O Design Televisivo de Sylvia Trenker
abril 16, 2011
O trabalho da designer Sylvia Trenker para quem tem mais de 30 anos, com certeza é antológico. Ela foi casada com o designer gráfico Hans Donner, responsável pela identidade visual da Rede Globo. Atualmente ela trabalha com ele, desenvolvendo os adereços da Globeleza.
Vamos conhecer algumas de criações inesquecíveis para a televisão:
O logotipo da novela Locomotivas de 1977 - foi o seu primeiro trabalho na Rede Globo.
Impossível esquecer o ousado e sensual quadril com biquini vermelho listrado.
Entre 1979 e 1982, ela criou ilustrações para as vinhetas de abertura do programa infantil Globinho, com traços fortes, muitas cores de degradês, características sempre presentes em seu trabalho
Sylvia juntamente com Hans Donner criaram várias tipografias que foram patenteados pela Mecanorma, dentre elas, destaca-se a Viaface Don que foi utilizada em 1977 no logo da novela Nina, posteriormente em 1991, a fonte foi utilizada novamente no logo da novela Salomé. Agora essa tipografia pode ser vista na marca francesa Fail-ure que usou em seu site e em uma das camisetas.
Carnaval 78
Carnaval 79
Carnaval 80
Carnaval 81
À partir dos anos 90, ela continou o seu trabalho criando o visual da Globeleza até os dias atuais.
Em 1980, Sylvia ilustrou a capa da trilha sonora internacional da novela Plumas & Paetês, criando uma modelo sofisticada como as mostradas na abertura.
Ainda em 80, ela criou vinhetas com desenhos de mulheres bem estilizadas com características bem marcantes de seu traço, para os quadros do programa TV Mulher.
Ainda em 80, ela criou vinhetas com desenhos de mulheres bem estilizadas com características bem marcantes de seu traço, para os quadros do programa TV Mulher.
Em 1984, a abertura de Vereda Tropical mostra novamente o estilo inconfundível de Sylvia com contornos fortes, curvas suaves e degradês totalmente como o New Wave da década de 80.
Em 2003, Sylvia Trenker volta à criar suas mulheres sensuais e elegantes com estilo para a abertura da novela Chocolate com Pimenta.
Em 1984, a abertura do Fantástico, deixam todos boquiabertos com as pirâmides e formas geométricas nos primórdios da computação gráfica. Os figurinos dos bailarinos foram todos criados por Sylvia.
Imagem gentilmente cedida pela leitora Rosani Alcântara |
Em 1987, a abertura do Fantástico muda novamente e também Sylvia cria os figurinos dos bailarinos. Em 1988, a Mimo cria as bonecas Garotas do Fantástico, eram bonecas tipo Barbie com as roupas futuristas As ilustrações dos trajes criados por ela foram utilizados no cenário do Fantástico nos anos 90.
Novamente ela criou o figurino futurista para bailarinos, em 1994 a abertura do Fantástico inova colocando bailarinos digitais, causando frisson quanto a abertura de 84, na época era realmente algo revolucionário em computação gráfica, também foi a abertura que durou menos tempo, foram apenas 2 anos de exibição.
3 Comments
poxa que lembrança gostosa essa das bonecas do fantastico, eu tive uma mas se perdeu no tempo, nas idas e vindas e mudanças da vida. Era uma boneca cheia de arte, a minha era linda, a que ilustra uma espécie de india futurista, com o cocar colorido! ai que saudade! eu tinha só 8 aninhos hj tenho 34, me emocionou essa lembrança! Obrigada por ter me causado esse sentimento tão gostoso!
ResponderExcluirtenho uma curiosidade, o desenho da capa da trilha internacional de plumas e paetês é negra ?
ResponderExcluirMuito do trabalho da designer Sylvia Trenker pode ser visto no livro ``O UNIVERSO DE HANS DONNER``! ah, tmb fotos da Sylvia.
ResponderExcluir