Indústria investe em alternativas saudáveis para a Páscoa
abril 04, 2012
Segundo as empresas, procura por opções diet, light e com formulações especiais aumenta a cada ano.
São Paulo – Durante a Páscoa, é praticamente impossível resistir ao chocolate. Ele está em todo lugar: nas gôndolas, pendurados nas parreiras, na TV, em outdoors, na internet. Mas, e as pessoas que têm restrições alimentares, intolerância à lactose ou simplesmente procuram novas opções? Atenta a este segmento, a indústria de chocolate investe em produtos diferenciados para as linhas diet, light e com formulações especiais, que hoje já respondem por 2% da produção nacional, segundo dados da ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados.
“É essencial que a nossa indústria acompanhe as atuais tendências da sociedade, como a preocupação com a saúde. Além de gostoso, o chocolate é um alimento muito rico e é importante que o consumidor saiba disso e tenha cada vez mais opções”, afirma o vice-presidente de Chocolates da Associação, Ubiracy Fonseca.
Entre as empresas que apresentam lançamentos nesta linha para a Páscoa 2012 está a Kopenhagen. Além do ovo de Páscoa diet que já era parte de seu mix de produtos, a rede de lojas lançou uma cestinha aramada com ovinhos e uma caixa de bombons, ambos de chocolate ao leite diet. Outra que aposta no segmento diet é a Chocolates Brasil Cacau, com seu ovo de 150g.
Já a Cacau Show, além do ovo de Páscoa diet, lançou este ano o Ovo Zero Açúcar, da linha Dreams, com casca recheada de trufa. Segundo a empresa, o produto contém a maltitose em sua composição que evita o sabor de adoçante e o assemelha ao dos itens fabricados com açúcar convencional. “O aumento da preocupação dos consumidores em adquirir produtos mais saudáveis, ou que tenham fórmulas especiais para alguns tipos de restrições, levaram a Cacau Show a pensar em uma linha mais voltada às necessidades específicas deste nicho. Além da linha diet, temos o chocolate zero lactose e o zero glúten, indicado para pessoas com restrições alimentares a estes tipos de substâncias”, explica Alexandre Costa, presidente da rede.
Aposta semelhante faz a Nestlé, que investiu em três produtos para a Páscoa: o Ovo Classic Zero, com 50% de cacau, 0% de lactose e 0% de açúcar; o Ovo Classic Diet, sem adição de açúcares; e o Ovo Sollys, feito de chocolate de soja, naturalmente sem lactose e sem colesterol.
A Village, apesar de não ter nenhum lançamento nesta linha para 2012, aumentou a produção do Bella Páscoa Frutas Light, produto que cada vez mais solicitado pelos consumidores, segundo a empresa. “Identificamos que a procura pelo Bella Páscoa Frutas Light aumenta ano a ano. Em 2011, por exemplo, a produção deste produto foi 8% maior comparada ao mesmo período de 2010. Para este ano, prevemos um aumento de 18% em comparação a 2011”, estima Reinaldo Bertagnon, diretor de vendas da Village.
Perfil: a ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados foi fundada em 1957 com o objetivo de responder pela política do setor junto às esferas públicas e privada, tanto no Brasil quanto no exterior. Suas diretrizes são voltadas para a valorização destas indústrias, que são responsáveis pela geração de 31 mil empregos diretos e 62 mil indiretos. Atualmente, a ABICAB engloba a cadeia produtiva nacional, representando 92% do mercado de chocolates, 70% do mercado de balas e confeitos, 80% do mercado de amendoim e 100% do mercado de cacau.
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