Computação Gráfica no Cinema
abril 30, 2012
O cinema nasceu com a missão de nos iludir e desde os primórdios isso era feito manualmente com recursos artesanais, até que surgiu o computador e deu uma mãozinha para que a magia da sétima arte continuasse a mexer com nossas emoções, veja um pouco da história da computação gráfica no cinema.
Em 1973, o filme Westworld - Onde ninguém tem alma, a computação gráfica surge em 2D, simulando a visão de um robô cowboy de um parque temático, que vê tudo em forma de pixels.
Em 1976, o filme Ano 2003 - Operação Terra, é uma sequência do filme Westworld e pela primeira vez, aparece a cabeça do ator Peter Fonda e uma mão animados por computador em 3D.
Em Star Wars de 1977, a simulação das partes da Estrela da Morte foi feita a primeira animação em 3D Wireframe.
A abertura do filme Superman de 1978, foi o primeiro a utilizar recursos da computação gráfica para mostrar os créditos.
No filme Alien, o Oitavo Passageiro de 1979, foi usada a animação 3D Wireframe para simular o sistema de navegação da nave na sua aterrissagem.
Em 1981, no filme Looker, foi concebido a primeira figura humana em 3D sombreado e textura da pele mais lisa.
Em 1982, a ILM cria o "Efeito Genesis" para o filme Jornada nas Estrelas II - A Ira de Khan.
Ainda no mesmo ano, o filme que realmente surpreendeu foi Tron - Uma Odisseia Eletrônica, o primeiro filme do cinema a usar extensamente os recursos da computação gráfica. O curioso é que foi realizado em computadores que tinham apenas 2Mb de memória.
No filme O Último Guerreiro das Estrelas de 1984, surgem as primeiras naves espaciais geradas por computação gráfica integradas à cenários reais.
No mesmo ano, a Lucasfilm cria o primeiro curta metragem da animação The Adventures of Andre and Wally B.
Ainda em 1984, temos o anime japonês Lensman, o primeiro no cinema a utilizar os recursos da computação gráfica.
Em 1985, no filme O Enigma da Pirâmide, a Pixar cria o primeiro personagem digital da história do cinema, é o Cavaleiro de vitral que interage com um ator de verdade.
No filme As Aventuras do Ratinho Detetive de 1986, temos o primeiro grande uso da computação gráfica combinada com animação como no caso das engrenagens do Big Ben que foram geradas por computador.
No mesmo ano, a Pixar cria a primeira animação totalmente em 3D, Luxo Jr. foi também o primeiro curta metragem à ser nomeado ao Oscar.
Ainda em 86, a corujinha que aparece na abertura do filme Labirinto, é o primeiro animal a ser criado no computador em um filme.
No filme As Aventuras do Ratinho Detetive de 1986, temos o primeiro grande uso da computação gráfica combinada com animação como no caso das engrenagens do Big Ben que foram geradas por computador.
No mesmo ano, a Pixar cria a primeira animação totalmente em 3D, Luxo Jr. foi também o primeiro curta metragem à ser nomeado ao Oscar.
Ainda em 86, a corujinha que aparece na abertura do filme Labirinto, é o primeiro animal a ser criado no computador em um filme.
Em 1988, no filme Willow na Terra da Magia, temos o efeito morph utilizado pela primeira vez.
No mesmo ano, a animação Tin Toy é a primeira a ganhar um Oscar de curta metragem.
No mesmo ano, a animação Tin Toy é a primeira a ganhar um Oscar de curta metragem.
Em 1989, o efeito de água em 3D pode ser visto no filme O Segredo do Abismo.
Em 1990, o filme Duro de Matar 2 foi o primeiro a ser retocado com pintura digital.
Em 1991, o filme A Bela e a Fera foi o primeiro a usar personagens desenhados à mão em um cenário 3D.
Em 1992, o filme O Exterminador do Futuro 2 traz os primeiros movimentos realistas sobre um personagem digital.
Em 1992, o filme A Morte Lhe Cai Bem, é utilizado pela primeira vez , um software que imita a textura da pele humana.
Em 1993, o filme Jurassic Park é o primeiro a ter criaturas digitais fotorrealistas com movimentos iguais ao da realidade.
Em 1994, o filme O Rei Leão apresenta uma manada de gnus em 3D que correm sobre um cenário criado manualmente.
Em 1995, no filme Gasparzinho, temos o primeiro protagonista de filme criado digitalmente.
No mesmo ano, a Pixar lança Toy Story, segundo os americanos, seria o primeiro longe metragem de computação gráfica da história do cinema.
Em 1996, é lançado a animação brasileira Cassiopéia. Existe uma controvérsia entre os americanos e o brasileiros, a respeito da primazia do longa metragem feito em CG, Toy Story foi feito com a técnica de bonecos de argila que foram renderizados por um software, enquanto que Cassiopéia, foi feito inteiramente no meio digital, sem moldes, em computadores 486 DX.
Em Titanic de 1997, o filme inova ao colocar pessoas digitais no navio, substituindo atores reais.
Em 1997, o filme Tropas Estelares, mostra a primeira batalha gerada pelos recursos da computação gráfica.
Em 1999, Matrix inova com o efeito de congelamento do tempo.
Em 2000, no filme 102 Dálmatas, temos a cachorrinha que teve suas pintas apagadas digitalmente, fazendo com que pareça branca.
O filme Final Fantasy de 2001, é o primeiro longa metragem com atores digitais fotorrealistas.
No mesmo ano, a animação Monstros S.A. da Pixar inova apresentando a primeira animação da textura de pêlo.
No mesmo ano, a animação Monstros S.A. da Pixar inova apresentando a primeira animação da textura de pêlo.
No filme O Senhor dos Anéis - As Duas Torres de 2002, pela primeira vez foi utilizado inteligência artificial para os atores digitais.
Em 2004, o filme Capitão Sky e o Mundo de Amanhã é o primeiro a ter cenários digitais com atores reais.
No mesmo ano, temos o filme Expresso Polar, o primeiro longa metragem de computação gráfica com captura de movimentos com atores reais.
Em 2006, a computação gráfica pela primeira vez ressuscita um ator morto como foi no caso de Marlon Brando que apareceu no filme Superman Returns, a cabeça e a fala do ator que contracenava no filme, foi totalmente gerado por computador.
Em 2006, a computação gráfica pela primeira vez ressuscita um ator morto como foi no caso de Marlon Brando que apareceu no filme Superman Returns, a cabeça e a fala do ator que contracenava no filme, foi totalmente gerado por computador.
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