação para viciados, administrado por Reuben Masters (Bernie Casey), que está envolvido com Cleópatra. Durante a batida a polícia acha droga com Jimmy Beekers (Jay Montgomery), um ex-viciado que afirma que a droga foi "plantada", mas é preso. Este fato provoca o retorno de Cleópatra, como Mamãe já havia previsto, mas uma coisa é ela voltar aos Estados Unidos e outra bem diferente é Cleópatra ser morta pelos capangas de Mamãe.



18) 007 - Viva e Deixe Morrer (Live and Let Die, 1973) - Três agentes britânicos são mortos no mesmo dia, ao investigarem o contrabando de drogas, com os assassinatos estando ligados a um chefão do crime do Harlem e a um diplomata internacional. 007 (Roger Moore) vai investigar o caso e, ao chegar em Nova York, quase morto por um capanga que trabalha para o chefão do Harlem. Mas, ao iniciar suas investigações, logo o agente inglês descobre uma trama para colocar dois bilhões de dólares em heroína no mercado americano.


19) Blácula, O Vampiro Negro (1972) - Um decorador de interiores compra um caixão do príncipe africano Manuwalde mordido pelo Conde Drácula séculos atrás e o traz para Los Angeles, em 1972. Dois colecionadores de antiguidades abrem o caixão e libertam Blácula na cidade. O vampiro encontra Tina, que é a reencarnação de sua esposa Luva, e passa a fazer de tudo para conquistá-la. Um amigo de Tina, Dr.Gordon, descobre que Blacula é um vampiro e resolve caçá-lo.


20) O Mágico Inesquecível (The Wiz, 1978) - Harlem, Nova York. Dorothy (Diana Ross) é uma professora de 24 anos, que nunca saiu do bairro. Após um jantar em família ela sai de casa para pegar Totó, seu cão, numa nevasca, mas é pega por um ciclone, que a leva para a Terra de Oz, que parece a Manhattan do final dos anos 70 em estado precário. Aterrissando sobre a Bruxa Má do Leste, a confusa Dorothy é saudada pelos munchkins, os "moradores' do lugar, que saíram de dentro de um muro pixado. Quando Dorothy matou a bruxa acabou com o feitiço e "herdou" os sapatos mágicos da bruxa, os quais Dorothy não deve tirar de maneira alguma. Os munchkins também falam para Dorothy sobre um mago poderoso, que mora na Cidade Esmeralda e que pode ajudá-la a voltar para casa. Porém Dorothy precisa tomar cuidado com a Bruxa Má do Oeste, que era irmã da Bruxa Má do Leste e é ainda mais malvada. Para compensar há Glinda (Lena Horne), a Fada Boa do Sul, que irá protegê-la. No início, antes de achar a estrada de tijolos amarelos, encontra um espantalho (Michael Jackson) feito de lixo que sonha ter um cérebro, um homem de lata quebrado que deseja um coração, e um leão covarde, que anseia para se tornar valente. O quarteto marcha para a Cidade Esmeralda, esperando que o mago resolva seus problemas. Mas esta viagem pode ser curta, pois numa estação do metrô objetos ganham vida e os atacam.

Sinopses: Cinedica, Interfilmes, Adoro Cinema, Cineclick

You Might Also Like

0 Comments

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista