Kraft Foods Brasil cria nova embalagem com conceito inédito para Sonho de Valsa

abril 27, 2011

Fabricante lança a embalagem selada para conservar a "crocância" do tradicional bombom por ainda mais tempo

Aos 73 anos, o bombom mais consumido do Brasil ganha roupa nova! A novidade é que agora, graças a um sistema inovador e exclusivo de fechamento selado, o bombom conserva sua “crocância” por mais tempo. Mais moderna e funcional, a embalagem mantém a cor rosa, o conceito romântico e o giro das extremidades do papel para abrir, fazendo aquele barulhinho, que por si só dá água na boca, sem perder as características tradicionais da marca.
Foi assim, buscando conciliar inovação com tradição, que a Kraft Foods Brasil desenvolveu essa nova tecnologia em embalagem “selada”. O projeto foi realizado com base em pesquisas de satisfação feitas com consumidores, clientes e em informações obtidas por meio do SAK e dos demais canais de comunicação. “Realizamos pesquisas constantes com nossos consumidores e temos sempre um índice muito alto de aprovação e satisfação. No entanto, para mantermos nossa posição de liderança, não podemos nos acomodar. Precisamos ir mais longe, pois sempre é possível fazer melhor”, comenta Carlos Cortez, gerente de grupo para marketing bombons e snacks chocolates da Kraft Foods Brasil.
Para a criação da embalagem selada, a marca realizou diversas pesquisas e contatos com fornecedores nacionais e internacionais até a concepção desse modelo, que, no Brasil, teve a patente depositada pela Kraft Foods no início de 2010. O fechamento selado será não só no tradicional Sonho de Valsa como também nas versões Sonho de Valsa Branco, Sonho de Valsa Trufa e Sonho de Valsa Trufa Preta e Branca. “Nosso objetivo, com o lançamento da embalagem selada, é realmente superar as expectativas e satisfazer nossos consumidores proporcionando a eles o prazer de um bombom ainda mais saboroso e, consequentemente, garantindo um aumento das nas vendas, ampliando a liderança de Sonho de Valsa”, completa Cortez.

PESQUISAS: INVESTIMENTO FUNDAMENTAL
Nos últimos três anos, a marca Sonho de Valsa, que vende em média 600 milhões de unidades por ano, segundo dados Nielsen, investiu pesadamente em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e tecnologias para garantir mais qualidade, sabor e facilidades ao consumidor, proporcionando, dessa forma, uma experiência mais prazerosa e satisfatória.
Presente em 200 mil pontos de venda, Sonho de Valsa é líder e referência na categoria de bombons, representando quatro, de cada dez unidades de bombom vendidos no Brasil. Segundo pesquisas da Nielsen, realizadas em 2010, Sonho de Valsa detém 42,9% do mercado nacional de bombons em volume. A Kraft Foods Brasil detém 57,8% quando somada a marca Ouro Branco. Além disso, os números de vendas da marca se superam a cada ano, tendo sido registrado, em 2010, um aumento de 1.3pp em participação de mercado.
Apesar de ser uma marca local, Sonho de Valsa é exportado para países como Estados Unidos, Uruguai, Paraguai e Venezuela e estima-se que, até hoje, tenham sido vendidos mais de 21 bilhões de unidades do bombom nas Américas.

DIÁLOGO COM OS CONSUMIDORES
Para comunicar aos consumidores essa mudança na embalagem e o benefício que o novo modelo oferece, a marca contará com o maior investimento de marketing já realizado na sua história, com destaque para o trabalho com merchandising, que prevê três inserções na novela Insensato Coração, da emissora Globo. “O público que consome o Sonho de Valsa é muito abrangente e está presente nas mais variadas classes sociais e idades. Tendo esse cenário como pano de fundo, a televisão é um canal importantíssimo para a ação, pois poderemos atingir esses diferentes perfis de forma dinâmica, lúdica e didática”, ressalta o executivo.
A campanha inclui ainda comerciais em canais abertos e fechados de televisão, sampling – com distribuição de mais de dois milhões de bombons, durante os meses de maio e junho, nas cidades de São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte e Florianópolis –, mídia externa e ações especiais e interativas no ambiente on-line, incluindo as redes sociais.

