Os 45 Anos da Poltrona Blow
abril 13, 2012
1967, o mundo passava por uma revolução na história com a corrida espacial, hippies, Pop Art, Beatles, pilulas anticoncepcionais e etc. Nesse cenário, três amigos e designers italianos, Jonathan De Pas, Donato D´Urbino e Paolo Lomazzi criaram a primeira cadeira inflável do mundo, era a poltrona Blow, que viria a se tornar mais um ícone antológico do design mundial e lançou o conceito de "Pop Design".
Os designers queriam uma cadeira barata e que fosse fácil para transporte. A poltrona foi feita em PVC transparente, eles tiveram problemas no começo projeto e foi necessário recorrer à empresa Zanotta para que desenvolvesse uma tecnologia para fazer uma junção no PVC, já que não haviam meios de colar esse material com os recursos da época.
As poltronas Blow foram fabricadas e vendidas com um compressor de ar para encher a peça. Foi um verdadeiro sucesso pois era de plástico, um material que estava em alta nos anos 60 e também por ser sinônimo de juventude e do "desbunde" do final da década, quando os jovens começaram a sair da casa dos pais e vivendo sua vida e colocando móveis irreverentes como a poltrona Blow em suas casas.
A poltrona Blow gerou o pufe Blow, também inflável, era circular com um afundamento no meio. Houve também versões que tinha porta-copos e cinzeiro nos braços.
A peça está em exposição permanente no Museum of Modern Art de Nova York, provando que o bom design não morre jamais.
0 Comments