TRADICIONAL E CHEIA DE NOVIDADES DIVERTIDAS
Apesar da tradição, a marca Sonho de Valsa inova constantemente, lançando edições limitadas de sabores especiais, embalagens sazonais e promoções. Entre essas novidades, a marca apresentou há 11 anos o ovo de Páscoa Sonho de Valsa, que hoje é a opção mais vendida da categoria. Outro exemplo foi o lançamento do Sonho de Valsa Trufa, que em quatro meses após o lançamento obteve 89% de conhecimento entre os consumidores, segundo dados da IPSOS, trazendo volume incremental para o mercado de 10% e para a marca, segundo dados Nielsen, e o patrocínio de programas de grande audiência na televisão aberta.
No meio digital a marca também inovou ao lançar várias ações interativas com os consumidores, entre as quais uma promoção no Twitter (“twitstórias de amor”), na qual o vencedor ganhava uma viagem a Buenos Aires com direito a acompanhante e outra promoção vinculada ao site institucional, na qual o prêmio era uma viagem a Paris.

TODO SONHO TEM UMA HISTÓRIA
Sonho de Valsa foi criado em 1938, pela fabricante brasileira Lacta. Sua receita inclui um waffer recheado com massa e pedacinhos de castanha de caju, coberto com duas camadas de chocolate. Inicialmente, era vendido somente por quilo em finas bonbonièeres e consumido apenas por mulheres. Em 1942, buscando atrair o público masculino, a empresa fez um ajuste no produto, aumentando o tamanho do chocolate e alterou sua estratégia de distribuição ao
vendê-lo por unidade em bares, armazéns e outros estabelecimentos mais populares.
A marca Sonho de Valsa, por vários anos, foi representada apenas pelo bombom tradicional. Em 1996 a Lacta foi comprada pela gigante americana Kraft Foods, que sabendo da incrível aceitação da marca no País, iniciou em 2001 a diversificação de sua linha de produtos e introduziu também novas maneiras de presentear a pessoa amada com embalagens inovadoras como lata (inclusive em formato de coração) e caixa para presente, além de novas versões do famoso bombom, como o Sonho de Valsa Mini.
De 1942 para cá, a embalagem do Sonho de Valsa permaneceu praticamente inalterada, apenas com sutis mudanças no formato das letras e no logotipo. Sempre focada na qualidade, a Kraft Foods Brasil aprimorou ao longo dos anos a embalagem, tornando-a mais resistente e mais atraente.
Atualmente, a marca mantém um alto volume de vendas durante todos os meses do ano, mas, naturalmente, atinge picos nas épocas de Páscoa, Natal e durante toda a estação do inverno.

SONHO DE VALSA NAS MÍDIAS SOCIAIS
Para saber mais novidades sobre Sonho de Valsa, acompanhe as ações da marca pelo site www.sonhodevalsa.com.br, pelo perfil no Twitter @sonhodevalsa ou pela página da marca no Facebook http://www.facebook.com/sonhodevalsa.

MAIS SOBRE A KRAFT FOODS BRASIL
A Kraft Foods Brasil, subsidiária da Kraft Foods Global Brands, LLC. é a primeira indústria de alimentos dos Estados Unidos e a segunda maior do mundo. Possui quatro fábricas espalhadas pelo território nacional e está construindo mais uma unidade em Pernambuco. Emprega cerca de 7.000 funcionários e registrou, em 2009, faturamento bruto de R$ 4,6 bilhões. O portfólio da empresa inclui marcas consagradas, como os chocolates Lacta, os biscoitos Club Social e Trakinas, os refrescos em pó Tang, Clight e Fresh, as sobremesas e o fermento em pó Royal, a linha de chás Royal Blend e o cream cheese Philadelphia. Em fevereiro de 2010, a Kraft Foods Global, LLC. adquiriu o controle acionário da Cadbury PLC, empresa líder dos mercados de gomas e balas. No Brasil, a empresa é detentora de marcas tradicionais, como Trident, Chiclets, Bubbaloo e Halls, e emprega cerca de 2.500 funcionários em sua fábrica no interior do Estado de São Paulo.

Via: Noticeria

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